Quais as novidades do mundo Google do mês de Abril? O GEG te conta!

O mês de abril está finalizando e o nosso compilado de novidades das ferramentas Google Workspace for Education chegou!

Quer descobrir o que vem por aí? Então vem que o GEG te conta!

5 de abril | Documentos

Continuando os lançamentos de março, o Documentos Google recebeu uma nova funcionalidade que permite você reagir com emojis. Para usar o recurso basta selecionar o texto que quer reagir e depois clicar no símbolo de emoji amarelo no lado direito do texto e escolher o seu emoji favorito para a ocasião! Veja no gif abaixo:

Fonte: Google

Lançamento: A partir de 5 de abril, de forma gradual. Como foi lançado no início do mês, já deve estar disponível para você. Se tiver, comenta aqui abaixo com um emoji!

7 de abril | Meet

O Google Meet também não ficou de fora e recebeu uma série de pequenas melhorias. A primeira delas é a "Deixar chamadas vazias". Esse recurso, se mantido ativado, irá te alertar que você é a única pessoa na chamada e te perguntará se você ainda está por ali. Caso você não responda, após 2 minutos ele irá automaticamente te remover da chamada. A ideia é evitar que você esqueça da chamada com o seu microfone ou câmera abertos e alguém acabe entrando depois e ouça e veja tudo o que acontece ao seu redor!

Caso queira desabilitar o recurso, basta ir em Configurações > Gerais e desmarcar a chave de seleção.

A segunda melhoria anunciada é a atualização nos controles do organizador. Agora, todos os controles de organizadores e coorganizadores foram reunidos em único local no menu "Controles do organizador". Aquele representado com um escudo e um cadeado que fica no canto inferior direito do Meet. Veja na imagem abaixo:

Fonte: Google

Lançamento: A partir de 11 de abril, de forma gradual.

12 de abril | Meet, Documentos, Planilhas e Apresentações

Um recurso muito aguardado por vários usuários, e que particularmente agradou muito a este autor, é a integração entre Meet e Documentos, Planilhas e Apresentações. Agora você pode começar uma reunião ou aula pelo Meet direto do Documentos, Planilhas ou Apresentações. E o mais legal do recurso é que você consegue ver e interagir com as pessoas na mesma janela em que está trabalhando, seja por voz, chat ou vídeo! E ele ainda te permite compartilhar a tela. Ou seja, você pode trabalhar de forma colaborativa com os seus colegas ou estudantes e não perder nada! Chega daquela história de estar criando um arquivo e não poder ver as pessoas! Problema resolvido! Confira um pouco do recurso funcionando no gif abaixo:

Fonte: Google

Lançamento: A partir de 12 de abril, de forma gradual.

20 de abril | Meet e Agenda

Em 20 de abril foi anunciada mais uma novidade que vai ajudar, e muito, os organizadores de reuniões, palestras ou aulas com mais de um professor! Chega ao Meet a possibilidade de configurar os controles do organizador e a possibilidade de colocar coorganizadores antes da reunião. Essas funcionalidades aparecerão na sua Agenda, no momento que você for criar o convite. Para acessar, basta clicar no símbolo de engrenagem ao lado do link do Meet para visualizar as "Opções da videochamada". Aí você define se os estudantes poderão compartilhar a tela, enviar mensagem no chat, acessar rapidamente e ainda definir coorganizadores.

Lançamento: A partir de 20 de abril, de forma gradual.

26 de abril | Documentos

Mais uma novidade que chegou aos Documentos Google em abril foi uma reorganização dos menus com a implementação de ícones em todas as funcionalidades para deixar tudo mais intuitivo e facilitar o reconhecimento da opção desejada. Veja na imagem abaixo como era e como ficou:

Lançamento: A partir de 26 de abril, de forma gradual.

26 de abril | Arts & Culture

Essa dica é para aqueles que adoram um conteúdo de qualidade pronto! O Google Arts & Culture acaba de lançar um um conteúdo chamado "Uma breve história da vacinação"! O material foi feito em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras instituições científicas do mundo e visa mostrar que vacina não é algo de hoje, que envolve muito estudo e principalmente que salva muitas vidas. Vale a pena conferir!


Acesse o conteúdo clicando aqui! E se você ainda não conhece o Google Arts & Culture, não deixe de conferir os diversos materiais, experiências e jogos que ele possui, totalmente gratuito. Clique aqui para acessar!

E aí? Gostou das novidades? Quer saber mais sobre o mundo Google? Então não perca o nosso próximo post! Comente abaixo quais recursos você mais gostou e quais já estão disponíveis para você. Abraços!

Comentários