Fanfiction: Um gênero textual engajador para o protagonismo discente

 


Você conhece os "Fanfics", assim chamados pelos jovens escritores dessa modalidade textual. Os Fanfictions são textos em que os autores são inspirados por obras de ficção já conhecidas, onde escrevem histórias que podem modificar as narrativas, criando finais diferentes, incluírem personagens e mudar a sequência dos acontecimentos.
As obras podem ser séries, filmes, novelas, textos literários, doramas etc. O arquivo criado tem o formato de folder e foi desenvolvido no Canva, a escolha desse formato teve a finalidade de trazer um aspecto mais leve em que os estudantes pudessem compartilhar com outras pessoas.
É uma estratégia facilitadora para o trabalho pedagógico que inclui a habilidade de produzir textos, a partir de temas de interesse dos estudantes, assim, por exemplo, a história da Branca de Neve em que a personagem principal não era tão ingênua e não comeu a maçã envenenada.
É interessante oportunizar aos estudantes uma escrita contextualizada, de forma que possam indicar a obra original e as principais modificações que deram origem ao novo texto.



Algumas tecnologias para criar Fanfictions: Canva, Padlet, Google Docs, Google Apresentações, Powtoon. Aplicativos que oportunizam experiências com a Inteligência Artificial também são excelentes ferramentas para criar essas narrativas.
No entanto, é possível trabalhar essa modalidade textual sem uma tecnologia digital, o ponto principal é estimular o protagonismo discente, trazendo a experiência com a escrita para o contexto de interesse dos estudantes, facilitando a aprendizagem e o gosto pela produção textual. 
A experiência mencionada aqui foi realizada em uma escola pública da Rede Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ, em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental.

Docente efetiva da Educação Básica da Rede Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais da UENF 
Mestre em Ensino e suas Tecnologias (IFF)

Comentários