Como gamificar o Google Classroom


 

Já pensou em trazer as estratégias dos games para suas aulas no Classroom?

Um ponto de partida é conhecer um pouco sobre o conceito da Gamificação enquanto

metodologia. A metodologia denominada Gamificação consiste em adotar aspectos dos jogos em situações

de ensino e aprendizagem, não necessariamente utilizando o jogo em si. 

E quais seriam esses aspectos?

Pense, por exemplo, sobre as características que atraem os usuários: bônus, pontuação,

ranking, colaboração, fases e níveis etc.

Como benefícios dessa dinâmica nas ações de ensino podemos mencionar o engajamento

dos estudantes a sua proposta didática.

Agora vamos ao ponto chave de nossa dica: Como fazer isso no espaço virtual do Google Classroom?

É possível utilizar extensões com outros aplicativos. Quem nunca ouviu falar do Kahoot?

Uma Plataforma que oportuniza ações de jogos e quizzes. No entanto, o propósito da

dica de hoje é utilizar ferramentas simples e dentro do Classroom diretamente para criar um

espaço que usa algumas estratégias gamificadas.

Você já utilizou a rubrica? Sabe como funciona? Já pensou em utilizar dando um enfoque

diferente? Crie sua atividade e dê-lhe um nome. Pense nos objetivos que você pretende

alcançar.

Crie sua rubrica!

Procure inserir a pontuação adequando cada uma a uma frase motivacional ou inspiradora,

assim, por exemplo, o aluno que alcançou a pontuação de 25 pontos recebe uma frase de

orientação: Você está no início da compreensão do conceito de frações. Continue sua busca!”




Outro fator importante é formular uma questão problematizadora com um enunciado desafiador,

que os instigue a pensar e a formular uma solução.

A partir da pontuação definida em suas rubricas você pode criar uma meta a atingir:

O aluno, ou grupo de alunos, que alcançar a pontuação máxima terá como bonificação 30% da

nota da disciplina.


Outra forma de trazer engajamento no Google Classroom é utilizar a criação de perguntas,

explorando essa funcionalidade com o máximo de sua criatividade. É importante definir as

configurações de forma que você possa pontuar e também permitir que os estudantes tenham

interações respondendo uns aos outros.




Esse tipo de recurso traz maior envolvimento dos estudantes uns com os outros, explora
a oralidade,
contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e atribui ao Classroom características
que vão muito além da sala de aula virtual em aspectos tradicionais, mas alcançam a concepção
do aluno como protagonista de sua aprendizagem.


Agora é mão na massa! Crie sua estratégia gamificada e explore ao máximo as funcionalidades

das ferramentas Google! Boa aula!

Comentários

  1. FANTÁSTICA CRIATIVIDADE!!! MEUS PARABÉNS!!!!

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  2. Professora Luciana sempre nos apresentando novas possibilidades 🥰 Parabéns e obrigada por compartilhar tanto conhecimento!

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  3. Sensacional ❤️❤️❤️❤️

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