Metodologia Três Momentos Pedagógicos: Usando ferramentas Google On-line e Off-line

 



As metodologias ativas fazem parte do campo estratégico pedagógico que toma por base a concepção do aluno como protagonista de sua aprendizagem, reconhecendo o aprendizado como um processo ativo e em construção.

Assim, a Metodologia Três Momentos Pedagógicos se caracteriza pela Problematização, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento, traduzindo-se em uma proposta muito dinâmica, enriquecedora, porém de simples implementação.

1º Momento: Problematize! Aborde um tema de forma engajadora e que os motive a pensar ou criar hipóteses para o enfretamento de um problema. Busque uma temática atual e que seja parte do contexto da sua turma.

2º Momento: Organização do conhecimento: Essa é a etapa em que você vai dialogar conhecimentos específicos com o desenvolvimento das habilidades necessárias para que os alunos sejam capazes de resolver ou sugerir soluções para os problemas apresentados no primeiro momento. É o momento ideal para explorar os conteúdos das diversas áreas do conhecimento aos quais pretende explorar.

3º Momento: Aplicação do conhecimento: É nessa etapa que os estudantes podem compreender o real sentido e importância de se dominar um determinado conteúdo, pois eles serão desafiados a aplicar os conhecimentos construídos e isso pode ser contextualizado em situações práticas, similares à vida real.

Você pode estar se perguntado: E as tecnologias?

É importante lembrar que as tecnologias tanto podem ser digitais quanto não digitais e os recursos utilizados na sua aula, quaisquer que sejam, são instrumentos para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, não deixaria de sugerir algumas aqui. Vejamos alguns exemplos possíveis para utilizar de forma on-line e off-line!

GMAIL E GOOGLE DRIVE off-line?

Esses são alguns recursos do Google que você pode utilizar de forma off-line. Ao configurar essas ferramentas, você também terá disponível off-line os Docs, planilhas e apresentações.

Para potencializar suas aulas, mesmo sem internet, você pode organizar alguns conteúdos de pesquisas em uma conta Gmail e deixar à disposição dos estudantes, inclusive é possível deixar que os alunos deixem e-mails prontos que serão enviados assim que a conexão com a internet for possiblitada.

Ativando o Gmail off-line:



Ativando o Google Drive off-line:



Comentários

Postar um comentário