Potencializando a Leitura com Inteligência Artificial: Um Case de Sucesso

Foto de Roberta Taffarello e Iolanda França sentadas uma ao lado da outra e com um computador na frente delas. Na tela do computador é possível ler o título do trabalho apresentado: Potencializando a fluência leitora com a Inteligência Artificial.

Descrição da imagem: Foto de Roberta Taffarello e Iolanda França sentadas uma ao lado da outra e com um computador na frente delas. Na tela do computador é possível ler o título do trabalho apresentado: Potencializando a fluência leitora com a Inteligência Artificial.

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores, e a educação não poderia ficar de fora. Ferramentas cada vez mais sofisticadas e acessíveis estão surgindo, oferecendo novas possibilidades para personalizar o ensino e aprimorar o aprendizado. Neste artigo, vamos apresentar o nosso case de sucesso. O projeto que desenvolvemos no Fellowship AI + Edu, que utiliza a Inteligência Artificial para potencializar a fluência leitora dos estudantes.

Fica aqui para descobrir quais ferramentas usamos e de que forma nossas comunidades abraçaram esse projeto.

De onde partimos?

Nesse projeto tínhamos como missão pensar de que forma as ferramentas de IA do Google for Education poderiam impactar positivamente nossas comunidades. Para isso utilizamos a plataforma Read Along unida a outras ferramentas do Google Workspace como o Google Sheets, Google Docs e o Gemini. Com cada uma delas individualmente, já teríamos grandes resultados. Porém, a articulação de todas nos revelou o grande potencial da IA na educação.

O que propusemos?

Descrição da imagem: Fluxograma contendo 4 ferramentas digitais que se conectam através de linhas pretas. A imagem no topo superior é referente ao logo do Read Along, um livro aberto com uma estrela amarela ao centro. A imagem inferior é referente ao logo do gemini, letras impressas nas cores azul, roxa e vermelha. A imagem da direita é referente ao logo do Google Sheets, um retângulo verde com células brancas e a imagem à esquerda é referente ao logo do Google sala de aula, um quadrado com bordas amarelas, preenchido com a cor verde e ao centro ícones de pessoas.

O start do nosso projeto foi selecionar alguns estudantes para realizar a leitura no Read Along, que é um aplicativo de leitura guiada que utiliza a inteligência artificial para acompanhar as palavras lidas pelo estudante e identificar os pontos fortes e os pontos que precisam ser melhorados no desempenho da leitura. A plataforma oferece alguns livros em diferentes níveis de dificuldade, além de fornecer feedback personalizado aos alunos. O design gamificado da plataforma torna o processo de leitura e avaliação divertido e engajador para o estudante.

Para retenção e análise das informações obtidas das leituras no Read Along, utilizamos duas diferentes formas: Google Classroom e Google Sheets. Essas duas plataformas nos possibilitam ver as informações dos alunos de forma organizada e traçar estratégias de intervenção. Entre as informações que registramos estavam: número de palavras lidas por minuto, nível atingido, fonemas de enrosco, deleite da leitura, e outros. Com esses dados sobre os alunos, pudemos elaborar planos de atividades para ajudá-los a avançar em seus respectivos níveis de fluência leitora. Para isso tivemos o apoio de mais uma ferramenta: o Gemini.

O Gemini é o assistente virtual do Google e pode ser um grande aliado na hora de elaborar propostas educacionais. Com apoio do Gemini e prompts bem estruturados, elaboramos uma atividade diferente para cada estudante em pouco tempo e com um nível de qualidade muito alto! A intenção é que essas atividades sejam aplicadas e depois nós possamos repetir o processo de leitura e avaliação dos estudantes, para entender os efeitos causados no seu desempenho.

Descrição da imagem: Um estudante de costas para a câmera, usando fone de ouvido na cor branca usando um notebook da cor cinza e preto para interagir com a plataforma Read Along.

Descrição da imagem: Um estudante de costas para a câmera, usando fone de ouvido na cor branca usando um notebook da cor cinza e preto para interagir com a plataforma Read Along. 

Os Desafios e as Soluções

A implementação do projeto não foi isenta de desafios. O curto tempo para fazer a versão piloto e a necessidade de desbravar novas ferramentas foram alguns dos obstáculos enfrentados pelos professores que nos ajudaram nesse processo. No entanto, a colaboração entre os participantes e os bons resultados vistos logo de início, permitiram superar essas dificuldades.

Resultados Positivos e Promissores

Os resultados do projeto foram bastante positivos. Os alunos demonstraram maior engajamento nas atividades de leitura e um interesse em continuar acessando a plataforma. Além disso, para os professores, a coleta de dados permitiu identificar as dificuldades individuais de cada estudante, possibilitando a criação de planos de estudo personalizados em um tempo otimizado, o que é de grande interesse para esses profissionais.

Uma das professoras participantes do projeto expressou surpresa ao constatar que seu aluno autista, com nível de suporte 1, demonstrou desenvoltura e velocidade na leitura de uma história com letras de imprensa minúscula, algo que ele não havia apresentado antes. A professora ficou extremamente satisfeita com o progresso de seu aluno e nós também!

Um dos aspectos mais gratificantes do projeto foi perceber como a IA pode contribuir para a equidade educacional. Ao personalizar o ensino e identificar as dificuldades individuais, podemos oferecer o suporte necessário para que todos tenham a oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura.


O Futuro da IA na Educação

O futuro da IA na educação é promissor. Ferramentas como o Read Along têm o potencial de transformar o modo que ensinamos e aprendemos. No entanto, é fundamental que a utilização dessas tecnologias seja acompanhada de uma formação adequada dos professores e incentivos constantes. Ao capacitar os educadores, podemos garantir que a IA seja utilizada de forma ética e eficaz para promover a aprendizagem dos estudantes.

Lições Aprendidas e Dicas para os Professores

  • Colabore com outros educadores: A troca de experiências e conhecimentos é fundamental para o sucesso de qualquer projeto.

  • Explore as ferramentas disponíveis: Existem diversas ferramentas gratuitas e de baixo custo que podem ser utilizadas para enriquecer as aulas.

  • Personalize o ensino: A IA permite criar experiências de aprendizagem personalizadas para cada aluno, respeitando seus ritmos e estilos de aprendizado.

  • Colete dados e avalie os resultados: A coleta de dados é essencial para acompanhar o progresso dos alunos e identificar as áreas que precisam de mais atenção.

  • Mantenha-se atualizado: A tecnologia evolui rapidamente, por isso é importante estar sempre atento às novidades e tendências.

  • A IA pode te ajudar mas não te substituir.

Que tal você também começar a explorar as possibilidades da IA na sua sala de aula? Compartilhe suas experiências e desafios nos comentários!

Comentários