Reinventando a aprendizagem inclusiva com IA e Taxonomia de Bloom

                                                                                                           Imagem gerada por IA Gemini

Olá educadores, 

A inteligência artificial (IA) está cada dia mais presente em nosso cotidiano, e na educação não é diferente. Em vez de receios, devemos questionar: como inovar no aprendizado com a IA? Um texto inspirador de Randal Schober, nos desafia a repensar a Taxonomia de Bloom sob uma nova perspectiva: o Framework Bloom-IA.


Tradicionalmente, a Taxonomia de Bloom organiza os objetivos de aprendizado por níveis de complexidade, desde "Lembrar" até "Criar". 

                                                                                                              Imagem: @amplificaoficial

Imagine agora uma parceria eficaz onde a IA cuida das bases e nós, educadores, aprimoramos o aprendizado.

O que o Framework Bloom-IA nos propõe? A ideia central é clara e transformadora?

  • A  IA ensina o "O Quê": Ela assume o papel de suporte ao conhecimento fundamental. Pense nos níveis iniciais da Taxonomia de Bloom: Lembrar e Entender. A IA entrega conteúdo rotineiro, fatos e conceitos básicos de modo eficaz e personalizado.
  • Educadores + IA ensinam o "Como" e "Porquê": Este é o nosso momento! Ao livrar o educador de tarefas repetitivas, ganhamos tempo e energia. Nosso foco vai para as habilidades mais complexas: Aplicar, Analisar, Avaliar e, principalmente, Criar. É onde o pensamento crítico, o raciocínio ético, a solução de problemas complexos e a criação de valor florescem.

Como o Gemini pode otimizar o trabalho dos professores do Atendimento Educacional Especializado?

                                      
                                                                         Imagem: Blog Google

Sabemos que criar planejamentos flexibilizados para as diversas deficiências e necessidades de nossos alunos é um desafio constante. É nesse ponto que o Gemini pode ser um aliado estratégico para focar no "Como" e "Porquê" do aprendizado individualizado, com base no   Framework Bloom-IA,  abrindo um grande leque de possibilidades para a prática pedagógica inclusiva, como sugerido abaixo:
  • Criação de planos de aula flexibilizados: O Gemini ajuda a adaptar currículos, atividades e avaliações para diferentes tipos de deficiência (auditiva, visual, intelectual, transtorno do espectro autista, etc.). Isso garante que os objetivos estejam alinhados aos níveis da Taxonomia de Bloom, mas com as adaptações necessárias para cada aluno.
  • Ideias de estratégias e métodos de ensino: No quesito "Como" ensinar, o Gemini consegue criar sugestões de atividades divertidas, materiais personalizados, tecnologias de apoio e métodos de individualização. O objetivo é incentivar a participação e o entendimento em diferentes maneiras de aprender.
  • Razões educacionais e avaliação contínua: Quanto ao "Porquê", o Gemini ajuda a criar justificativas para as mudanças sugeridas. Ele também pode indicar meios de avaliação contínua que de fato avaliem a evolução do estudante em relação aos objetivos definidos, levando em conta suas particularidades.
Estou compartilhando com vocês, um prompt para usar, na elaboração dos planejamentos de atendimento educacional especializado(PAEE), alinhado com a Taxonomia de Bloom. O comando sugerido é: 

"Crie um plano de aula completo para [SÉRIE/ANO] sobre [TÓPICO], com foco na Educação Inclusiva. Garanta que as metas de aprendizado estejam de acordo com a Taxonomia de Bloom [NÚMEROS NÍVEIS DIFERENTES, EXEMPLO: 30% LEMBRAR, 50% ENTENDER, 20% APLICAR]. Detalhe também as adaptações de método e de avaliação, incluindo adaptações e razões educacionais para várias deficiências (ex: auditiva, visual, intelectual, TEA). Para cada mudança, justifique sua escolha e explique como ela ajuda no desenvolvimento do aluno. Se necessário, sugira maneiras de tornar mais flexível o tempo e/ou o modo de entregar as tarefas."

Este prompt está sendo apresentado aos educadores das Salas de Recursos da Rede Municipal de Educação de Poços de Caldas-MG, nas formações sobre o uso do Gemini na elaboração de planejamentos flexibilizados. Esta ação é uma parceria com o @geg_pocosdecaldas. 

Com comandos assim, você pode usar a IA para aproveitar melhor o tempo de planejamento e se concentrar no que faz de melhor: criar experiências de aprendizado que façam sentido e que incluam todos os seus alunos.

Escute o áudio criado com base no material da formação citada acima: Tecnologia, Acessibilidade e Educação(NotebookLM)


Assim, podemos considerar que essa união entre professores e IA não é para substituir, mas para aprimorar o aprendizado e dar mais poder aos educadores. É uma chance de usar a tecnologia para fazer da educação algo ainda mais justo e eficiente.
A grande promessa da tecnologia é que todos tenham a mesma capacidade de atingir seus 
"A grande promessa da tecnologia é que todos tenham a mesma capacidade de atingir seus próprios objetivos. Enquanto houver barreiras para algumas pessoas, ainda há trabalho a ser feito"

Sundar Pichai

O que você pensa sobre isso? Como você imagina o Gemini ajudando no seu trabalho e aprimorando o aprendizado no seu dia a dia no AEE? Escreva um comentário!

Até a próxima!

Thaís Morgana
Leader Champion GEG Poços de Caldas-MG

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