Blog - Usando uma nova Tecnologia


O uso das novas ferramentas tecnológicas online deve ter sempre em conta as limitações e potencialidades destas, para que de fato exista uma mais valia na sua aplicação. Portanto, o seu uso e escolha dependem, em grande parte, dos objetivos a que nos propomos. Os próximos tempos vão ser ricos em encontros/eventos onde a educação e as tecnologias surgem como tônica dominante. A inserção das novas tecnologias da informação está promovendo mudanças no processo de ensino aprendizagem.

Blogs são muito mais do que “diários virtuais”. São espaços onde tudo pode ser dito e publicado, não há limites para o conteúdo que se encontra nos blogs. Também não há qualquer definição sobre quem pode ter um blog. Uma relação que poderia se fazer entre blogs e diários é que os textos ou, para nós, posts, são mostrados cronologicamente. Mesmo assim, há uma grande diferença entre eles: nos diários, a última página escrita é a que contém as últimas coisas que você escreveu. Nos blogs, é o contrário: o que você vê primeiro é a última coisa que o blogueiro escreveu e postou.

Em outras palavras, blogs são publicados em ordem cronológica inversa. As ferramentas de publicação de blogs disponíveis na rede são, em sua maioria, gratuitas. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

Confesso que senti alguma dificuldade quando fiz o meu primeiro, com relação a inserir alguns gadget e a informação sobre a formatação. Nada que com muito esforço e dedicação, não tenha conseguido atingir os objetivos. Hoje, a ferramenta melhorou muito, está bem mais intuitiva de se manusear. Em 2013, levei o blog para a minha prática pedagógica, onde a proposta foi lançada para alunos do 5º Ano do Fundamental I, que seriam os protagonistas de alimentação do mesmo. A proposta era que eles publicassem posts para que os Pais acompanhassem a proposta de tecnologia da Escola e tudo que eles achassem interessante, desde que estivesse dentro do contexto escolar. Escolhemos o nome do blog, o layout, toda a estrutura, combinamos o dia na semana para as postagens, quais duplas seriam responsáveis pela publicação por semana, como fariam as pesquisas de campo, como seria a seleção dos posts e tudo previamente revisto por uma equipe de professores. Uma experiência fantástica onde a partir do momento que demos voz aos alunos, a responsabilidade, a preocupação com a credibilidade, o comprometimento foi visível. Óbvio dentro de uma visão de alunos dos anos iniciais, mas que com garra para o aprendizado de transformação e inovação. Mas, como tudo que é bom dura pouco, esta proposta não teve continuidade desde 2018, pois não faço mais parte do corpo docente da instituição e quem substituiu não deu continuidade ou a proposta não interessou mais, não tenho como afirmar. O blog na minha prática profissional pôde: contribuir mais para o aprendizado e para a formação de argumentos críticos e coerentes; ser referente a atualidades, com textos reflexivos e informativos; ser o portal da escola, uma forma de se abrir e se mostrar para o mundo; ser o espaço de divulgação de ações ou projetos interdisciplinares, ser um recurso no acompanhamento e gestão da escola. Você poderá conferir esta experiência acessando aqui . Deixo como dica deste relato: que não devemos ter medo de ousar, arriscar, pois o aluno é um ser que pode nos surpreender quando lhe propomos um desafio que lhe salte aos olhos. E o olhar sempre está voltado para o infinito e além. Até a próxima!

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