A cultura do remix na educação é uma abordagem inovadora que incentiva a reutilização, adaptação e recriação de conteúdos já existentes para fins pedagógicos.
“O Remix acontece quando uma pessoa ou grupo de pessoas tomam conhecimento de uma atividade e desejam realizá-la com seus alunos, colegas de trabalho e outros pares, a partir do seu próprio contexto, paixões, conhecimentos e limitações, materiais, ambiente, e principalmente, propósito”, explica Eduardo Pereira, professor no departamento de engenharia elétrica da Universidade Federal de São João del-Rei (MG) em reportagem sobre o tema para o Site Porvir
Essa prática, inspirada na cultura digital contemporânea, permite aos alunos:
- Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico: Ao remixar diferentes materiais, os alunos são desafiados a pensar de forma original e crítica, buscando soluções inovadoras para problemas e explorando diferentes perspectivas.
- Aprofundar o aprendizado: A recriação de conteúdos permite que os alunos explorem um tema em maior profundidade, reinterpretando-o e conectando-o com suas próprias experiências e conhecimentos prévios.
- Desenvolver habilidades digitais: Através da manipulação de recursos digitais, os alunos desenvolvem habilidades essenciais para a sociedade atual, como edição de vídeo e imagem, programação e produção de conteúdo multimídia.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe: A cultura do remix incentiva o trabalho colaborativo entre os alunos, que podem compartilhar seus remixes e aprender uns com os outros.
A aplicação da Cultura do Remix em suas aulas pode enriquecer significativamente o processo de ensino- aprendizagem. Aqui estão algumas maneiras de incorporá-la:
Curadoria Criativa:
- Explore recursos educacionais existentes, como vídeos, artigos, infográficos e atividades.
- Selecione e adapte esses materiais para atender às necessidades específicas de seus alunos e ao contexto da aula.
- A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, criou o Estúdio Pedagógico, como um espaço destinado a inspirar os educadores e permitir que explorem experiências educacionais mão na massa e significativas. Vale a pena conferir.
- Misture diferentes elementos de conteúdo para criar algo novo.
- Por exemplo, combine trechos de diferentes textos para criar um novo material de leitura ou crie uma apresentação multimídia usando imagens, vídeos e áudios de fontes variadas.
- Como sugestão, deixo aqui o Magic School IA e a ferramenta de reescrever texto, onde é possível remixar textos das atividades a de forma rápida e criativa. Acesse aqui para conhecer a plataforma.
Remix de Atividades:
- Pegue uma atividade existente e modifique-a para torná-la mais envolvente ou alinhada aos objetivos da aula.
- Por exemplo, transforme um questionário em um jogo interativo ou adapte um projeto de pesquisa para incluir elementos de colaboração. Como sugestão vou compartilhar duas atividades que eu considero incríveis e possíveis de remix a partir de modelos de templates disponíveis. Esse material foi produzido pelo Grupo de Educadores da Google Brasil e por colegas que preparam atividades sensacionais. Dentre as várias opções, gostaria de sugerir Superpoderes, ativar! Uma trilha de aprendizagem socioemocional , elaborado pela professora Fabiane Gontijo, Líder GEG Brasília, Google Trainer e Google Coach. Considero um dos meus preferidos, principalmente pelas possibilidades de remix. Acesse o PDF aqui.
Colaboração entre Alunos:
- Incentive os alunos a remixar ideias uns dos outros.
- Por exemplo, em um projeto de escrita, peça que os alunos revisem e melhorem os textos uns dos outros.
- Sugestão: Plataforma Book Creator - apresenta ao professor diversas possibilidades de templates de uso de uso simples e inclusiva de criar aulas colaborativas e faça a cópia para remix colaborativa entre os estudantes do modelo de jornal. Acesse aqui.
Para saber mais sobre as atribuições, te convido a conhecer o site da Educação Aberta, ao qual faço parte da comunidade como Líder, desde 2021, após certificação pela Universidade de Brasília.
É importante ressaltar que cada licença CC possui diferentes restrições, por isso é fundamental que os educadores leiam e compreendam os termos antes de utilizar materiais sob essas licenças.
Para finalizar, apresento algumas contribuições para a elaboração de aulas criativas e significativas. A cultura do remix e as licenças Creative Commons podem contribuir significativamente para a elaboração de aulas mais criativas e significativas, otimizando o tempo do professor:
- Acesso a uma variedade de recursos: O professor pode encontrar facilmente materiais gratuitos e de alta qualidade para utilizar em suas aulas, como vídeos, imagens, músicas e textos.
- Personalização do ensino: O professor pode adaptar os materiais existentes para atender às necessidades específicas de seus alunos e aos objetivos de cada aula.
- Aprendizagem ativa: O remix incentiva os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem, construindo seus próprios conhecimentos a partir de diferentes perspectivas.
- Otimização do tempo do professor: O uso de materiais remixados pode reduzir o tempo que o professor gasta na preparação de aulas, permitindo que ele se concentre em atividades mais interativas e personalizadas.
Ao incorporar a cultura do remix e as licenças Creative Commons em suas práticas pedagógicas, os professores podem promover uma aprendizagem mais engajadora, criativa e significativa para seus alunos.
Espero que este texto seja bastante útil para meus colegas professores. Deixe seus comentários aqui para que possamos trocar nossos conhecimentos sobre esse tema e compartilhe com sua comunidade escolar e aproveito para te convidar para conhecer o GEG Poços de Caldas- MG e fazer parte do Grupo de Educadores do Sul de Minas.
Abraços e até a próxima.
Thaís Morgana
Líder GEG Poços de Caldas- MG
Thaís, que material fantástico. Que riqueza! Amo muito tudo isso e vou usar todas as dicas. Valeu por compartilhar tantos conhecimentos com nossos profes. Parabéns.
ResponderExcluir