4 Tendências do ISTE 22 para inovar em sua sala de aula!



O ISTE, ou International Society of Technology in Education, anualmente realiza uma das maiores conferências de tecnologia educacional do mundo. Esse ano, o ISTE ofereceu a possibilidade de participar da conferência presencialmente, em Nova Orleans, ou de forma remota. Assisti de forma remota e hoje quero trazer aqui algumas tendências compartilhadas por lá!

De perda do aprendizado para aprendizado inacabado

Foi comum usar o termo perda do aprendizado para se referir à lacuna de aprendizagem ocorrida por conta da pandemia, falta de acesso a recursos e dificuldades em acompanhar o aprendizado da escola. Desde 2021, o termo vem sendo substituído por aprendizado inacabado, que traz uma ideia não de algo perdido, mas de algo que ainda se pode encontrar. E agora em 2022, falou-se muito sobre como ajudar esses alunos que ainda estão com uma lacuna de aprendizagem.

Algumas dicas foram:
  • Conteúdo ativamente envolvente
  • Conexões sociais
  • Orientação para o crescimento (busca pelo auto-aperfeiçoamento, definindo melhores metas acadêmicas pessoais e metas desafiadoras para si mesmos em seus trabalhos escolares)
  • Maior acesso a programas e serviços formais para mais alunos
Outro ponto em comum foi uma crítica ao aprendizado mesmo antes da pandemia. A COVID não criou iniquidades, mas as revelou. Não é possível perder algo que você nunca teve antes.

Ainda dentro deste tópico, muitas sessões trouxeram a importância de trazer a alegria e prazer de ensinar e aprender de volta. O que te traz alegria? Como você pode inserir essa alegria em suas aulas?

Muitos falaram sobre a importância dos relacionamentos, como Juliana Urtubey, que afirmou que "a nossa conexão com o outro é a fundação para todo o resto."

Web3



A web3 foi um tema bastante discutido no ISTE. A web3 é a internet de hoje em dia, social e descentralizada. O poder está em nossas mãos. Termos comuns relacionados à web3 são NFTs/ criptomoedas/ metaverso/ blockchain.

Algumas tendências da web3:
  • Trabalho remoto
  • Aprendizado desagregado - Com cada vez mais opções, maior demanda dos pais e mais opções de qualidade, as escolas que reformularem o aprendizado para credenciar, creditar e contar programas e experiências fora do programa tradicional terão mais sucesso. Embora a desagregação se expanda, a forma como o aprendizado é reagrupado surgirá como a próxima inovação – acessível, personalizada, responsável e massiva.
  • "Gig economy" - um mercado de trabalho caracterizado pela prevalência de contratos de curta duração ou trabalho freelance em oposição a empregos permanentes.
  • Economia de criadores - uma economia facilitada por software que permite que os criadores obtenham receita com suas criações
O Metaverso também foi bastante falado e questionado durante a conferência. O Metaverso que estamos vendo hoje em dia ainda é somente um protótipo. Temos empresas separadas criando protótipos de Metaversos com algumas limitações. O metaverso do futuro é interoperável, não tem um dono, é acessível a qualquer um e é uma versão virtual paralela do mundo livre. Ele provavelmente suportará totalmente a realidade aumentada e virtual, a inteligência artificial e a conectividade para conectar todos os mundos. Realidade aumentada, virtual e estendida e inteligência artificial também foram tendências na conferência, como já vem sendo a alguns anos, mas cada vez ganhando mais importância.

Se quiser saber mais sobre web3 e Metaverso, recomendo seguir Michael Cohen (@TheTechRabbi) e Vriti Saraf (@VritiSaraf).

Roblox/ Minecraft/ Fortnite na sala de aula

O cérebro humano aprende fazendo. O metaverso (ou os protótipos disponíveis hoje) oferecem possibilidade para mais fazer e podem ser ótimos espaços de criação e colaboração para as crianças com professores e outros adultos sendo os guias. O Roblox, por exemplo, chegou a marca de 40 milhões de jogos diferentes em sua plataforma - criados pelos seus usuários, usando a LUA, linguagem de programação do Studio Roblox.

Com o avanço da tecnologia que nos traz novas opções imersivas e mundos imaginários, é importante observar como educamos as crianças e como os professores podem auxiliar nisso.

O sucesso no mercado de trabalho no futuro exigirá o domínio de um conjunto de habilidades que a Brookings Institution chamou de “habilidades para um mundo em mudança”. Elas vem sendo chamadas de 6Cs. São elas:
  • Colaboração
  • Comunicação
  • Conteúdo
  • Pensamento Crítico
  • Inovação Criativa
  • Confiança
Para ler mais sobre essas habilidades, acesse o link!

O poder do TikTok na educação

Algumas sessões falaram sobre o TikTok e seu poder na educação. Alguns dados interessantes sobre a plataforma:
  • App mais baixado com 1 bilhão de usuários mensais ativos (397 milhões no Twitter)
  • 3.5 bilhões de usuários no mundo todo / 138 milhões nos EUA
  • Usuários gastam em média 52 minutos por dia no Tik Tok
  • TikTok é acessado mais vezes por dia do que o Google
  • 8 novos usuários a cada segundo
  • 90% dos usuários acessam o app pelo menos uma vez por dia
  • 43% dos usuários experimentam algo novo depois de ver na plataforma
  • 36% dos usuários tem entre 35-54 anos
  • O tempo médio no TikTok é 3x maior do que no Instagram
Ao contrário do que normalmente pensamos, o TikTok não é só uma plataforma de dança e coreografia, é também uma plataforma de nanoaprendizado. Seus curtos vídeos são hiperfocados - normalmente focados em aprender uma única coisa - e é possível aprender sobre culinária, leitura, séries, saúde e exercício, skincare, notícias, enfim, tudo!

Há muitos professores compartilhando conteúdo muito interessante na plataforma e muitos alunos compartilhando seus trabalhos na rede também! Por que não pedir um vídeo curto estilo TikTok como uma avaliação do conteúdo estudado? Os alunos podem postar seus vídeos no Fligrid ou compartilhar via Classroom.

De uma forma bem resumida, essas foram 4 tendências no ISTE22. Há uma prática comum no ISTE, que é compartilhar nas redes sociais recursos e aprendizados da conferência com a hashtag #notatiste, para quem não pode estar presente. Se vocês buscarem a hashtag principalmente no Twitter irão encontrar muitas coisa legal! Uma das coisas que compartilhei por lá e deixo aqui também, é essa planilha de recursos e referências de sessões que eu assisti e outras que não consegui, mas salvei recursos para ver depois!

Qual tendência você curtiu mais? Algum insight ou ideia para incluir já nas suas aulas?

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