Que tipo de senha é considerada forte e segura?
Ao se cadastrar num site utiliza senhas diferentes? Ou utiliza sempre a mesma?
Entenda a importância de se definir uma senha segura para proteção de dados na internet!
A maioria das portas do mundo digital são abertas por senhas, seja em emails, bancos, plataformas de aprendizagem, aplicativos em smartphones ou serviços na web.
Muitas pessoas ainda usam senhas fracas ou fáceis de quebrar(descobrir), pois são as primeiras a serem utilizadas pelos hackers na hora de invadirem algum sistema.
Nesse contexto, para evitar que pessoas sem autorização acessem os sistemas e informações do seu computador ou celular são necessários alguns cuidados com as senhas que você utiliza.
O que se deve evitar ao criar uma senha?
Evite usar números de documentos, datas, placas de carros ou telefones, não deixe senhas anotadas em papéis no ambiente de teletrabalho, não utilize a mesma senha em vários sites ou aplicativos.
Não use caminhos de teclado memorizáveis, por exemplo, qwert.
Dicas dadas pela Polícia Civil explicam que também é necessário ter cuidado com a exposição de fotos, vídeos e informações pessoais como endereços, números de telefone e sobrenome.
Outra orientação de especialistas, é que apenas redes Wi-Fi confiáveis sejam utilizadas, já que redes públicas podem estar sendo interceptadas.

Como tornar minha senha mais forte?
Senhas longas, este é o fator mais importante. Se for possível, não use nada com menos de 15 caracteres.
Use uma mistura de caracteres: letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
Frases inteiras são melhores que palavras ou substituições numéricas.
Use autenticação de dois fatores: para inserir a também chamada de verificação em duas etapas nas contas Google, clique neste link e siga os passos.
No processo, o site pede por uma configuração do smartphone para receber os códigos de autenticação. Outra opção é receber os códigos através do aplicativo Google Authenticator.
Conhece as senhas mais usadas?
A empresa de segurança Spycloud produziu um relatório onde analisou bilhões de dados vazados na internet e constatou que 2 (dois) bilhões de senhas que têm o número 2020 e mais de 20 mil senhas apresentam palavras como covid e pandemia.
A lista de senhas mais usada durante 2018 foi divulgada pela SplashData, segundo uma publicação do Gizmodo. Infelizmente, um número grande de pessoas não se preocupa em elaborar uma senha longa e segura, o que permite a ação dos cibercriminosos. Apresento abaixo algumas delas:
A lista de senhas mais usada durante 2018 foi divulgada pela SplashData, segundo uma publicação do Gizmodo. Infelizmente, um número grande de pessoas não se preocupa em elaborar uma senha longa e segura, o que permite a ação dos cibercriminosos. Apresento abaixo algumas delas:
1. 123456
2. password
3. 123456789
4. 12345678
5. 12345
6. 111111
7. 1234567
8. sunshine
9. qwerty
10. iloveyou
11. princess
12. admin
13. welcome
14. 666666
15. abc123
16. football
17. 123123
18. monkey
19. 654321
20. !@#$%^&*
21. charlie
22. aa123456
23. donald
24. password1
25. qwerty123
Como apagar as senhas salvas no navegador Chrome?
Para apagar as senhas salvas no navegador Chrome:
- clique no ícone de três pontos na parte superior à direita da tela;
- selecione a opção configurações;
- em seguida clique em senhas;
- e escolha as contas que deseja apagar
Quanto tempo leva para um hacker descobrir sua senha?
Outra empresa de cibersegurança Hive Systems calculou quanto tempo um hacker demoraria para descobrir cada tipo de senha e o resultado foi esse:
Segundo o site Surfshark, o Brasil foi o 12º país mais atingido por vazamentos de dados durante o primeiro trimestre de 2021. No período entre janeiro e março deste ano, 286 mil cidadãos de nosso país tiveram informações expostas na internet, entre volumes contendo e-mails, senhas, números de telefone e outras entradas sensíveis.
Existem vários sites que verificam se suas senhas já foram vazadas, o mais famoso deles é o Have I Been Pwned.
Eles capturam as informações vazadas e as incluem num banco de dados, que já possui 134 serviços e 1,4 bilhão de contas cadastradas. Basta fazer uma pesquisa pelo endereço de e-mail ou nome de usuário que você costuma utilizar nos serviços e o site retornará uma lista dos vazamentos que continham suas informações.
Você pode verificar vazamentos também no site https://minhasenha.com/
Os perigos no ambiente digital estão por toda a parte e a atualização das senhas passa a ser uma medida de segurança urgente e constante. Então, já que parou para ler este texto, por que não tira alguns minutinhos para alterar suas senhas cadastradas nos seus sites prediletos?

E se quiser saber mais sobre segurança de dados no mundo digital, acompanhe as postagens do nosso Blog.
Conteúdo muito relevante Adriana, parabéns!
ResponderExcluirObrigada Kleber!
ExcluirConteúdo de qualidade! Ótimas dicas!
ResponderExcluir