Carreiras Não-lineares na Educação

 


Chegar lá. Lá onde?

Essa aí da foto é a Ana Paula de 2009 em uma das primeiras apresentações do seu trabalho de iniciação científica na faculdade de Geografia da UNESP/Ourinhos. Essa Ana Paula enxergava uma estrada reta e linda: graduação, mestrado, doutorado, concurso público, professora universitária. O que ela não sabia é que tudo mudaria, o que ela sabia, é que ela já amava tecnologia e tudo começou com uma iniciação científica sobre mapas multimídia.



Vamos à primeira pessoa. A caminhada parecia estar certa, antes de terminar a graduação consegui a aprovação no mestrado na UNESP em Rio Claro e me envolvi cada vez mais com tecnologias educacionais. Em 2014 fui convidada pela Arlete Meneguette (naquele momento uma grande inspiração, mas anos antes minha banca de TCC) para integrar um grupo voluntário para educadores que se aventuravam em tecnologia chamado Grupo de Educadores Google, nosso amado GEG, o começo da virada.

A abertura do GEG Rio Claro foi um pouco caótica, mas lembro de falar despretensiosamente para uma amiga sobre o quanto deveria ser incrível trabalhar na empresa de um dos palestrantes que estava remotamente conosco naquele dia. Depois disso a caminhada seguia aparentemente perfeita e fui aprovada no doutorado na UNICAMP, levando esse GEG Rio Claro a se tornar GEG Campinas.

Foi em Campinas que vi a energia catalisadora e incrível que esse grupo é capaz de movimentar, grandes eventos, grandes entregas, grandes amizades que trago até hoje. Foi nesse momento também que conheci outra grande inspiração. A Roberta M Volpe Aquino não conhecia zona de conforto e me tirou da minha, me incentivou e me levou à inscrição do Google Innovator em 2017, pela segunda vez o Google abria essa certificação no Brasil e contava com um processo seletivo rigoroso que selecionaria apenas 36 educadores.

Eu passei e foi uma sensação única. Para ficar ainda melhor vivemos 3 dias de imersão dentro do Google e essa história é inexplicável, os amigos Google Innovators tendem a concordar. Ali a virada se materializou, e de uma forma tão surpreendente que aquela empresa em que sonhei em trabalhar em 2014 me fez uma proposta em 2018 (aproveito para agradecer ao Marcelo de Freitas Lopes pela oportunidade).

Comecei na Foreducation Edtech com formação de professores e coordenando alguns projetos e em menos de um ano estava coordenando todos os coordenadores de projeto. Apliquei os cases da Fore e ganhamos o prêmio de melhor partner global Google para a área de educação. Foi o começo de um ano em que enfrentamos uma pandemia, entregamos um site sobre como dar aulas remotas em menos de 24 horas após o pronunciamento do governo de São Paulo, lideramos projetos de grandes grupos educacionais apoiando as iniciativas de tecnologias educacionais em um momento em que só a tecnologia era capaz de nos aproximar. Eu me realizei e cheguei lá.

Com o sentimento de missão cumprida eu topei um novo desafio, trabalhar como especialista em tecnologias educacionais numa rede de franquias. O desafio proposto pelo Vinicius Nobre, M.A. era grande e capaz de impactar estudantes em todo o país nas mais de 600 escolas da rede CNA. Além de ser um desafio pessoal ao sair do meu mundo Google e pensar em produtos digitais para o ensino de inglês e espanhol. Quem trabalha com produtos carrega alguns “filhos” nessa jornada, carinhosamente cuidei e vi crescer o Net, a Uni, o PRO, e me realizei de novo imaginando que cheguei lá.

Mas chegar lá é chegar aonde? Parti para mais um novo desafio, coordenar a área de produtos digitais na Cultura Inglesa, ser a primeira (mas não a última) mulher a ocupar um cargo de liderança na área de Tecnologia nessa empresa com mais de 80 anos de história. Me realizei e estou me realizando mais uma vez, ao lado de um time dos sonhos!


O caminho nunca foi linear como esperava a Ana Paula ao entrar na graduação em 2008. E foi essa carreira não-linear em educação que compartilhei no último GEG Summit, encontro de líderes GEG de todo o Brasil no Google, e que levo com orgulho por poder inspirar outros educadores a sonhar com outras jornadas possíveis em educação, em tecnologia, em gestão de produtos ou pessoas.

E como compartilhei nessa sala no dia 03/09 (foto acima), eu me realizei em todos os trabalhos que eu fiz, eu me realizei enquanto formadora de professores, eu me realizei enquanto coordenadora de projetos, eu me realizei enquanto especialista em tecnologias educacionais em franchising, e eu estou me realizando como coordenadora de produtos digitais. Nós não “somos”, nós “estamos”. Esteja em busca da sua felicidade, da sua carreira, do seu caminho onde quer que seja.




PS: gostaria de agradecer à Samara Brito pelo empurrãozinho para que essa minha trajetória não-linear ganhasse as linhas desse texto.



Crosspost do Linkedin da Ana Paula Mateucci em seu Linkedin. 

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