Reja uma orquestra do seu navegador!


Semi-Condutor é uma experiência que lhe permite conduzir sua própria orquestra através de seu navegador. Você pode mover seus braços para mudar o ritmo, o volume e a instrumentação de uma peça de música.

Ele usa o aprendizado de máquina que funciona no navegador, para mapear seus movimentos através de sua webcam. Um algoritmo toca junto com a partitura enquanto você conduz, usando centenas de pequenos arquivos de áudio de instrumentos gravados ao vivo.

Os instrumentos que você irá reger são: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Todos são pertentecentes à família das madeiras. Exatamente! Na orquestra, cada instrumento pertence à uma família. Por exemplo, o trombone faz parte da família dos metais e o oboé faz parte das madeiras. Cada família possui sua própria característica sonora e os compositores exploram isso em suas composições. 

A música que você vai reger no Semiconductor é do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e se chama Eine kleine Nachtmusik (Uma pequena noite musical) e na imagem abaixo você pode conferir como é a partitura do início da obra, que é super conhecida! 



Para acessar a atividade basta clicar aqui e então é só seguir as instruções presentes na tela principal. Mas vamos lá, agora vem a dica de atividade desplugada: e se seus alunos se transformassem em maestros por um dia? Junte a sala toda, peça que cada um pegue algo que possa fazer algum som (caderno, lápis, folha de papel amassada, etc) e um aluno escolhido fica em frente à turma e começa a dar comandos de quando o som deve iniciar ou parar, e também a dinâmica: forte ou fraco. 

Esse tipo de atividade desenvolve aspectos de liderança, tomada de decisão e atenção reforçada por parte do grupo que precisa responder aos comandos com rapidez. 

Experimente também acessar esse site para aprender mais sobre as orquestras e seus instrumentos!

Veja esse vídeo de um maestro alemão que reuniu músicos do mundo inteiro durante a pandemia e criou concertos online com músicas queridas do público, como Hallelujah:


E pra fechar, não poderíamos deixar de prestigiar o gingado brasileiro, com a orquestra do projeto Neojibá, executando Tico-Tico no fubá durante sua turnê na Europa:



 

Comentários