Educador, você conhece o ODS 4?

ODS 4: Assegurar a Educação Inclusiva e Equitativa e de Qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 

Educador, você já ouviu falar em ODS, Agenda 2030, Educação Inclusiva e Equitativa e de Qualidade?

Você sabe qual é a responsabilidade dos líderes mundiais nesta Agenda? Consegue identificar o seu papel como educador?

Com esse texto queremos despertar a sua atenção para o assunto e levá-lo a refletir sobre a importância do Governo, da Escola e do educador na Agenda 2030.



Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são derivados dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Estes foram lançados pela ONU no ano de 2000 na Declaração do Milênio. Nesta, as Nações comprometeram-se a unir esforços para reduzir a pobreza extrema num prazo de 15 anos por meio de 8 objetivos, entre eles, a redução da pobreza, a universalização do ensino básico e a redução da mortalidade infantil.


Os esforços surtiram resultados e nesses 15 anos, ao redor do mundo: o número de pessoas que vivem em extrema pobreza diminuiu mais da metade, a proporção de pessoas subnutridas nas regiões em desenvolvimento caiu quase pela metade, a taxa de matrículas no ensino primário nas regiões em desenvolvimento atingiu 91 por cento e muito mais meninas estão agora na escola em comparação com os dados de 15 anos atrás.


Como o prazo para alcançar os Objetivos do Milênio esgotou-se em 31 de dezembro de 2015, foi aprovada por 193 líderes mundiais em 25 de setembro de 2015, a Agenda 2030. Ela consiste em um plano de ação colaborativo ainda mais ambicioso do que seu antecessor, buscando erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça, e conter as mudanças climáticas.


Para cumprir esta Agenda, foram criados 17 objetivos, denominados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estes objetivos desdobram-se em 169 metas. Assim, os governos podem planejar, implementar, monitorar e controlar políticas públicas que busquem atingir estas metas de forma mais sistematizada e uniforme, permitindo por meio de indicadores, a comparação de análises históricas.


Os esforços não se restringem somente à decisão de líderes e da alta burocracia, mas engloba também, ONGs, empresas privadas e a sociedade como um todo!


O papel da sociedade é fundamental, com ações que fortaleçam os objetivos e acompanhem seus representantes para que as obrigações assumidas com a Agenda 2030 sejam postas em prática.


Logo, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.


Com enfoque na Educação, o ODS4 visa assegurar a Educação Inclusiva, Equitativa e de Qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

 
Educação de Qualidade é aquela que desperta e potencializa as habilidades do ser humano como um todo. Ela revela um mundo de possibilidades.


O ideal de liberdade e o pleno exercício da cidadania passam obrigatoriamente pela Educação. Sem ela, o ser humano encontra-se restrito, incompleto.



Atualmente, existem 58 milhões de crianças em idade para cursar o ensino fundamental que não frequentam a escola. E entre as que frequentam, muitas não conseguem aprender os conteúdos mais básicos. Estima-se que, no mundo, pelo menos 250 milhões de crianças em idade escolar não sejam capazes de ler, escrever ou contar bem o suficiente para atender aos padrões mínimos de aprendizagem. Estes dados incluem meninos e meninas que passaram pelo menos quatro anos na escola.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), serão necessários 8,4 milhões de professores até 2030 para garantir as necessidades educacionais das crianças do ensino primário e secundário.


Com base num relatório produzido por um Comitê Técnico do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, a remuneração média dos professores brasileiros, em 2012, era equivalente a 51% do valor médio obtido pelos demais profissionais com nível superior completo. Além disso, professores e alunos precisam de condições favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem: menor número de alunos por classe, escolas seguras, com água e saneamento, material didático, equipamentos, eletricidade, acessibilidade, entre outros.


Dados do Censo Escolar de 2014 revelam, por exemplo, que apenas 5% das escolas da área rural contam com esgoto encanado, 15% não têm nenhum tipo de estrutura para lidar com os resíduos e 14% têm serviço de água inexistente.


Para corrigir situações como estas, foram apresentadas dez metas envolvendo educação básica, ensino profissionalizante, superior e alfabetização, além de infraestrutura nas escolas e boas condições de trabalho e reconhecimento social para professores.



São elas:


Meta 4.1

Nações Unidas
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

Brasil
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino fundamental e médio, equitativo e de qualidade, na idade adequada, assegurando a oferta gratuita na rede pública e que conduza a resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes.


Meta 4.2

Nações Unidas
Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário.

Brasil
Até 2030, assegurar a todas as meninas e meninos o desenvolvimento integral na primeira infância, acesso a cuidados e à educação infantil de qualidade, de modo que estejam preparados para o ensino fundamental.


Meta 4.3

Nações Unidas
Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade.

Brasil
Até 2030, assegurar a equidade (gênero, raça, renda, território e outros) de acesso e permanência à educação profissional e à educação superior de qualidade, de forma gratuita ou a preços acessíveis.


Meta 4.4

Nações Unidas
Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

Brasil
Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham as competências necessárias, sobretudo técnicas e profissionais, para o emprego, trabalho decente e empreendedorismo.


Meta 4.5

Nações Unidas
Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na Educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.

Brasil
Até 2030, eliminar as desigualdades de gênero e raça na Educação e garantir a equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino para os grupos em situação de vulnerabilidade, sobretudo as pessoas com deficiência, populações do campo, populações itinerantes, comunidades indígenas e tradicionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e população em situação de rua ou em privação de liberdade.


Meta 4.6

Nações Unidas
Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática.

Brasil
Até 2030, garantir que todos os jovens e adultos estejam alfabetizados, tendo adquirido os conhecimentos básicos em leitura, escrita e matemática.


Meta 4.7

Nações Unidas
Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Brasil
Meta mantida sem alteração.


Meta 4.a

Nações Unidas
Construir e melhorar instalações físicas para a educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.

Brasil
Ofertar infraestrutura física escolar adequada às necessidades da criança, acessível às pessoas com deficiências e sensível ao gênero, que garanta a existência de ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.


Meta 4.b

Nações Unidas
Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento.

Brasil
Até 2020, ampliar em 50% o número de vagas efetivamente preenchidas por alunos dos países em desenvolvimento, em particular os países de menor desenvolvimento relativo, tais como os países africanos de língua portuguesa e países latino-americanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, programas técnicos, de engenharia e científicos no Brasil.


Meta 4.c

Nações Unidas
Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

Brasil
Até 2030, assegurar que todos os professores da educação básica tenham formação específica na área de conhecimento em que atuam, promovendo a oferta de formação continuada, em regime de colaboração entre União, estados e municípios, inclusive por meio de cooperação internacional.



A Unesco disponibiliza em sua página eletrônica,  a série chamada “Educação para o desenvolvimento sustentável na escola” (EDS na escola), é composta por dez cadernos pedagógicos sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Vale lembrar que todos os 17 ODS estão interligados e são trabalhados ao longo desta série.

Em cada caderno, são sugeridas atividades lúdicas a serem adaptadas conforme cada contexto escolar, atividades que podem ser utilizadas tanto na educação formal como na não formal.

"Os docentes são atores essenciais para a conscientização das gerações futuras e da comunidade escolar como um todo. Assim, essa série é uma referência para que profissionais da Educação possam trabalhar com os ODS na escola."



A Unesco e o Governo Brasileiro lançaram também vídeos para auxiliar os educadores a falar sobre desenvolvimento sustentável: playlist completa

Saiba mais sobre os ODS:






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