Cinco estratégias para alfabetização no Apresentações Google

 


O fim do Google Jamboard em 1º de outubro de 2024 deixa um vazio para muitos educadores que usavam a ferramenta para atividades de alfabetização.

Embora a ferramenta tenha atendido com maestria aos professores e alunos da alfabetização, é hora de se adaptar a essa mudança e encarar novas possibilidades. Isso fortalece a competência docente e educadores seguem em frente aprendendo e fazendo seu papel nessa etapa tão importante da vida de uma pessoa.

A boa constatação é que professores alfabetizadores são educadores ávidos por oferecer as melhores experiências para que as crianças desenvolvam, de fato, o Sistema de Escrita Alfabético (SEA) e para isso, não medem esforços para utilizar estratégias variadas em suas aulas, incluindo os recursos tecnológicos e digitais.

E quando as escolas possuem computadores, tablets ou chromebooks, tudo fica mais fácil. E mais ainda quando usam o Google Workspace for Education. Isso porque elas podem se beneficiar das contas institucionais dos estudantes; aproveitar entre outras, a ferramenta Apresentações Google e criar atividades digitais para contribuir na consolidação do processo de alfabetização.

E foi pensando nisso, que hoje trazemos para você, professor ou professora que atua na alfabetização, cinco ideias para aproveitar o Apresentações Google em suas aulas, fazendo o uso pedagógico dos recursos digitais. Vamos ver o que preparamos?

1. Caça ao tesouro das sílabas:

Objetivo: Aprimorar o reconhecimento silábico e a leitura de palavras simples.
Desenvolvimento: 
  • Crie slides com sílabas espalhadas pela tela, como se fossem pistas escondidas.
  • Divida a turma em equipes e peça que cada equipe busque uma sílaba específica.
  • Ao encontrar a sílaba, a equipe deve formar uma palavra com ela e ler em voz alta para a turma.
  • Vence a equipe que encontrar as sílabas e criar mais palavras!

2. Histórias animadas:
Objetivo: Desenvolver a criatividade e a expressão oral através da construção de histórias coletivas.
Desenvolvimento:
  • Inicie com uma frase em um slide.
  • Cada criança da turma adiciona uma nova frase à história, clicando no slide seguinte e escrevendo sua parte.
  • Utilize imagens, gifs ou animações para tornar a história mais dinâmica e interessante.
  • Ao final, leiam a história completa em conjunto, apreciando a criação em equipe.

3. Completando palavras:
Objetivo: Aprimorar a ortografia e a escrita de palavras/ Reconhecimento de fonemas.
Desenvolvimento:
  • Crie slides com palavras faltando algumas letras.
  • Leia a palavra incompleta em voz alta para a turma.
  • Peça que os alunos reflitam sobre as letras que faltam e as escrevam no slide.
  • Revele as letras corretas nos slides e verifique as respostas dos alunos.
  • Peça que escrevam em seus cadernos.
  • Dependendo o desenvolvimento da turma, nesta atividade, você pode pedir para transpor para letra cursiva.
  • Obs: esta atividade pode ser mais complexa usando a estratégia com textos lacunados.

4. Histórias em quadrinhos:
Objetivo: Estimular a criatividade e a produção de textos através da criação de histórias em quadrinhos.
Desenvolvimento:
  • Crie slides com quadros vazios para histórias em quadrinhos.
  • Divida a turma em duplas e distribua um slide para cada dupla.
  • Você pode deixar arquivos de imagens (figurinhas) na lateral dos slides para que as crianças escolham e arrastem para compor a história da dupla, ou até mesmo orientá-las sobre como inserir imagens que gostariam de colocar, pelo Google Imagens.
  • Peça que criem a história e que leiam para a turma.
  • Por fim, peça que vejam o trabalho dos grupos, caso em sua sala não tenha projetor de slides.

5. Acerte os pares:
Objetivo: Praticar a leitura e a ortografia de palavras
Desenvolvimento:
  • Crie um slide com várias imagens (objetos, animais, plantas, etc) e seus nomes.
  • Uma outra opção é deixar tudo bem desorganizado, criar uma história, falando que alguém bagunçou e que precisa da ajuda deles para organizarem. Isso faz as crianças se sentirem desafiadas fazer a atividade.
  • Ou apenas deixe as imagens no slide e os nomes fora e peça que as crianças organizem os pares: imagens e nomes.
  • Com a atividade pronta, faça a leitura com a turma e peça que façam o registro das palavras no caderno.
  • Você pode aprimorar essa estratégia, pedindo que escrevam frases sobre os desenhos da atividade.
  • Deixo AQUI, esse modelo de presente para você.

  • Se for a primeira vez que irá usar a ferramenta Apresentações Google com sua turma, primeiro faça um tour mostrando aos alunos, algumas funcionalidades básicas, como arrastar imagens, tomar cuidado para não diminuí-las ou aumentá-las;
  • O compartilhamento da atividade no Google Classroom facilita o trabalho do professor, pois ele pode usar a função de criar uma cópia para cada aluno.
  • No caso de atividade em grupos, lembre-se de orientar as crianças de escreverem seus nomes. Reserve um lugar nos slide para isso.
  • No início é sempre mais demorado, parece até difícil, mas não é. Basta começar e verá que tudo vai ficando cada vez mais fácil e prazeroso, para a turma e para você, também.

Deixo agora o meu abraço e espero que tenha contribuído com a sua  prática. Me conta depois se utilizou alguma estratégia e como foi. 

Compartilhe com seus colegas para que possam utilizar e convide-os a criarem juntos, outras atividades de alfabetização com as ferramentas Google.





Vânia Flores
GEG Varginha




Comentários