Eu, líder GEG


O ano era 2020. Pandemia. #ficaemcasa. Professores desesperados. Eu, Google Innovator, educadora Google níveis 1 e 2 e coordenadora acadêmica de tecnologia educacional em um curso de inglês, trabalhando de casa para organizar tudo para as aulas começarem online. Já tinha ouvido falar de GEG, conhecia vários líderes, já tinha até mesmo ido a encontros do grupo. E vi que ali tinha uma baita oportunidade de ajudar os professores naquele momento tão difícil e desafiador.

O que é GEG?


Mas vamos voltar mais um pouquinho… GEG? Que é isso? Primeiramente, vamos à pronúncia disso, né? G-E-G, isso mesmo, falamos pelas letras. Não é jegue, não é jége. É G E G. E significa grupo de educadores Google. Cada cidade pode ter o seu e temos muitos espalhados por esse Brasil todo. Os GEGs têm líderes locais que agitam a comunidade de diversas formas promovendo encontros online e presenciais, fazendo postagens de tutoriais e conteúdo nas redes sociais, entre outros. Ah, ser líder GEG é um trabalho voluntário!

Eu, líder

Bom, mas voltando à 2020, me interessei em ser líder para poder ajudar os professores. Eu já acompanhava grupos de educadores de fora do Brasil e já sabia que uma hora as escolas aqui iriam fechar também, pois vi isso acontecendo com vários países… E então eu já estava me preparando e organizando toda a estratégia para as aulas online. E ali naquele momento eu já tinha muita coisa para compartilhar. E decidi então aplicar para me tornar líder GEG Rio de Janeiro. Foi assim que começou a minha jornada!


Em 2020 fizemos diversos encontros em diferentes formatos - encontros no Meet, live no Instagram com parceiros, live no YouTube… E foi muito gratificante poder ajudar um pouquinho quem tava precisando tanto! A pandemia acabou, mas a gente continuou. Participamos de eventos conjuntos com GEGs de outras regiões do país e fizemos até encontro presencial!

O que é ser líder GEG?


Mas você pode estar se perguntando: o que exatamente faz um líder GEG? Bom, ele pode fazer diversas coisas! O importante está exatamente no nome: líder. E eu vou trazer aqui a Brené Brown, que explica lindamente o que é ser um líder:
"qualquer um que assuma a responsabilidade de encontrar potencial em pessoas e processos, e que tenha a coragem de desenvolver esse potencial" 
E é isso que um líder GEG faz, ele acredita no potencial das pessoas, traz coragem para desenvolver esse potencial, servindo ali como um grande incentivador dos educadores! Eu enquanto líder já atuei facilitando encontros, dando palestras, fazendo tutoriais, criando cursos e trilhas de aprendizagem, escrevendo aqui no blog sobre os mais diversos assuntos, auxiliando educadores a tirarem as certificações Google, criando conteúdo para redes sociais... Ah, eu também sou uma das mentoras GEG, ou seja, ajudo no acolhimento de novos líderes e no planejamento de ações anual do GEG Brasil. As possibilidades são infinitas!

Ah, Roberta, mas o que você ganha com isso? A satisfação de ver educadores se desenvolvendo, se descobrindo. Uma rede enorme de educadores que se apoia e se ajuda. A oportunidade de crescer junto a outros colegas. E eu poderia fazer uma lista enorme de outros benefícios aqui. 

Esse aqui embaixo é o manifesto GEG Brasil e a razão pela qual eu adoro fazer parte dessa rede. E aí, ressoou por aí?


Quer saber mais sobre o GEG? Dá uma olhada aqui no nosso site!

Comentários