5 instrumentos musicais virtuais que você precisa conhecer

  


Mas quem disse que precisa ser músico ou comprar um piano de 50 mil reais para tocar? Nada disso! Aqui no blog você fica sabendo agora mesmo sobre como utilizar as possibilidades virtuais para te auxiliar na sua própria produção musical! Confira!

Os instrumentos listados abaixo são totalmente gratuitos e super fáceis de usar! Confira a descrição e acesse o link para criar sua primeira música!

Já ouviu falar dos Boomwhackers? Olha esse vídeo com a música da Pantera Cor-de-Rosa e outras músicas?


Muito legal, não é mesmo? Um Boomwhacker é um instrumento musical da família da percussão idiomática. Eles são tubos plásticos leves, ocos, codificados por cores, afinados a um tom musical por comprimento. Acesse a versão virtual aqui: Boomwhackers

E agora que tal aprender a tocar Brilha, brilha estrelinha num xilofone virtual? Olha esse vídeo!


E você pode tocar seu xilofone virtual aqui: Xilofone

Tenho certeza de que você está curtindo a experiência musical até aqui! Vamos ampliar nossa musicalidade tocando bongos virtuais do Makey Maker. Você pode acessar aqui (Bongos do Makey Makey) para tocar seus próprios ritmos usando a tecla de espaço e a seta da esquerda no seu teclado!

Uma das minhas experiências favoritas quando o assunto é instrumento musical virtual é o DOT PIANO. O Dot Piano é um instrumento musical visual que vive na web. Você pode usar as teclas de seu computador para gravar uma música, depois compartilhá-la simplesmente enviando um link. É visualmente e musicalmente incrível!

E por último, mas não menos importate, o Theremin. Ele é um instrumento completamente diferente e muitas pessoas nem sabem da sua existência. Trata-se de um instrumento musical eletrônico controlado sem contato físico pelo tereminista. Seu nome vem de seu inventor, Leon Theremin, que patenteou o dispositivo em 1928. Vale super a pena conferir essa performance ao vivo, executado por Katica Illényi, com a música Once Upon a Time in the West, de Ennio Morricone: 


Lindo, não? Você pode conferir como funciona um Theremin virtual nesse site aqui

Agora, claro que é super legal a gente explorar esses instrumentos, certo? Mas como professores que somos já ficamos nos perguntando como podemos utilizá-los com nossos alunos! Aqui seguem algumas dicas:

1. Você pode permitir que alunos façam suas próprias composições e também pode desafiá-los a criar uma forma de dar a outra pessoa as instruções para sua composição, para que possam repetir a peça original. 

2. Peça aos alunos que criem uma composição musical que conte uma história utilizando os recursos apresentados

3. Incentive a turma para que criem uma melodia para cada personagem de uma determinada história. Peça que escrevam para explicar por que cada personagem tem aquela composição musical. 

Enfim, existem várias formas da gente aproveitar instrumentos musicais virtuais na nossa sala de aula! Qual você gostou mais? 


Comentários