Use Read Along para aperfeiçoar a fluência leitora das crianças



A fluência leitora é extremamente importante para as crianças, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento da compreensão da leitura e ao sucesso escolar em geral. Quando as crianças são fluentes na leitura, elas conseguem ler com facilidade, rapidez, precisão e entonação adequada, o que lhes permite se concentrar no significado do texto em vez de simplesmente decodificar palavras.

Além disso, a fluência leitora é um componente importante da alfabetização, que é uma habilidade fundamental para a vida e o aprendizado em geral. Ela também ajuda as crianças a desenvolver uma apreciação pela leitura e uma vontade de ler cada vez mais. Quando as crianças são capazes de ler com facilidade e compreender o que estão lendo, elas tendem a desfrutar mais da leitura e a ler mais frequentemente. Isso terá um impacto significativo em seu desenvolvimento acadêmico e pessoal ao longo da vida.

Os professores utilizam de muitas estratégias para desenvolver a fluência leitora das crianças, como atividades lúdicas, leitura individual, em duplas, em coral, em voz alta, dentre muitas outras.

E agora eles podem contar com a tecnologia para desenvolvê-la. Sabe como?

Usando o aplicativo Read Along, do Google.
Você já conhece?

Ele é uma ferramenta educacional projetada para ajudar as crianças, a partir de 5 anos, a melhorar suas habilidades de leitura. O aplicativo conta com uma amiga de leitura virtual chamada Diya que usa as tecnologias avançadas de reconhecimento de voz e conversão de texto em voz do Google para ouvir e responder às crianças com feedback e incentivos em tempo real à medida que leem e assim, ajudá-las a melhorar sua fluência e compreensão da leitura.



As histórias são projetadas para manter as crianças envolvidas e motivadas enquanto aprendem a ler. Elas são selecionadas com base no nível de leitura e o aplicativo se adapta ao progresso da criança, oferecendo mais desafios à medida que ela avança. E para facilitar ainda mais, agora essas ferramentas estão liberadas para o uso nos computadores, notebooks e chromebooks, na versão web.

Isso é maravilhoso, porque com a versão web do Read Along, professores e pais podem permitir que as crianças leiam em telas maiores com um visual mais apropriado do que o aplicativo teria em tablets ou celulares, o que contribui para que professores possam criar outras estratégias e atividades a partir das leituras propostas na ferramenta.

Por enquanto, o uso nos dispositivos Android oferecem mais benefícios além das histórias para serem lidas como: jogos interativos, recursos de aprendizado para professores, pais e responsáveis, como dicas para ajudar as crianças a ler melhor e relatórios de progresso que mostram como a criança está se saindo, como também a criação de grupos de leitura, para o professor criar atividades. O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play Store para dispositivos Android e no computador, basta acessar o seu site, na página da web.

Como é maravilhoso poder contar com a tecnologia do Read Along para ajudar as crianças na aprendizagem da leitura! Ainda mais sabendo que ele usa o reconhecimento de fala, no navegador e os dados de voz da criança permanecem privados, pois não são enviados para nenhum servidor do Google. 
No computador, os alunos podem usar o Read Along para:
  • Ler milhares de histórias bem ilustradas em 9 idiomas
  • Receber ajuda e feedback imediato durante a leitura
  • Ler para ganhar prêmios e emblemas
E de forma gamificada e lúdica, a fluência leitora será cada vez mais aperfeiçoada. 

Para iniciar o trabalho com o Read Along, sugerimos que você, professor(a), acesse o aplicativo pela web ou smartphone ou tablet, veja as possibilidades, leia as histórias, brinque e divirta-se. A partir daí, leve para sua sala e aproveite em suas aulas, para ajudar as crianças no desenvolvimento da leitura, tão importante na vida de todos nós.



Você pode saber mais no Suporte Google.






Vânia Flores
Google Trainer
Google Innovator







































Comentários