HOJE É DIA DE ROCK, BEBÊ!


Muitas vezes achamos que só na aula de artes podemos introduzir um assunto sobre música ou que dependemos de um professor especialista disponível mas... 

Imagine que você decida falar sobre a última "fakenews" que anunciou a morte da Rainha Elizabeth II esta semana, ou vai tratar sobre a participação da Inglaterra na Segunda Guerra Mundial, ou até mesmo sobre os mistérios de Stonehenge! Já pensou introduzir uma Inteligência Artificial que avalia o quão parecida sua voz é da voz do Freddie Mercury, o vocalista da banda inglesa Queen?

Agora você deve estar se perguntando: Mas o que isso tem a ver com o meu conteúdo? Provavelmente nada, exceto o país envolvido, mas existem algumas vantagens quando introduzimos música nas nossas aulas e vamos conversar sobre alguns desses aspectos.

A música está presente nos momentos mais especiais das nossas vidas: casamentos, comemorações, formaturas, aniversários. Algumas músicas nos lembram momentos das nossas vidas e outras nos lembram de pessoas queridas. Alguns casais possuem "aquela" música especial que os uniu. O fato é que quando a ocasião é especial, pode ter certeza que vai ter música! 

A rememoração é uma forte característica da música e significa que ela tem a capacidade de nos fazer reviver, ativar novamente uma lembrança, um momento. As lembranças ativadas pela música são mais fortes que uma recordação normal. Quando eu estava na 6ª série, tive um professor de matemática que fez uma paródia com a música de A Praça é Nossa. Eu não lembro o nome do professor (nunca fui boa com nomes), mas lembro do seu rosto, do seu cabelão comprido e nunca mais esqueci da música:
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Hoje eu acordei com vontade de aprender
Regras de sinais para nunca esquecer
Olhei para a continha e logo me desesperei
Tirando os parênteses, como é que eu farei?
Quando aparecem aqueles sinais iguais
Seja menos com menos ou até mais com mais
Já estou em pânico e não sei se sobrevivo
Mas tenho certeza que o sinal é positivo

E menos com mais... E mais com menos
O que fazer? Agora já sabemos
Sinais contrários: tá confirmado
Quando for par, negativo é o resultado. 
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Eu lembro de como essa aula foi divertida, lembro do sorriso do professor quando cantamos a música completa. Queria poder encontrá-lo novamente e falar: "Hey, eu sei até hoje aquele seu conteúdo! Inclusive, repassei essa música para os meus filhos".

Então dentro deste espírito da rememoração, por que não trazermos a música para perto das nossas aulas? Claro que alguns professores podem criar suas próprias paródias musicais com o seu conteúdo, mas vou deixar hoje aqui a dica de uso de uma ferramenta MUITO divertida e super fácil de usar, e que pode tornar sua aula inesquecível! Afinal, ninguém imagina que o professor vai usar uma ferramenta com inteligência artificial para saber o quão próxima sua voz é da do Freddie Mercury! 

A ferramenta se chama Freddiemeter e faz parte dos Experimentos Google, um site que lista dezenas de experimentos envolvendo Chrome, Android, Inteligência Articial e Machine Learning, em diversas áreas: desenho, música, realidade aumentada, cultura, criatividade, design, etc. 

Ao acessar o Freddiemeter, basta clicar em LET´S DO IT para acessar a lista com as seguintes canções:

Don't stop me now
Bohemian Rhapsody
We are the champions
Somebody to love

Ao clicar na música, a janela abre com a opção de ouvir ao Freddie cantando o trecho que será cantado e também o botão para começar a cantar. Ao clicar, como num Karaokê, aparece uma contagem com a letra da música e tudo o que você precisa fazer é soltar a voz!



O trecho a ser cantado é bem curtinho mas é um super desafio! Ao final, o programa analisa seus acertos vocais e te dá uma porcentagem do quanto sua voz é parecida com a do Freddie. Eu sou formada em música e nunca cheguei perto! Olhem minha última tentativa cantando We are the champions!


Ele também te permite compartilhar o que você cantou por meio de um link (sim, ele grava tudinho!) mas fique tranquilo: este experimento utiliza novos modelos de aprendizagem em máquinas de dispositivos desenvolvidos pela Google Research para ver o quão próximos você está do timbre, do tom e da melodia de Freddie. Seu áudio não é carregado em servidores para ser analisado, portanto, seus vocais permanecem privados.

Acho que o mais importante é a gente olhar para as ferramentas virtuais disponíveis e se perguntar: Como posso usar isso na sala de aula? Será mesmo que não tem conexão com o que eu faço? Será que fazer os alunos cantarem não vai criar um outro tipo de elo entre professor e aluno, ou entre conteúdo e aluno? 

E se num projeto multidisciplinar a gente usasse a banda Queen como ponto de partida para descobrir o que puder sobre a Inglaterra: Quem foram os principais cientistas britânicos? Quais as principais diferenças entre o inglês britânico e o inglês americano? É verdade mesmo que a Inglaterra ajudou a família real portuguesa a fugir das tropas de Napoleão Bonaparte? Como é o sistema político do Reino Unido?

Bem, tem assunto pra caramba se seguirmos por esse caminho e tudo pode começar com uma bela canção! Então, todo dia pode ser dia de Rock, bebê! 


Compartilho aqui embaixo o vídeo que eu fiz usando o Freddiemeter e quando você experimentar não esquece de marcar o GEG Brasil pra gente te ouvir! E se tiver outras ideias sobre como utilizar o Freddiemeter já sabe: Marca que a gente quer saber! 














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