Cultura do Remix e a produção de recursos pedagógicos criativos para aprendizagem

 

A cultura do remix na educação é uma abordagem inovadora que incentiva a reutilização, adaptação e recriação de conteúdos já existentes para fins pedagógicos.

O Remix acontece quando uma pessoa ou grupo de pessoas tomam conhecimento de uma atividade e desejam realizá-la com seus alunos, colegas de trabalho e outros pares, a partir do seu próprio contexto, paixões, conhecimentos e limitações, materiais, ambiente, e principalmente, propósito”, explica Eduardo Pereira, professor no departamento de engenharia elétrica da Universidade Federal de São João del-Rei (MG) em reportagem sobre o tema para o Site Porvir

Essa prática, inspirada na cultura digital contemporânea, permite aos alunos:

  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico: Ao remixar diferentes materiais, os alunos são desafiados a pensar de forma original e crítica, buscando soluções inovadoras para problemas e explorando diferentes perspectivas.
  • Aprofundar o aprendizado: A recriação de conteúdos permite que os alunos explorem um tema em maior profundidade, reinterpretando-o e conectando-o com suas próprias experiências e conhecimentos prévios.
  • Desenvolver habilidades digitais: Através da manipulação de recursos digitais, os alunos desenvolvem habilidades essenciais para a sociedade atual, como edição de vídeo e imagem, programação e produção de conteúdo multimídia.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe: A cultura do remix incentiva o trabalho colaborativo entre os alunos, que podem compartilhar seus remixes e aprender uns com os outros.

A aplicação da Cultura do Remix em suas aulas pode enriquecer significativamente o processo de ensino- aprendizagem. Aqui estão algumas maneiras de incorporá-la:

Curadoria Criativa:

  • Explore recursos educacionais existentes, como vídeos, artigos, infográficos e atividades.
  • Selecione e adapte esses materiais para atender às necessidades específicas de seus alunos e ao contexto da aula.

Recombinação de Conteúdo:
  • Misture diferentes elementos de conteúdo para criar algo novo.
  • Por exemplo, combine trechos de diferentes textos para criar um novo material de leitura ou crie uma apresentação multimídia usando imagens, vídeos e áudios de fontes variadas.
  • Como sugestão, deixo aqui o Magic School IA e a ferramenta de reescrever texto, onde é possível remixar textos das atividades a de forma rápida e criativa. Acesse aqui para conhecer a plataforma.

Remix de Atividades:

  • Pegue uma atividade existente e modifique-a para torná-la mais envolvente ou alinhada aos objetivos da aula.
  • Por exemplo, transforme um questionário em um jogo interativo ou adapte um projeto de pesquisa para incluir elementos de colaboração. Como sugestão vou compartilhar duas atividades que eu considero incríveis e possíveis de remix a partir de modelos de templates disponíveis. Esse material foi produzido pelo Grupo de Educadores da Google Brasil e por colegas que preparam atividades sensacionais. Dentre as várias opções, gostaria de sugerir Superpoderes, ativar! Uma trilha de aprendizagem socioemocional , elaborado pela professora Fabiane Gontijo, Líder GEG Brasília, Google Trainer e Google Coach.  Considero um dos meus preferidos, principalmente pelas possibilidades de remix. Acesse o PDF aqui.

Colaboração entre Alunos:

  • Incentive os alunos a remixar ideias uns dos outros.
  • Por exemplo, em um projeto de escrita, peça que os alunos revisem e melhorem os textos uns dos outros.
  • Sugestão: Plataforma  Book Creator  - apresenta ao professor diversas possibilidades de templates  de uso de uso  simples e inclusiva de criar aulas colaborativas e faça a cópia para remix colaborativa entre os estudantes do modelo de jornal. Acesse aqui.

As possibilidades de remix, não exclui a necessidade de reconhecer os direitos que quem produziu o material. Para isso existem as licenças  Creative Commons (CC) que oferecem uma alternativa ao sistema tradicional de direitos autorais, permitindo que os criadores de conteúdo compartilhem seus trabalhos de forma mais aberta e flexível. As principais atribuições de algumas licenças CC são:

Imagem: Pixabay.com

Uma das atribuições mais utilizadas para quem utiliza a remixagem é: CC-BY-NC-SA (atribuição + uso não comercial + compartilhamento pela mesma licença): permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, desde que atribuam a você o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.

Para saber mais sobre as atribuições, te convido a conhecer o site da Educação Aberta, ao qual faço parte da comunidade como Líder, desde 2021, após certificação pela Universidade de Brasília.

É importante ressaltar que cada licença CC possui diferentes restrições, por isso é fundamental que os educadores leiam e compreendam os termos antes de utilizar materiais sob essas licenças.

Para finalizar, apresento algumas contribuições para a elaboração de aulas criativas e significativas. A cultura do remix e as licenças Creative Commons podem contribuir significativamente para a elaboração de aulas mais criativas e significativas, otimizando o tempo do professor:

  • Acesso a uma variedade de recursos: O professor pode encontrar facilmente materiais gratuitos e de alta qualidade para utilizar em suas aulas, como vídeos, imagens, músicas e textos.
  • Personalização do ensino: O professor pode adaptar os materiais existentes para atender às necessidades específicas de seus alunos e aos objetivos de cada aula.
  • Aprendizagem ativa: O remix incentiva os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem, construindo seus próprios conhecimentos a partir de diferentes perspectivas.
  • Otimização do tempo do professor: O uso de materiais remixados pode reduzir o tempo que o professor gasta na preparação de aulas, permitindo que ele se concentre em atividades mais interativas e personalizadas.

Ao incorporar a cultura do remix e as licenças Creative Commons em suas práticas pedagógicas, os professores podem promover uma aprendizagem mais engajadora, criativa e significativa para seus alunos.

Espero que este texto seja bastante útil para meus colegas professores. Deixe seus comentários aqui para que possamos trocar nossos conhecimentos sobre esse tema e compartilhe com sua comunidade escolar e aproveito para te convidar para conhecer o GEG Poços de Caldas- MG e fazer parte do Grupo de Educadores do Sul de Minas.

Abraços e até a próxima.

Thaís Morgana

Líder GEG Poços de Caldas- MG


Comentários

  1. Thaís, que material fantástico. Que riqueza! Amo muito tudo isso e vou usar todas as dicas. Valeu por compartilhar tantos conhecimentos com nossos profes. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário