Você conhece o conceito "Lifelong Learning"? Uma reflexão acerca da formação contínua


Quem nunca ouviu alguém dizer que a aprendizagem nunca acaba, enquanto vivemos, aprendemos.

E, para quem ensina, essa premissa é o eixo norteador que impulsiona o educador a buscar mais e mais conhecimento.

O termo  "Lifelong Learning" nasceu exatamente do pressuposto de que o aprendizado é um processo contínuo e que não se finda, sustentando a ideia de que estudar e construir conhecimentos deve ser uma ação permanente.

Para quem quer se destacar no mercado de trabalho, vivenciar o conceito de  "Lifelong Learning" é essencial, mas para os profissionais da educação, incluindo docentes, coordenadores, gestores, a formação continuada é a base principal para o processo de ensino.

Um artigo da FIA Business School destaca 4 pilares para o conceito de  "Lifelong Learning":

- Aprender a conhecer;

- Aprender a fazer;

- Aprender a conviver;

- Aprender a ser.

Na realidade, destaco que os 4 pilares citados são de fato de extrema importância para toda e qualquer atividade humana, compreendendo o campo das habilidades profissionais para a contemporaneidade.

Nesse sentido, vamos pensar sobre qual a relevância das tecnologias no processo de conceitualização do  "Lifelong Learning"?

As tecnologias digitais potencializam e ampliam a comunicação e, assim, viabilizam, democratizam o acesso às informações e a novos conceitos, interliga pessoas com as mais diversas experiências. Essa dinâmica exige de nós uma outra competência que demanda a habilidade crítica, a  qual incide que sejamos capazes de trasnformar informação em conhecimento. Esse sim, é o nosso grande desafio nos tempos atuais.

Traduzindo, de forma bem direta, o termo nada mais é do que formação contínua", no entanto, em um aprofundamento do termo, a perspectiva do  "Lifelong Learning" é criar uma mentalidade que incorpore o aprendizado permanente, criando rítmo, explorando a capacidade adaptativa que nós temos, corroborando para uma cultura de aprendizagem e evolução.

E as tecnologias? Os recursos digitais favorecem o engajamento, a interação, o acesso e contribui para a ideia de que se formar e crescer continuamente é uma ação de busca em direção a um ou vários objetivos e que independe de um curso, de uma grade curricular, mas nos formamos, nos capacitamos continuamente na interação e na compreensão das experiências entre as pessoas.

O aprendizado é a essência de quem ensina!


Comentários