Aulas Mágicas com Artes e Cultura

Vamos falar hoje sobre o Google Arts and Culture. Trata-se de uma plataforma/aplicativo que permite que o conteúdo de artistas e de instituições culturais do mundo inteiro estejam disponíveis gratuitamente e online para todas as pessoas! 

Mas por que inserir mais uma tecnologia em sala de aula? Quais seriam as vantagens do Google Arts and Culture?

Bem, vamos a alguns motivos:

1. Tópicos diversificados: desde história da arte até a ciência presente nas histórias em quadrinhos.

2. Interação e imersão: é possível explorar um vídeo em 360 graus ou analisar um objeto em 3D.

3. Não tem fake news: as informações são confiáveis, pois tudo o que é alimentado no site é fruto de parcerias diretas entre instituições culturais, museus e artistas. 

4. Praticidade: Todo o conteúdo disponível já passou pelo crivo de instituições culturais, que estão disponibilizando sua pesquisa e seu acervo. Ao invés de passarmos muito tempo na internet fazendo uma curadoria de conteúdo, no Arts and Culture basta o professor escolher o assunto e a curadoria já estará pronta, além de ser um ambiente totalmente seguro para os alunos! 

Será que foi o suficiente para te convencer? Esperamos que sim! Vamos aprender a acessar todo esse conteúdo incrível. Basta clicar aqui  de um computador ou também é possível instalar o aplicativo na Google Play ou App Store.

O conteúdo é divido em diversas categorias. Nas Coleções será possível acessar o acervo de dezenas de museus pelo mundo todo. 

Os Experimentos são incríveis também: Aqui é possível, por exemplo, explorar as pirâmides de Meroë, com realidade aumentada, e também com as animações produzidas por especialistas. 


E como podemos utilizar o Arts and Culture com os nossos alunos?
1. Enviar os links de acesso ao conteúdo diretamente para os estudantes
2. Pedir que os próprios alunos utilizem a plataforma para fazerem suas pesquisas em determinado assunto
3. Usar a integração com o Google Sala de Aula para enviar o conteúdo para os alunos ou então para que os alunos compartilhem suas pesquisas.

Ao escolher um conteúdo, basta clicar no botão de compartilhar e selecionar a melhor opção: redes sociais, email, Classroom ou o próprio link. 


Um recurso muito legal da plataforma é permitir favoritar os conteúdos e criar galerias para compartilhar com alunos e amigos. Vou deixar o link aqui da minha curadoria de 5 conteúdos IMPERDÍVEIS do Arts and Culture que você precisa conhecer! 

E precisamos te contar uma coisa: quando você instala o app do Arts and Culture descobre que existem funcionalidades que só podem ser usadas a partir do celular! Isso mesmo! Você pode, por exemplo, utlizar a câmera do celular para tirar uma selfie sua e o app irá procurar obras de arte que são parecidas com você ou incluir você em uma delas! 

Aproveite o que o Google Arts and Culture tem de melhor para você, sua família e sua comunidade escolar. Comece a usar e abusar dessa poderosa ferramenta! Lembrando que quando o conteúdo estiver em inglês, você pode utilizar o recurso de tradução que está disponível no Google Chrome! 

Vamos deixar aqui também alguns vídeos de apoio! Aproveite! 










Comentários

Postar um comentário