Divertida Mente: Trabalhando as emoções com tecnologias na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

 


Experiência realizada em uma escola pública da Rede Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes/RJ.

Contextualizar é a palavra chave para explorar conceitos ou falar sobre temas específicos, trazendo maior possibilidade de enriquecimento, lembrando que, para que a aprendizagem se desenvolva, é necessário construir significados.

Assim, pensando em trabalhar as emoções, ressaltando a relevância e a necessidade de desenvolver habilidades relacionadas à construção do hábito de falar sobre os próprios sentimentos, criei algumas estratégias simples a partir de um tema bastante atual que é o filme Divertida Mente.

Trabalhei com algumas turmas, envolvendo ações com uso de tecnologias, à exemplo da Educação Infantil, adotando o Chromebook, pesquisando uma atividade on-line bem simples, pela qual os estudantes cuidam das emoções. Como link de referência, menciono o  site: https://www.jogos360.com.br/sadness_flu_doctor.html  



Além de falar sobre as emoções, foi possível estimular aspectos da coordenação motora fina e contribuir para o desenvolvimento do uso de recursos digitais.

Outra experiência, na mesma escola, em uma turma de primeiro ano, o trabalho foi desenvolvido com uso dos tablets, a partir do aplicativo gratuito que oferece uma ação gamificada, disponível no Google Play Story, Divertida Mente.






A experiência oportunizou maior engajamento e desenvolvimento da oralidade, favorecendo a expressão das emoções. Associado ao uso do aplicativo, também adotei o material de iniciação à Robótica Educacional, que pode ser também substituído por Legos ou outros recursos semelhantes, onde os estudantes construíram a representação de suas emoções com indicação de cores.

Com a turma do terceiro ano, em fase de consolidação do processo de alfabetização, foi oferecida uma atividade escrita, com foco na produção textual, além do uso do aplicativo Divertida Mente:







Associar o uso das tecnologias digitais aos objetivos pedagógicos, buscando o diálogo com temas atuais, conhecidos e interessantes aos estudantes, favorece resultados melhores. É preciso trabalhar as habilidades relacionadas à verbalização e o reconhecimento das próprias emoções na construção dos aspectos sociais dos estudantes, em qualquer fase da escolarização.







Comentários