Aprenda a utilizar encurtadores de links e criar QR Codes para facilitar o acesso à Web por seus alunos




Sabe aquela atividade criativa ou aquele jogo que você criou em alguma plataforma e gerou um URL, ou seja, um endereço eletrônico enorme e você quer passar para seus alunos acessarem de forma simples e rápida, nos chromebooks e tablets que sua escola disponibiliza?

Você pode distribuir este endereço no formato de link numa plataforma de aulas on-line como o Google Classroom, por exemplo. Para isso, seus alunos precisam ter contas institucionais, estar cadastrados numa turma para acessar sua atividade, ok? 

Ou você pode também disponibilizar o link clicável em algum aplicativo de mensagens instantâneas, certo?

Mas e se, por algum motivo, você e sua turma ainda não usam uma plataforma de aulas on-line e seus alunos não possuem aplicativos de mensagens instantâneas. Como fazer?

Na maioria das vezes, os links gerados são enormes, com muitas letras, números e símbolos, quase impossível de serem transcritos e pior, quando a turma é composta por alunos pequenos que ainda não estão totalmente alfabetizados, e isso é, sem dúvida, mais um grande complicador.

Ficou meio perdido(a) sobre como fazer isso?

Então, continue lendo este artigo, pois vamos apresentar algumas formas, quase que mágicas para você não perder a motivação e continuar criando suas atividades usando ferramentas simples, mas poderosas para disponibilizar de forma rápida e prática o acesso às maravilhosas atividades que cria e até mesmo aos diversos sites e plataformas que gostaria que seus alunos acessassem, além de deixar mais apresentável os endereços eletrônicos que você pretende disponibilizar

Entra em cena, a tecnologia que vem para resolver problemas e facilitar a vida da gente. Aqui, citaremos algumas dessas ferramentas. Escolha uma, experimente e depois nos conte o que achou da experiência. Vamos lá!

1. Usar um encurtador de URL (link) como Bitly

Encurtar uma URL significa transformar um endereço HTTP completo e que, geralmente são enormes em um link mais curto, que pode ter entre 8 e 20 caracteres. Existem vários encurtadores de links, mas vamos falar de um deles: o Bitly.

O Bitly é uma ferramenta que reduz qualquer URL para, em média, 14 caracteres, já descontando pontos, barras e demais sinais. Assim fica super fácil, até mesmo se for preciso passar para os alunos copiarem. Lembremos que nem sempre, estamos com todos os recursos disponíveis para compartilhar links para nossos alunos clicarem.

Como encurtar uma URL usando o Bitly

Com ou sem uma conta do Bitly, você só precisa acessar o site bitly.com e colar a URL que deseja encurtar na caixa onde está escrito "Encurte seu link" ( "Shorten your link", se estiver em inglês). Depois, clique em "Encurtar" ("Shorten" em inglês).


Mas se você quer personalizar, marcar e rastrear seus links, você precisa acessar o painel de estatísticas de links encurtados que o Bitly oferece gratuitamente. Para isso, você precisa criar uma conta, que pode ser feita com um e-mail qualquer ou através da sua conta do Google. Tudo muito simples.

2. Você pode usar QR Code

A criação do Quick Response Code, ou QR Code, veio mesmo para facilitar o acesso aos endereços na Web. Esta ferramenta revolucionou a forma como queremos compartilhar os endereços eletrônicos. E para nossos alunos então… principalmente quando são pequenos e temos a possibilidade de utilizar tablets nas aulas e precisamos que eles acessem uma determinada atividade on-line.

Você pode gerar os códigos em vários sites gratuitos. Um deles é o QR Code Generator. Ele é bem completo, fácil de ser usado e oferece uma série de opções de customização. Com ele, você pode mudar a cor do código, criar etiquetas personalizadas e até incluir um logotipo de sua empresa, se assim desejar.





Depois de inserir o endereço eletrônico no local marcado, é só apertar o botão Download. Vale ressaltar que alguns recursos de edição exigem um cadastro, que também é bem tranquilo de ser feito, e o site também conta com outros planos pagos mais completos. Mas, o plano gratuito já é suficiente para atender as nossas necessidades.

E você pode disponibilizar o QR Code para seus alunos, usando um datashow, ou o seu notebook ou mesmo imprimindo o código em uma folha, na qual seus alunos poderão fazer a leitura com o tablet em mãos.

Mas deixei por último a melhor parte!
Porque se você usa o Google Chrome,  você vai delirar com essa facilidade para criar os seus códigos QR, de qualquer site que quiser.

Então vamos lá! É seguir os passos que são extremamente simples.

Como criar QR Code de páginas no Chrome

  • Utilizando o Google Chrome, entre no site ou na atividade que quer compartilhar por QR Code. 
  • Clique com o botão direito do mouse. 
  • Você verá que vai aparecer uma caixa com várias opções. 
  • Clique em “Criar código QR para esta página”.



Depois:
  • O código será gerado automaticamente. 
  • Então clique em “Fazer o download”.



E por último:
  • Seu QR Code será salvo em imagem no formato (PNG). 
  • Agora é possível compartilhar em redes sociais, por aplicativos de mensagens e até mesmo imprimir para disponibilizar para seus alunos.




E aí? O que achou dessas dicas?
Já dá para sair encurtando links enormes e criando seus QR Codes por aí?  

Aproveite e faça a experiência.
Faça a leitura do QR code acima e acesse a Ludoteca ODS Criança, uma plataforma com várias atividades gamificadas, criada por professores e gestores que fazem a diferença na educação, como você.

E lembre-se, comente aí se este artigo contribuiu para aperfeiçoar sua fluência digital.

Até mais.

Vânia Flores














Comentários