5 atividades colaborativas com Apresentações Google

 


Cada vez mais a educação pede por atividades colaborativas. É uma habilidade importantíssima para a vida e para o mercado de trabalho. Mas muitas vezes ficamos sem ideias ou não sabemos exatamente como fazer. Hoje vamos trazer 5 ideias de atividades colaborativas usando o Apresentações Google.

Vamos às ideias?

1. Cápsula do tempo 

A ideia de cápsula do tempo é antiga e foi bastante utilizada na pandemia inclusive. Mas que tal uma versão digital? É uma boa atividade para o início do ano! E você pode decidir o que gostaria que seus alunos incluíssem na cápsula do tempo da turma ou deixá-los livres para incluir o que preferirem. A ideia é adicionar imagens e textos que representem o momento de agora e, depois de um tempo determinado, vocês voltarem a esse arquivo e revisitarem tudo que tem ali! Aqui tem um modelo de cápsula do tempo! Os alunos podem trabalhar juntos em um slide ou cada aluno pode trabalhar em um slide separado. 

2. Você em 1 slide 

Não só a colaboração é importante hoje dia nas nossas aulas, mas o relacionamento e conexão também são e muito! Para a sua turma se conectar e seus alunos se sentirem mais à vontade em sala, é imprescindível que vocês se conheçam. Compartilhar gostos, interesses, informações pessoais é o primeiro passo para essa conexão. A atividade você em 1 slide é exatamente isso! Cada aluno cria um slide onde vai se apresentar! Nesse modelo aqui já tem algumas informações pré definidas a serem compartilhadas, mas você pode deixar isso a cargo dos alunos também ;)

3. Revista da turma

Que tal ter uma revista colaborativa da turma? Você pode fazer uma edição especial sobre um tópico que estejam estudando ou pode até mesmo fazer um periódico! Cada aluno ou grupo de alunos pode contribuir com uma seção diferente da revista ou um artigo. Ah, claro que temos um modelo para você ;)

4. Galeria virtual

Uma outra ideia para conexão da turma e você e seus alunos se conhecerem melhor é criar uma galeria virtual. Cada aluno terá um slide que será um pedaço da galeria e neste slide irá adicionar um objeto, música, vídeo ou texto que o represente. Você também deve participar! Marque um dia especial para fazer a abertura da galeria! Cada aluno pode fazer uma breve apresentação ou os alunos podem fazer perguntas para entender o que significa o que cada um escolheu exibir. Aqui no Slides Mania tem um modelo incrível de galeria de arte!

5. História em quadrinhos

Escrever pode ser difícil para muitas pessoas, por muitas razões diferentes. Às vezes, as palavras não são suficientes para transmitir uma mensagem e, às vezes, as imagens também não. Você pode usar histórias em quadrinhos para trabalhar o gênero e escrita com os alunos, ou para que os alunos transfiram seu conhecimento para um outro formato. Esse modelo aqui pode ajudar, mas deixe seus alunos bem livres para criarem seus próprios modelos também! E que tal criar uma história da turma? Cada aluno pode inserir seu próprio Bitmoji e assim vocês terão todos da turma como personagens!

E você? Tem alguma outra ideia de atividade colaborativa com o Apresentações? Teve alguma ideia legal para usar ou adaptar alguma das sugestões desse post? Deixe suas ideias aqui nos comentários!

Comentários

  1. Super ideias para fazer com o apresentações. Um ideia também bacana é um cartão postal onde o aluno poderá enviar para um amigo falando de uma cidade ou local que ele tenha conhecido ou gosta

    ResponderExcluir
  2. A-d-o-r-e-i!!!! Valeu! As aulas de Arte nunca mais serão as mesmas... kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal! Bom que dá para adaptar para várias disciplinas, né? =)

      Excluir

Postar um comentário