Quem nunca ouviu alguém dizer que a aprendizagem nunca acaba, enquanto vivemos, aprendemos.
E, para quem ensina, essa premissa é o eixo norteador que impulsiona o educador a buscar mais e mais conhecimento.
O termo "Lifelong Learning" nasceu exatamente do pressuposto de que o aprendizado é um processo contínuo e que não se finda, sustentando a ideia de que estudar e construir conhecimentos deve ser uma ação permanente.
Para quem quer se destacar no mercado de trabalho, vivenciar o conceito de "Lifelong Learning" é essencial, mas para os profissionais da educação, incluindo docentes, coordenadores, gestores, a formação continuada é a base principal para o processo de ensino.
Um artigo da FIA Business School destaca 4 pilares para o conceito de "Lifelong Learning":
- Aprender a conhecer;
- Aprender a fazer;
- Aprender a conviver;
- Aprender a ser.
Na realidade, destaco que os 4 pilares citados são de fato de extrema importância para toda e qualquer atividade humana, compreendendo o campo das habilidades profissionais para a contemporaneidade.
Nesse sentido, vamos pensar sobre qual a relevância das tecnologias no processo de conceitualização do "Lifelong Learning"?
As tecnologias digitais potencializam e ampliam a comunicação e, assim, viabilizam, democratizam o acesso às informações e a novos conceitos, interliga pessoas com as mais diversas experiências. Essa dinâmica exige de nós uma outra competência que demanda a habilidade crítica, a qual incide que sejamos capazes de trasnformar informação em conhecimento. Esse sim, é o nosso grande desafio nos tempos atuais.
Traduzindo, de forma bem direta, o termo nada mais é do que formação contínua", no entanto, em um aprofundamento do termo, a perspectiva do "Lifelong Learning" é criar uma mentalidade que incorpore o aprendizado permanente, criando rítmo, explorando a capacidade adaptativa que nós temos, corroborando para uma cultura de aprendizagem e evolução.
E as tecnologias? Os recursos digitais favorecem o engajamento, a interação, o acesso e contribui para a ideia de que se formar e crescer continuamente é uma ação de busca em direção a um ou vários objetivos e que independe de um curso, de uma grade curricular, mas nos formamos, nos capacitamos continuamente na interação e na compreensão das experiências entre as pessoas.
O aprendizado é a essência de quem ensina!
Comentários
Postar um comentário