Computação na Educação Básica: complemento à BNCC detalha diretrizes

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As Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aprovadas por unanimidade no Conselho Nacional de Educação em 17 de fevereiro de 2022, sob o PARECER CNE/CEB Nº: 2/2022 e publicadas no Portal do MEC ainda aguardam por homologação. Mas a VERSÃO DIAGRAMADA das tabelas de competências e habilidades já se encontram disponíveis também no Portal do MEC, detalhando os objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil e as habilidades para o Ensino Fundamental e Médio, inclusive com exemplos de estratégias, o que facilita a compreensão por parte dos educadores sobre como poderá ser explorada e trabalhada em sala de aula.

Assim que homologadas por uma resolução, as escolas devem começar a adequar seus currículos e iniciar a implementação das diretrizes no ano seguinte, o que tem uma previsão já para 2023. 

Os autores do Parecer, muitos deles da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) orientam que a Computação deve ser trabalhada com base em fundamentos e não apenas em ferramentas específicas. O parecer aprovado no CNE divide as aprendizagens em três grandes categorias: Cultura Digital, relacionada aos impactos da área, Pensamento Computacional, ligada a processos e informações, e Mundo Digital, que trata do ambiente virtual e das máquinas.

A SBC, autora das Diretrizes de Ensino de Computação na Educação Básica sugere um conjunto de habilidades computacionais a serem desenvolvidas na Educação Básica, na qual a área está organizada em 3 (três) eixos, como consta no Parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação e aguardando por homologação do Executivo, sendo eles:

1. Pensamento Computacional: refere-se à habilidade de compreender, analisar definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções de forma metódica e sistemática, através do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos, aplicando fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico nas diversas áreas do conhecimento.

2. Mundo Digital: envolve aprendizagens sobre artefatos digitais, compreendendo tanto elementos físicos (computadores, celulares, tabletes) e virtuais (internet, redes sociais e nuvens de dados). Compreender o mundo contemporâneo requer conhecimento sobre o poder da informação e a importância de armazená-la e protegê-la, entendendo os códigos utilizados para a sua representação em diferentes tipologias informacionais, bem como as formas de processamento, transmissão e distribuição segura e confiável.

3. Cultura Digital: envolve aprendizagens voltadas à participação consciente e democrática por meio das tecnologias digitais, o que pressupõe compreensão dos impactos da revolução digital e seus avanços na sociedade contemporânea; bem como a construção de atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais, e os diferentes usos das tecnologias e dos conteúdos veiculados; assim como fluência no uso da tecnologia digital para proposição de soluções e manifestações culturais contextualizadas e críticas.


Figura 1 – Eixos da Computação



Assim como se apresenta, é possível perceber que as ferramentas digitais não possuem um fim em si mesmas, elas são de fato, ferramentas, ou seja, recursos que contribuirão para o trabalho pedagógico significativo visando a resolução de problemas, sendo que para isso, devemos utilizar as mais variadas estratégias didáticas para efetivar a computação na educação. Uma destas alternativas é entender que para se trabalhar os fundamentos da computação não é preciso, necessariamente, do uso de computador. A chamada computação desplugada pode ser desenvolvida através de jogos e muitas outras atividades que devem fazer parte do planejamento das aulas.

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REFERÊNCIAS
Figura 1: Eixos da Computação. PARECER CNE/CEB Nº: 2/2022. Disponível em:  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=235511-pceb002-22&category_slug=fevereiro-2022-pdf&Itemid=30192

Comentários

  1. Estou procurando um notebook para estudo, vi um em um site mas não sei se vale a pena.

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