Quais as novidades do mundo Google do mês de Março? O GEG te conta!

Que o Google nunca para você já sabe, não é mesmo? Por isso agora decidimos trazer um compilado mensal de novidades do Google, principalmente voltadas para a educação e as ferramentas Google Workspace for Education.

Quer descobrir o que vem por aí? Então vem que o GEG te conta!

1º de março | Formulários, Documentos, Apresentações e Desenhos

Você já fez alguma pesquisa com os seus alunos, pais ou responsáveis pelo Formulários Google e depois precisou colocar o gráfico de respostas em um Documento ou Apresentação mas as pessoas ainda continuavam respondendo? E aí você ficava com receio de perder algum dado?

Pois é, logo no primeiro dia de Março o Google anunciou um novo recurso que irá facilitar a sua vida que é a atualização de gráficos de um Formulário, direto no seu Documento, Apresentação ou Desenho

Para copiar um gráfico das respostas do Formulário já havia ficado bem tranquilo, bastava clicar no canto superior direito dele na opção "Copiar" (ver imagem abaixo) e colar no Documentos ou Apresentações, por exemplo.


Com a nova atualização o Google facilita sua vida podendo atualizar o gráfico segundos antes da sua apresentação com um único clique. Veja o gif abaixo:
Fonte: Google

Lançamento: A partir de 1º de março, de forma gradual.

15 de março | Gmail e Documentos

Em 15 de março, o Google anunciou uma funcionalidade bem interessante que envolve tanto o Gmail quanto o Documentos Google. É o recurso de criação de e-mails de forma colaborativa

Meu Deus!? As pessoas vão ter acesso ao meu e-mail? Não! O rascunho será feito em um Documento que você compartilha com a pessoa que quer a colaboração. Depois basta usar o recurso "smart chips", que nada mais é do que inserir o @ para puxar funções pré-definidas, e escolher rascunho de e-mail (E-mail draft). 

Após a conclusão do rascunho, basta clicar no símbolo do Gmail para abrir a janela do e-mail e enviar. Um show, não é mesmo!? Veja o gif abaixo!

Fonte: Google

Lançamento: A partir de 15 de março, de forma gradual.

16 de março | Google Sala de Aula

Atenção: Essa novidade é apenas para contas com os planos Teaching and Learning Upgrade ou Google Workspace for Education Plus, pelo menos por enquanto!

Vem aí uma novidade para o Google Sala de Aula que irá te permitir trabalhar de uma forma mais prática e personalizada com os seus estudantes. Os Practice Sets (ainda sem tradução para o português) irão facilmente transformar seu próprio conteúdo em tarefas interativas e usar a ferramenta de avaliação automática para reduzir o tempo de avaliação manual. 

Os alunos irão receber um retorno em tempo real à medida que concluem atividade, para que saibam se estão no caminho certo. Quando eles estiverem com dificuldades para resolver um problema, eles podem obter dicas por meio de explicações visuais e vídeos. E quando eles acertarem a resposta, o Practice Sets celebrará seu sucesso com animações divertidas e confetes. Confira um pouco no vídeo abaixo:

Use o recurso de legendas caso necessite.

Para saber mais clique aqui!

Lançamento: A partir de 15 de março, de forma gradual.

17 de março | Google Sala de Aula

Um recurso tão pedido e aguardado pelos professores finalmente começou a ser disponibilizado. Acaba de chegar o recurso de programar para várias turmas. O recurso está disponível tanto para mensagens no Mural quanto para Atividades

Para utilizar o recurso, basta criar o seu post para o Mural ou Atividade, selecionar as turmas, e clicar na seta para acessar o menu "Programar". Para postagens no Mural, você pode escolher a data e o horário de cada postagem. Já no menu Atividades, além dessas opções você ainda pode escolher a data de entrega para cada turma e em que Tema (antigo Tópico) ela será inserida. Não é o máximo?! Veja abaixo um pouquinho do recurso funcionando.

Fonte: Google

Lançamento: A partir de 17 de março, de forma gradual.

29 de março | Documentos Google

No final deste mês o Google anunciou o recurso de escrita com Markdown no Documentos Google na web. Mas o que é esse tal de Markdown? Markdown é uma linguagem de marcação leve que você pode ser usada para adicionar elementos de formatação a documentos de texto simples. Ele facilita principalmente para aquelas pessoas que são feras na digitação e não querem perder tempo usando o mouse.

Esse recurso já permite hoje que você crie, no início dos parágrafos,

    - marcadores utilizando o * ou -  e espaço;

    - listas numeradas quando você digita o número 1 e em seguida o ponto final;

    - e a caixa de seleção quando você usa dois colchetes [] seguidos de espaço.

Agora essa opção irá permitir usar as funções de títulos, negrito, itálico, tachado e links de forma mais rápida. 

Para ativar o recurso, quando disponível, você deverá acessar o menu Ferramentas > Preferências e ativar a opção "Detectar automaticamente Markdown". Se você quer saber um pouco mais dessa atualização, clique aqui (em inglês).

Lançamento: A partir de 29 de março, de forma gradual.

Essas são as novidades anunciadas em Março que já podem estar disponíveis para você. Se ainda não estiver, não se preocupe! A implementação é gradual e logo logo você receberá, sem precisar fazer nada!


NO AR!

Personalização no Google Sala de Aula

Uma novidade que chegou sem muita propaganda mas que pode agradar muitos educadores é a possibilidade de personalizar a cor da sua turma no Google Sala de Aula. Para acessá-lo basta clicar em "Personalizar" na capa da turma. Ele está disponível mesmo se você utiliza uma das imagens padrão. Confira abaixo:


Novo visual no Gmail

Também sem muito aviso começou a ser disponibilizado um novo visual para o Gmail. Trazendo ainda mais integração com o Chat e Meet. 


Lembrando que a implantação é gradual, então se não apareceu na suas turmas ou no seu gmail, logo logo deve chegar essa atualização!


OLD BUT GOLD!

Como é o nosso primeiro mês trazendo novidades por aqui temos uma seção especial de novidades que não foram anunciadas em março. Elas já estão no ar para muitos usuários, mas talvez você ainda não tenha percebido. No mundo da internet já seriam consideradas notícias velhas (old), mas decidimos trazer pois elas ainda reluzem como ouro (gold)!

Resumo automático no Documentos Google

Para facilitar a sua organização e encontrar o seu documento mais rápido o Google irá aplicar a sua inteligência artificial para gerar resumos automáticos em seus Documentos, facilitando assim a sua busca. Dessa forma você pode ler um pequeno resumo e ver se é aquele documento mesmo que você precisa. O resumo manual já está disponível. Basta clicar no símbolo de + (mais) ao lado da palavra Resumo na lateral esquerda dos seus Documentos Google.


O recurso de resumo automático já foi anunciado e deve começar a ser liberado em breve. Veja como irá funcionar no gif abaixo.
Fonte: Google

Documentos sem formato de página

Ainda no Documentos Google foi liberado uma atualização que permite você trabalhar sem a estrutura padrão de uma página. Para acessar o recurso, basta ir em Arquivo > Configuração da página > Sem páginas. 


Dessa forma você ainda pode escolher uma cor para o plano de fundo e definir essa configuração como padrão para os próximos documentos. Ela facilita para quem irá trabalhar somente online e não pretende imprimir o arquivo. Veja o recurso funcionando e a responsividade do texto no gif abaixo:

Fonte: Google

Novos smart chips no Documentos Google

Vem aí duas novas funcionalidades inteligentes. A primeira delas é o modelo de notas de reunião (meeting notes). Usando o @ em um Documento, você poderá selecionar essa opção, escolher de qual reunião do Meet que se trata e ele já irá acrescentar várias informações para você como data, participantes, documentos anexados no convite e a possibilidade de já criar notas e próximas ações. Veja abaixo:

Fonte: Google

E um outro recurso disponível será a possibilidade de inserir um mapa diretamente no seu documento. Ao colar o link do mapa, ele irá sugerir que você troque pela etiqueta de mapa, e dessa forma além de ficar muito mais agradável visualmente, você ainda poderá abrir e navegar pelo mapa diretamente do documento. Veja o recurso funcionando no gif abaixo: 

Fonte: Google

Emojis nos marcadores

Se você educador ou educadora, quiser dar uma diferenciada em seus documentos para algum evento temático ou roteiro de viagem, o Documentos apresenta a possibilidade de você trocar os velhos marcadores redondos ou quadrados por emojis relacionados com o seu tema. Para isso, basta inserir os marcadores convencionais, clicar em cima de um deles com o botão direito do mouse e escolher a opção "Mais marcadores".


Na janela que se abrir, clique em "Símbolo" e troque por "Emojis". Pronto, é só escolher o seu e caprichar no documento personalizado. Assista ao vídeo abaixo para ver o recurso funcionando:

Quer saber mais novidades sobre o mundo Google? Então não perca o nosso próximo post! Comente abaixo quais recursos você mais gostou e quais já estão disponíveis para você. Abraços!

Comentários

  1. Março cheio de novidades! O que será que vem mais por aí? Fiquei curiosa 😉

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    1. Em Abril já tem mais coisa chegando! No fim do mês divulgamos o compilado!

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  2. Respostas
    1. Que bom Jonathan! Compartilha com os colegas pra ninguém ficar de fora!

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  3. Melhor funcionalidade não é Marcia? Também adorei!

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