Google AI+Edu: Conectando Futuros com IA

Google AI+Edu: Conectando Futuros com IA


Olá, Meus Queridos Educadores/as do Google Brasil! 

Olha eu aqui novamente trazendo para vocês minha experiência de 16 semanas no Programa Google IA+Edu Fellowship, onde desenvolvi o meu projeto “Conectando Futuros com IA: Empreendedorismo Futurístico”. Essa jornada foi muito mais do que apenas desenvolver um projeto; foi uma imersão profunda no universo da Inteligência Artificial aplicada à educação, onde pude trocar ideias com educadores visionários de todo o mundo e aprimorar metodologias inovadoras que fazem toda a diferença na sala de aula.

Em janeiro de 2025, tive a honra de apresentar essa iniciativa no prestigiado Google AI+EDU Fellowship, realizado em Nova Iorque, com mais 12 professores do Brasil. O evento, promovido pelo Google for Education, reuniu não apenas especialistas em educação tecnológica, mas também histórias inspiradoras de transformação educacional. 

Imagine um espaço onde o aprendizado, a tecnologia e a criatividade se encontram para criar novas possibilidades! Foi exatamente essa a sensação de participar deste encontro...

Se você, assim como eu, é um apaixonado pela educação, está sempre em busca de novas metodologias e acredita no poder transformador da tecnologia em sala de aula, este artigo é para você! Vou compartilhar cada detalhe dessa jornada incrível, os aprendizados e, claro, as práticas que você pode aplicar diretamente na sua realidade escolar.  Vamos juntos nessa?

Sobre o Projeto

O projeto “Conectando Futuros com IA” visa explorar o potencial da inteligência artificial para a quebra da limitação criativa. Quando direcionada de maneira certa e responsável, a IA pode impulsionar a criatividade dos estudantes, auxiliando-os em uma experiência prática e imersiva no desenvolvimento de produtos inovadores (principalmente aqueles que ainda não existem). A orientação docente é essencial em todas as fases do projeto, garantindo que os alunos utilizem a IA de maneira ética e estratégica.

Desde a ideação inicial até a prototipação e visualização dos produtos, o projeto prioriza o pensamento humano e a colaboração entre os estudantes. Apenas na fase final, a inteligência artificial, com destaque para o Gemini, é utilizada como um recurso fundamental para materializar as ideias e dar vida aos produtos/serviços dos alunos. Dessa forma, a IA não substitui a criatividade humana, mas atua como uma ferramenta para ampliar as possibilidades e potencializar as criações dos estudantes.

O “Conectando Futuros com IA” oferece, portanto, uma jornada completa no universo do empreendedorismo inovador, capacitando os jovens a pensar e criar soluções para o futuro com o auxílio da inteligência artificial, sempre com um olhar crítico e inovador.

Passo a Passo do Projeto...

O projeto foi estruturado em quatro fases interligadas:

  1. Introdução e Conceituação: Aulas expositivas e interativas sobre inovação e criatividade, utilizando vídeos, slides e brainstorming. O objetivo era fornecer a base teórica para as próximas etapas...

  2. Design Thinking e Criação de Imagens com Gemini: Aplicação prática da metodologia Design Thinking, com foco na resolução de problemas reais. As etapas incluíram Empatia, Definição, Ideação, Prototipação (com uso do Gemini para geração de imagens) e Teste.

  1. Apresentação e Visualização: Apresentações dos projetos para o professor orientador e, posteriormente, para a turma e comunidade escolar. O Gemini foi crucial para a visualização dos protótipos, tornando-os mais tangíveis e profissionais.

  2. Feedback e Revisão da Construção: Análise do feedback coletado e revisão dos projetos com o auxílio do Gemini Live e Gemini for Workspace, buscando o aprimoramento contínuo.

Quais Foram os Recursos Usados?

  1. Ferramentas Google: Google Slides (Apresentação do Produto), Google Docs (Colaboração na criação do Produto), Google Forms (coleta de dados e feedback), Google Desenhos (prototipação inicial), Google Planilhas (organização e análise de dados).

  2. Inteligência Artificial Gemini: Utilizado para geração de imagens realistas dos protótipos, auxílio na revisão dos projetos (Gemini Live e Gemini for Workspace) e exploração de diferentes prompts para estimular a criatividade.

  3. Recursos Didáticos: Vídeos, materiais de apoio, atividades práticas e dinâmicas de grupo.

Como foi feita a Coleta de Dados?

A coleta de dados ocorreu principalmente na Fase 3 (Apresentação e Visualização) e na Fase 4 (Feedback e Revisão):

  1. Google Forms: Formulários online foram aplicados durante as apresentações para a turma e comunidade escolar, coletando feedback sobre os produtos e realizando uma pesquisa de intenção de compra. Esses formulários continham perguntas abertas e fechadas para coletar dados qualitativos e quantitativos.

  2. Observação: A observação direta do professor durante as atividades e apresentações também foi uma forma de coleta de dados qualitativos sobre o engajamento dos alunos, a qualidade dos projetos e a dinâmica dos grupos.

Quais São os Resultados e Reflexões?

Os dados coletados nos formulários e através da observação forneceram insights importantes:

  1. Feedback sobre os Produtos/Serviços: Os alunos receberam feedback construtivo sobre seus produtos/serviços, identificando pontos fortes e áreas para melhoria.
  2. Intenção de Compra: A pesquisa de intenção de compra forneceu uma indicação do potencial de mercado dos produtos desenvolvidos pelos estudantes.
  3. Engajamento dos Alunos: A observação permitiu avaliar o nível de engajamento dos alunos com o projeto, a colaboração entre os membros dos grupos e o desenvolvimento de habilidades como criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe.
  4. Eficácia do Uso do Gemini na Geração de Imagens/Feedback: Os dados também revelaram a eficácia do uso do Gemini como ferramenta de prototipação e visualização, mostrando o impacto positivo da IA na qualidade da geração das imagens dos produtos/serviços e no Feedback sobre a melhoria dos produtos.

Desafios e Aprendizados

  1. Acesso à Tecnologia e Internet: Em alguns casos, o acesso limitado a dispositivos e internet pelos alunos representou um desafio, exigindo adaptações nas atividades e o oferecimento de suporte adicional.

  2. Dificuldades Iniciais com a Escrita: Alguns alunos apresentaram dificuldades com a escrita, o que impactou a elaboração dos prompts para a IA. Estratégias como o uso de ferramentas de apoio à escrita e a valorização de outras formas de expressão foram implementadas para minimizar esse impacto.

  3. Domínio das Ferramentas Digitais: O uso de novas ferramentas digitais, como o Gemini, exigiu um período de adaptação e aprendizado por parte dos alunos.

Assista ao Vídeo Completo

Quer saber mais sobre o projeto e conferir como a inteligência artificial pode transformar a educação? Assista ao vídeo abaixo do Projeto que está no canal do Google for Education no YouTube! Acesse, também, o link do site e pesquise por: Connecting Futures With AI e mergulhe nessa experiência inspiradora...

Enfim...

Acredito que esse é apenas o começo de uma jornada promissora, onde educadores, alunos e a tecnologia caminham juntos rumo a um futuro mais inovador, inclusivo e cheio de possibilidades. O impacto da inteligência artificial na educação ainda está sendo explorado, e projetos como o "Conectando Futuros com IA: Empreendedorismo Futurístico" e os demais do Google IA+Edu Fellowship demonstram que há um imenso potencial para transformar o aprendizado e o desenvolvimento de novas habilidades.

Se você gostou deste projeto e quer continuar acompanhando iniciativas que integram tecnologia e educação, fique ligado nas próximas postagens desse Blog! Em breve, compartilharemos mais experiências, insights e novos projetos que podem inspirar ainda mais sua prática pedagógica. Vamos juntos construir um futuro educacional mais inovador e acessível!

Compartilhe suas ideias nos comentários e inspire outros educadores a fazerem a diferença! 🚀



Até nosso próximo post! 
Prof. Gêrlan Cardoso
Google Champion



Comentários

  1. Fantástico! Sempre vi a IA como um desafio para a educação, mas seu projeto mostra como podemos usá-la como uma aliada no desenvolvimento da criatividade dos alunos.

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  2. Incluir Design Thinking com IA foi uma sacada genial! Esse método permite que os alunos realmente se tornem protagonistas do próprio aprendizado e a IA ficou só no suporte a criatividade. Parabéns!

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  3. Seu projeto me fez repensar o uso da IA na minha sala de aula, meu querido. Sempre tive receio de que ela substituísse o pensamento crítico, mas percebo que pode ser o contrário, se bem utilizada.

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  4. Adorei a abordagem! Usar IA na prototipação de produtos que não existem é algo que nunca tinha pensado mesmo, mas vejo que faz total sentido para aguçar a criatividade nos estudantes.

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  5. Muito inspirador, professor Gerlan, trabalhar IA como ferramenta de apoio, e não como substituta da criatividade humana, é exatamente o que precisamos aprender para ensinar aos estudantes.

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  6. A integração do Gemini no processo criativo foi um diferencial incrível. Como podemos adaptar essa prática para escolas com menos acesso a tecnologia?

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  7. Professor esse seu projeto responde a uma das maiores dúvidas dos educadores: como usar a IA sem comprometer a essência do aprendizado? Excelente reflexão!

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