Quais as novidades do mundo Google do mês de Maio? O GEG te conta!

Mais um mês chegando ao fim, mas com muitas novidades do mundo Google Workspace for Education! Quer descobrir o que vem por aí? Então vem que o GEG te conta!


2 de maio | Documentos

O Documentos Google continua sendo o nosso campeão de atualizações e já começou o mês de maio com várias novidades e novos smart chips. Agora ao inserir o @ em um Documento, você tem novas opções. Além do Rascunho de e-mail já apresentado por aqui no mês de março, agora surgem novas opções que podem te ajudar em projetos ou até mesmo no gerenciamento das postagens da rede social da sua escola. 

Para ativá-las é simples, vamos ver?

- Planejamento de produtos

Inserindo o @ e então planejamento de Produtos você já insere automaticamente uma tabela para gerenciar o seu projeto onde você pode definir partes do projeto, status, arquivos relacionados e notas. Veja a imagem abaixo:

- Controle de revisões

Agora, se você está trabalhando com a correção conjunta de trabalhos, textos, redações, projetos, ou até mesmo fazendo essa dinâmica com os seus estudantes, você pode inserir o @ e puxar a opção controle de revisões que te dará uma tabela pronta onde você pode inserir o nome do revisor, o status da tarefa e até mesmo notas, links ou comentários. Veja a imagem abaixo:

- Recursos do projeto

Seguindo ainda a mesma linha de projetos, utilizando o @ e a opção recursos do projeto você terá acesso a uma tabela pronta, onde pode inserir os arquivos utilizados em cada etapa, sua descrição e o status. Veja a imagem abaixo:

- Controle de conteúdo de lançamento

E para aqueles responsáveis por gerenciar as redes sociais da sua escola ou de algum projeto, basta inserir o @ e escolher a opção controle de conteúdo de lançamento para ter acesso a uma tabela onde você pode inserir os links dos arquivos que serão postados, a descrição ou legenda de cada um deles e o status da tarefa. Veja a imagem abaixo:


E o melhor de tudo é que todas essas tabelas são personalizáveis. E o recurso apresentado na coluna Status também está disponível de forma separada como Menu suspenso

Com ele você pode usar os menus suspensos já previamente definidos ou até mesmo criar o seu menu personalizado, não é o máximo?

Lançamento: A partir de 2 de maio, de forma gradual. Como foi lançado no início do mês, já deve estar disponível para você. Se tiver, comenta aqui abaixo qual você mais gostou!

4 de maio | Google Tarefas

Se você é daqueles educadores super organizados e que adoram colocar toda a sua rotina no Google Tarefas, você vai amar essa novidade! Agora é possível você definir o término de uma tarefa recorrente diretamente no seu Google Tarefas. Veja no gif abaixo:


Fonte: Google

São 3 opções de escolha: Nunca, Em (para escolher uma data específica) e Após (para definir a quantidade de ocorrências).

Lançamento: A partir de 4 de maio, de forma gradual. 

10 de maio | Google Meet e Google Drive

Está procurando aquela gravação da aula e não consegue encontrar no seu Google Drive? Essa nova atualização promete ajudar nessa tarefa. Utilizando a expressão app:"Google Meet" na barra de pesquisa, você poderá encontrar facilmente (dependendo dos recursos disponíveis na sua conta): gravações, transcrição de bate-papo, relatórios de presença, notas de reuniões criadas no Google Agenda, etc. Veja na imagem abaixo:

Fonte: Google

Lançamento: A partir de 10 de maio, de forma gradual. 

10 de maio | Google Sites

Em setembro do ano passado, o Google liberou uma atualização que permitia você criar um tema personalizado para o seu Google Sites. Agora nesta nova atualização, será possível importar um tema personalizado já utilizado em outro site. Se você já tem aquele tema que adora usar em suas turmas, agora ficou mais fácil manter tudo padronizado. Veja abaixo no gif o recurso funcionando:

Fonte: Google

Lançamento: A partir de 10 de maio, de forma gradual. 

25 de maio | Documentos Google

Não disse que o Documentos Google é o nosso campeão de atualizações. Anunciada em 25 de maio uma atualização simples, muito funcional e há tempos pedida pelos usuários. Agora será possível selecionar múltiplos textos em seu documento de uma só vez, permitindo assim uma maior facilidade na hora de colocar na formatação correta. Para utilizar o recurso basta selecionar o primeiro trecho do texto, apertar a tecla ctrl/cmd e depois selecionar o próximo trecho e já fazer a sua formatação. Veja no gif abaixo o recurso funcionando:

Fonte: Google

Lançamento: A partir de 25 de maio, de forma gradual. 

25 de maio | Google Sites

Ainda em 25 de maio, uma nova atualização para o Google Sites também foi anunciada. Agora será possível incorporar conteúdo como uma página inteira no seu Site como um código personalizado, outros sites e aplicativos do Google, como Mapas e Documentos. Anteriormente, os editores só podiam adicionar esses elementos como parte de uma página. Esta atualização oferece mais flexibilidade para organizar e exibir conteúdo incorporado em seu site. Agora ficou mais fácil criar aquele site personalizado para a viagem da sua turma com um mapa e um roteiro super integrados. Veja o recurso funcionando no GIF abaixo:

Fonte: Google

Lançamento: A partir de 24 de maio, de forma gradual. 

26 de maio | Google Drive

Se você entrou no seu Google Drive recentemente, provavelmente se deparou com uma janela pop-up te dando novas dicas de funcionalidades. É a nova atualização anunciada que irá te permitir usar atalhos já conhecidos do seu teclado no Drive. Agora você já pode usar o Ctrl+C (Copiar), Ctrl+X (Recortar) e Ctrl+V (Colar) com os arquivos do seu Google Drive.

E esse recurso ainda irá te permitir, ao selecionar um arquivo e clicar no teclado Ctrl+C, copiar o título e o link do seu arquivo, isso te permitirá adicioná-lo mais facilmente a um e-mail ou documento, por exemplo. Agora se você quiser somente o link do arquivo, basta utilizar os comandos Ctrl+Shift+V para colar o link do arquivo. Veja no GIF abaixo um pouco do recurso funcionando:

Fonte: Google

Lançamento: A partir de 26 de maio, de forma gradual. 

E aí? Gostou das novidades? Quer saber mais sobre o mundo Google? Então não perca o nosso próximo post! Comente abaixo quais recursos você mais gostou e quais já estão disponíveis para você. Abraços!

Comentários