A Revolução Tecnológica no Contexto Educacional

Fala Personas, tudo bem com vocês? hoje quero trazer um pouco sobre algumas reflexões que venho fazendo nos últimos anos sobre a educação do Futuro/presente. Então, #borapracima. Em um contexto em que cada vez mais o acesso a equipamentos tecnológicos e à Internet está incorporado nos ambientes educacionais, percebemos que o papel docente está ficando desafiador. Por um lado, temos uma geração cada vez mais conectada e vivendo em um mundo virtual muito atrativo e diferente do que estávamos acostumados. Por outro lado, temos as aulas tradicionais com lousa e pincel e uma demanda cada vez maior de atribuições, o que torna o docente exaurido. Diante deste cenário, pergunto-me como devemos propor a Educação do Futuro?



    Na era da tecnologia da informação e comunicação, a velocidade das transformações é cada vez maior. E os adultos das próximas gerações precisarão estar preparados para mudar de carreira ao longo da vida, o que faz com que o papel das escolas tenha de ser reavaliado. Percebemos que alguns esforços estão sendo feitos, como por exemplo, o desenvolvimento de habilidades e competências para o século XXI, contidas na BNCC. Sabendo que a informação está disponível a qualquer momento e que não é mais exclusividade dos professores, cabe às escolas desenvolverem nos alunos competências socioemocionais e criativas para que aprendam a empreender e a lidar de forma colaborativa com os desafios deste século.

    No decorrer do tempo, a educação passou por um processo de evolução, o qual podemos classificar da seguinte forma:

I - Educação 1.0 - Nessa fase, o educador era a figura mais importante na organização e no trabalho de formação do estudante;

II - Educação 2.0 - A "nova" escola 2.0 preparou as pessoas para trabalharem nas fábricas;

III - Na educação 3.0 -  o professor precisa saber usar as novas tecnologias como potencial pedagógico; 

IV - Educação 4.0 - O educador, nesta chuva de sinapses de informações acessíveis pelas Tecnologias Educacionais, torna-se o orquestrador, o curador das múltiplas informações junto ao educando. 

    Esses dias eu estava no trabalho e procurando algumas inspirações para uma palestra e achei um vídeo do Murilo Gun, no TEDxFortaleza, intitulado de "Escolas Matam a Aprendizagem", achei muito forte e resolvi assistir, e ai me deparei com muitas questões que já vinha fazendo no meu dia a dia.


    Portanto, querido leitor(a), é fundamental para o educador da geração chamada alpha, estar a cada dia desafiando - se e testando novos métodos que utilizem plataformas tecnológicas para potencializar a experiência de aprendizagem. E as redes educacionais devem cada vem mais investir na formação de professores, que também precisam desenvolver competências digitais para a docência.

Agora queremos saber... Você se sente desafiado(a) no contexto da educação 4.0?


Comentários

  1. Me sinto desafiada e atuante. Atualmente mestranda em rede do ProfEPT e certificada Google L1, a caminho da L2.

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