5 Usos Pedagógicos para Desbloquear o Potencial do NotebookLM na Educação


Olá, Educador/a do Google Brasil!

Vocês já pararam para pensar em quanto tempo um professor dedica, todos os dias, para planejar aulas, revisar materiais, corrigir atividades e pensar em formas envolventes de ensinar? E se existisse uma ferramenta capaz de otimizar tudo isso, funcionando como um verdadeiro braço direito no processo de ensino e aprendizagem?

Pois essa ferramenta existe! E não, desta vez não estamos falando do Gemini (embora ele seja incrível para buscar informações fora das fontes indicadas). Estamos falando do NotebookLM, outra ferramenta gratuita de inteligência artificial do Google que atua diretamente sobre os documentos, sites e arquivos que você mesmo seleciona como fonte. Um verdadeiro assistente pedagógico que funciona 24 horas por dia, com foco, precisão e sem distrações (Ops! sem as temidas alucinações...).

O NotebookLM (Language Model) é muito mais do que um bloco de anotações com IA: ele permite carregar documentos, sites, PDFs, vídeos e muito mais, oferecendo uma experiência personalizada de leitura, análise e criação de conteúdo. Diferente de outros chats de IA, o NotebookLM não inventa informações — ele trabalha exclusivamente com as fontes que você envia, fornecendo respostas e insights com base em dados reais.


Se você é professor, coordenador ou estudante, aqui estão cinco formas práticas e pedagógicas de usar o NotebookLM para transformar a aprendizagem em sua escola:

1. Faça Perguntas Frequentes sobre PDFs, Sites e Vídeos

Imagine ter um artigo científico, uma reportagem ou até uma aula em vídeo e poder fazer perguntas como:

  • "Quais são os principais argumentos apresentados no texto?"

  • "Qual é a tese central do autor?"

  • "Esse conteúdo dialoga com qual competência da BNCC?"


Com o NotebookLM, basta carregar a fonte e iniciar uma conversa. A IA responderá sempre se baseando no conteúdo que você subiu, com citações diretas e notas de rodapé automáticas. É ideal para professores que trabalham com metodologias como sala de aula invertida ou aprendizagem baseada em projetos.

Além disso, você pode carregar vídeos do YouTube, e a IA responderá com base na transcrição do conteúdo audiovisual. Uma verdadeira revolução para analisar videoaulas, entrevistas e até debates políticos ou científicos.

2. Adicione Notas para Debate e Organização

Enquanto analisa o conteúdo com a IA, você pode criar notas personalizadas dentro do Notebook:

  • Professores podem anotar ideias de atividades, perguntas para seminários e destaques para avaliação.

  • Alunos podem registrar resumos, insights e anotações colaborativas.

Essas notas ficam organizadas por tópico e facilitam tanto a memorização quanto a reflexão crítica sobre os materiais estudados.

3. Crie um Resumo em Áudio (Audio Overview)

Essa função é especialmente interessante para quem trabalha com diferentes estilos de aprendizagem. A partir dos documentos enviados, o NotebookLM pode gerar um resumo em formato de podcast, com narração por vozes realistas de IA.

Imagine disponibilizar para os seus alunos:

  • Um podcast sobre o conteúdo da aula do dia;

  • Um áudio introdutório antes da leitura de um artigo;

  • Um "aquecimento" para revisões de prova.

A boa notícia é que o áudio gerado pelo NotebookLM já está disponível em português! (Porém há dois mês atrás somente em inglês) E agora você também pode adaptar os textos para o idioma que quiser: inglês/Português... Em uma aula inglês você pode pegar um artigo em português e usar os áudios como ferramenta de "listening" para desenvolver nos seus alunos essa habilidade. Já pensou em trabalhar o mesmo conteúdo com dois resumos em áudio, um em português e outro em inglês, gerados por IA? Ou até mesmo criar um diálogo entre duas inteligências artificiais debatendo o conteúdo que você deu na sua aula? Isso tornaria o aprendizado mais diverso, engajador, criativo e para além da sala de aula.

4. Construa Mapas Mentais e Linhas do Tempo

Ao carregar uma fonte, você pode solicitar à IA que organize os dados em diferentes formatos visuais:

  • Mapas mentais para identificar e conectar ideias principais;

  • Linhas do tempo com fatos históricos, etapas de um processo ou a evolução de um conceito.

Essas estruturas são ideais para:

  • Aulas de História, Filosofia e Geografia;

  • Trabalhos interdisciplinares e apresentações;

  • Planejamento de sequências pedagógicas complexas.



5. Vá Além: Pesquise Fora da Fonte

O NotebookLM também permite que você explore o que está faltando na fonte carregada. Ele pode sugerir pesquisas adicionais, autores relevantes, ou até apresentar uma visão crítica sobre as limitações do material.

Exemplo: “Quais autores contradizem essa abordagem?” Ou: “Sugira fontes complementares mais recentes sobre esse tema.”

Essa funcionalidade transforma o NotebookLM em um instrumento de aprofundamento e pensamento crítico, alinhado aos pilares da BNCC: investigação, argumentação e autonomia intelectual.

Mas, por que usar o NotebookLM na minha escola?

Antes de finalizar, vale destacar por que vale tanto a pena explorar o NotebookLM em contextos educativos. Mais do que uma ferramenta de IA, ele se posiciona como um verdadeiro aliado na rotina pedagógica, ajudando a otimizar o tempo do professor, aumentar a participação dos estudantes e promover uma aprendizagem mais significativa e personalizada. Confira a seguir alguns motivos que tornam essa ferramenta indispensável no cenário educacional atual:

  • Reduz o tempo de planejamento e análise;

  • Estimula leitura crítica e pesquisa com fontes reais;

  • Gera conteúdos personalizados e acessíveis;

  • Incentiva protagonismo estudantil e o uso ético da IA;

  • Oferece ferramentas multimodais para aulas mais inclusivas.

Enfim... 💡 Dica Final

Crie "cadernos" temáticos por disciplina, projeto ou série. Por exemplo:

  • 📘 Notebook – Redação ENEM

  • 📗 Notebook – História, Geografia, Matemática etc...

  • 📕 Notebook – Projetos de Vida


Essa dica poderosa vem diretamente do GEG Summit 2025, onde foi compartilhada durante um momento de troca de experiências entre líderes GEG. O Líder GEG de Brasília, Lucas Matheus, contou como utiliza essa estratégia em sua prática pedagógica: com seus alunos, ele cria um caderno no NotebookLM para cada disciplina — Português, Matemática, Inglês, História — e revisa os conteúdos com eles, especialmente nos momentos que antecedem as avaliações. Além de fortalecer a autonomia dos estudantes, essa abordagem permite consolidar o conhecimento de maneira organizada e colaborativa.

Agora é com você! 🫵

E você, já começou a explorar o NotebookLM com seus alunos? Compartilhe essas dicas com outros professores da sua rede e promova uma cultura de colaboração baseada em IA

Ahhh, e não esqueça, também, de compartilhe suas experiências nos comentários e acompanhe nosso blog para mais dicas sobre ferramentas Google na educação!



Até nosso próximo post! 
Prof. Gêrlan Cardoso
Google Champion

Comentários

  1. Excelente conteúdo! Obrigado por esse esclarecimento!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso post! O NotebookLM é excelente e pode ser usado de diversas formas!

    ResponderExcluir
  3. Professora Mariana Silva15 de maio de 2025 às 10:21

    Que artigo incrível! Já comecei a usar o NotebookLM com meus alunos de 8º ano e a diferença na organização dos estudos foi absurda. A dica dos cadernos por disciplina foi ouro!

    ResponderExcluir
  4. Amei o artigo e a ferramenta que não conhecia, parabéns meu amigo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  5. Gerlan querido que ferramenta maravilhosa achei as situações oportunas para aplicar com meus alunos mas aulas de Geografia, muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Que ferramenta incrível! Já estou usando e recomendo. Muito rica!

    ResponderExcluir
  7. Essa ferramenta é incrível já usava o Gemini para meus estudos no Doutorado, mas agora sabendo como funciona só usarei ela. Parabéns! 🎉🎊

    ResponderExcluir
  8. Pessoal que artigo maravilhoso! Gerlan suas dicas são super necessárias para me ajudar como coordenadora pedagógica, eu já vou levar para a reunião de professores. Meu querido, parabéns !

    ResponderExcluir
  9. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  10. Me senti representado lendo esse texto. A rotina do professor é puxada, e ver uma ferramenta que realmente nos ajuda como essa é o Gemini e com exemplos tão reais, faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
  11. Sou a Professora Camila Tavares e mesmo sendo da Educação Infantil, consigo adaptar algumas ideias! O resumo em áudio, por exemplo, estou pensando em usar para contar histórias com vozes diferentes.

    ResponderExcluir
  12. Mais um texto que nos inspira a olhar para a IA com responsabilidade e criatividade. Obrigada por compartilhar conhecimento com tanta generosidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário