14 ferramentas virtuais para fazer música AGORA!

Que tal usar música nas suas aulas? E não! Você não precisa ser formado na área para poder criar aulas incríveis com os recursos do Chrome Music Lab! 

Ele é um laboratório de música online totalmente intuitivo que permite explorar a música e suas conexões com demais conteúdos, como matemática, ciência, artes, etc. É gratuito e não requer login ou instalação! Basta usar um navegador conectado à internet para acessar! 

O Music Lab possui 14 ferramentas que permitem a criação de experiências musicais dos mais diversos tipos e hoje nesse post você vai conhecer um pouquinho sobre cada uma! Vamos lá? 

Shared Piano 

É um piano colaborativo que atende até 10 alunos por vez em cada link, permitindo que todos toquem ao mesmo tempo. Existe também a possibilidade de trocar o instrumento e salvar o que for tocado num link para poder compartilhar com colegas e professores. Nessa ferramenta, os alunos podem conhecer diversos sons e explorar a criatividade em conjunto. Acesse aqui.

Composição coletiva

Quais sons combinam? Quais notas ficam legais? Qual é a música? 

Colaboração

Grupos podem montar suas composições (ou de forma individual) e compartilhar por meio do link (fácil acesso). Que tal um concerto virtual feito pelos alunos? 



SongMaker

Literalmente um “fazedor de canções” (tradução livre, hehe)! É possível criar ritmos, melodias, alterar instrumentos, andamento, escala, compasso. Salva a composição num link, permite incorporar ou ainda fazer download do arquivo de som. Cada cor representa o som de uma das 7 notas musicais então é possível desenhar e apertar o PLAY do seu desenho! Isso mesmo! Inclusive fica aqui um vídeo explicando sobre outras configurações do SongMaker. Para acessar a ferramenta, clique aqui.



Rhythm(Ritmo)

O Rhythm (a pronúncia é 'rídãm), ou Ritmo, traz esquemas rítmicos que podem ser facilmente alterados. Existem 5 grupos rítmicos e cada um é representados por animais (macaquinhos, corujinhas, tudo muito fofo). Em cada esquema, você encontra 3 sons que podem ser inseridos ou não, de acordo com o desejo de quem estiver a frente da atividade! É possível explorar ritmos e o próprio corpo em movimento. Ou ainda, alunos criam os seus próprios ritmos, fazem alterações e buscam reproduzir a batida por meio de movimentos corporais! Clique aqui para experimentar!

 Espectrograma

Com o Espectrograma é possível visualizar o comportamento de onda de diversos sons, como: pássaros, taça de cristal, instrumentos musicais e até mesmo a sua própria voz! Que tal incentivar a curiosidade de pesquisa dos alunos? Pergunte: Como é o som da sua casa? Como é o som da sua rua? Como é o som da escola? Quais as diferenças entre dois sons que podemos visualizar no espectrograma e quais os motivos? Essa ferramenta pode se tornar uma experiência científica e você acessar clicando aqui!

Ondas Sonoras

O Ondas Sonoras permite dois tipos de visualização das ondas sonoras. Existe um piano na parte inferior e ao apertar e segurar uma nota, a tela mostra a ondulação e sua variação de acordo com a frequência emitida! Acesse aqui

 Arpejo

O Arpejo permite a visualização de 12 acordes maiores e de 12 acordes menores que estão presentes em praticamente todas as músicas do mundo! Com um pouco de experimentação da ferramenta, é possível criar acompanhamentos para uma boa parte das músicas que conhecemos, desde cantigas de roda até aquelas da nossa listinha do Spotify! Acesse aqui

Kandinsky

Essa ferramenta foi inspirada na história do pintor russo Wassily Kandinsky que tinha uma particularidade: ele podia ouvir cores! Considerado o pai da arte abstrata, Kandinsky trouxe para suas telas as cores, as formas geométricas, as linhas e os traços, tudo com uma forte conexão com a música!

Por meio dessa ferramenta podemos instigar nossos alunos a explorarem cores, formas geométricas, o conceito da arte abstrata, até mesmo o contexto atual da guerra da Rússia e Ucrânia e o movimento de cancelamento de artistas russos que anda acontecendo.

Ao abrir a ferramenta, você encontra uma tela em branco. Basta usar o mouse ou deslizar seu dedo indicador sobre a tela e o desenho começa a aparecer. Após finalizar, tudo o que você precisa fazer é apertar o play e poderá, assim como Kandinsky, ouvir seu desenho! E tem mais um detalhe: ao trocar as cores, os instrumentos também são modificados! Experimente aqui!

Voice Spinner

O Voice Spinner é muito divertido! Você grava um trechinho da sua voz falada ou cantada e utilizando os botões é possível inverter, tornar mais rápido ou lento, deixar mais agudo ou mais grave. Experimente com seus alunos lendo uma frase ou um texto e depois teste essas alterações vocais (ou outras que a sua criatividade permitir) sem utilizar a ferramenta! Acesse aqui.

Harmônicos

A série harmônica é um conjunto de frequências com uma relação simples: duas vezes mais rápido, três vezes mais rápido, quatro vezes, e assim por diante. Os intervalos musicais surgem a partir deste fenômeno natural. Será que é possível construir com sua turma algo parecido, utilizando cordas e outros materiais? Fica o nosso desafio! Acesse agora.

Piano roll (Pianola)

Uma pianola era um rolo de papel que você alimentava em um piano que tocava sozinho, como um piano mecânico mesmo, para que ele tocasse uma peça. Esta experiência é inspirada nas antigas pianolas. Você pode ver as notas fluindo, ir para frente e para trás, e também mudar os sons. Comece já e clique aqui.

Osciladores

Não tem como não se apaixonar pelos Osciladores! Um oscilador faz o som vibrar a uma taxa constante, conhecida como sua frequência, que é o que define a altura da nota. Para brincar com os Osciladores, basta arrastar seu dedo para cima e para baixo para mudar a frequência, ou deslizar para ouvir diferentes tipos de osciladores. Conheça os Oscillators aqui.

Cordas

Esta experiência permite explorar a relação matemática natural entre o comprimento de uma corda e seu tom. Por exemplo, a segunda corda tem metade do comprimento da primeira, e toca a mesma nota uma oitava mais alta: um dó mais grave e um dó mais agudo. Acesse já.

Melody Maker

Grades como esta são uma interface comum para a criação de melodias em muitos programas profissionais de edição de som. Aqui o ritmo se move da esquerda para a direita e as notas vão de cima para baixo. Basta tocar em um dos quadradinhos para adicionar notas, depois usar os botões na parte inferior para tocar sua melodia. Comece sua melodia clicando aqui.

Acordes

Na música, os acordes são estruturas elaboradas a partir da união de três notas. Aqui nessa ferramenta, é possível escolher uma nota ao piano para ser a base do acorde. Então, a ferramenta mostra a construção completa desse acorde e você ainda pode alterar para visualizar o acorde no modo maior ou menor. Monte seu acorde aqui.

Apaixonou?

Avisamos... É ou não é uma ferramenta maravilhosa para desenvolver nossa criatividade e curiosidade sobre diversos assuntos? A música faz parte do nosso dia-a-dia, dos momentos mais importantes das nossas vidas: casamento, festas, formaturas, etc. Trazê-la para a sala de aula pode auxiliar no desenvolvimento da memória, da percepção, da colaboração em pares, da aprendizagem na resolução de conflitos e em tantas outras habilidades que nos são necessárias.

Separamos também esta coleção de exemplos do uso do MusicLab por educadores de todo o mundo! Aqui você pode acessar o vídeo oficial do Chrome Music Lab (legendas podem ser ativadas por tradução automática do YoutTube)


Abuse e use o Chrome Music Lab e marque o @geg_brasil pra gente ficar sabendo o que você anda fazendo na sua sala de aula!



Comentários

  1. Maravilhosa essa ferramenta. Tive o primeiro contato em uma formação que fiz e me senti aquele patinho feio na aula de Beethoven, mas quando vc vai se familiarizando, acaba percebendo que não é tão complicado, se inspira e dá para inovar. Então... não perca tempo, já inventa aquele musical 😉😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, bem isso! A proposta é exatamente essa: mostrar que é possível fazer música!

      Excluir
  2. Simplesmente sensacional! Nossos estudantes tem utilizado muito!

    ResponderExcluir
  3. Adorei que você explicou cada uma da ferramentas de um jeito que deu vontade de ir agora mesmo experimentar.. aliás.. já estou lá fazendo meus sons. Vlw, Pri!!

    ResponderExcluir
  4. Estarei usando em uma Formação para professores de Artes, especificamente trabalhando a Música. Na expectativa de ser uma excelente ferramente para os professores!

    ResponderExcluir

Postar um comentário