5 atividades para finalizar o semestre com chave de ouro!





Quem diria que já estamos em junho! Os anos passam cada vez mais rápido e cá estamos nós, quase finalizando mais um semestre.

Eu acredito na importância de ritos de passagem e um destes momentos é o fim do semestre. Aquele momento que chegamos à metade do ano, teremos um breve recesso para tomar um fôlego para continuar até o fim do ano. É hora de rever tudo o que foi feito até aqui e (re)planejar a rota para seguir com o resto do ano.

Então vamos de ideias para finalizar o semestre?

1. Estabelecer metas

Nesta atividade, os alunos listam suas expectativas para o próximo semestre e também o passo a passo que devem seguir para conseguir alcançar suas expectativas. As expectativas podem ser em relação aos estudos, mas também em relação a esporte, vida pessoal, etc.

2. Livro de memórias

Que tal começar um livro de memórias colaborativo? Os alunos podem relembrar momentos que aconteceram até agora e ao longo do segundo semestre ir completando com novos eventos. Assim, ao fim do ano, todos terão um livro de memórias completo para guardar para sempre! Esse modelo aqui pode ser um pontapé inicial!

3. Meme do semestre

E por que não usar a linguagem dos próprios alunos para fazer uma atividade? Peça que seus alunos criem um meme que represente o semestre para eles. Eles podem usar um site como o meme generator! E depois podem compartilhar seu meme em um Google Photos colaborativo da turma!

4. Brilhar e crescer (Glow & grow)

Peça para que seus aluno reflitam um pouco e anotem suas repostas:

Brilhar:
  • Qual foi sua aula preferida do semestre? Por quê?
  • Do que você vai se orgulhou neste semestre?
  • Em que área/ aspecto você percebeu que melhorou?
Crescer:
  • Em que área/ aspecto você ainda precisa trabalhar mais?
  • Qual sua meta para o próximo semestre?
  • Em que você quer melhorar?

Depois peça para eles compartilharem em duplas suas reflexões e quem desejar pode compartilhar com a turma também.

5. Memórias em 6 palavras

O título já diz tudo né? Memórias em 6 palavras é uma história contada em apenas seis palavras! Essa atividade exige que os alunos resumam uma história apenas em meia dúzia de palavras. A chave para o sucesso é ser criativo! Como resumir um semestre em apenas 6 palavras? Veja aqui um exemplo de inspiração.

E você? Tem alguma ideia incrível para finalizar o semestre? Compartilha aqui nos comentários!


Comentários

Postar um comentário