GEG Summit 2022



Após 3 longos anos, o GEG Summit voltou à sede do Google em São Paulo na sua 5ª edição. E retornar à sala Maracanã teve um gostinho todo especial. 

Durante os períodos de isolamento social e a implantação do modelo remoto de aprendizagem, fomos obrigados a nos reinventar, a transformar nossas estratégias e colocarmos em prática todas as nossas habilidades tecnológicas de uma só vez. Mas você deve estar se perguntando: o que o GEG tem a ver com isso? Pois bem, é aí que nossa jornada começa. 

O GEG Brasil é a maior comunidade de educadores Google do mundo, nenhum outro país consegue reunir dentro de suas comunidades, um número tão grande de professores voluntários dispostos a levar para outros educadores, estratégias, ferramentas e metodologias para promover mudanças nas salas de aula. E nos últimos anos, nossa comunidade cresceu e cresceu muito! E ao contrário do que víamos antes da pandemia, acabamos conhecendo novos líderes da mesma forma que interagimos com nossos estudantes, através das janelas do Google Meet, lives no YouTube e grupos de WhatsApp.

Para que isso acontecesse em meio à pandemia, precisamos registrar a conexão com os nossos Mentores GEG: Ana Laura Queiroz, Diogo Mendes, Edu Sousa, Giuliano Coan, Paulo Henrique Dantas (o PH) e Roberta Tafarello. Eles foram fundamentais na adaptação e no processo de formação dos novos líderes GEG, realizando um trabalho indispensável e muitas vezes silencioso na construção da nossa comunidade. O trabalho feito por esses mentores durante a pandemia nos ajudou a entender o nosso papel como lideres GEG em nossas comunidades.

E o nosso summit teve de tudo! Teve abraço, teve choro, teve troca, conversa, desafios, sparks inspiradores de vários líderes GEG, muita comida boa, música e motivos de sobra para nos orgulharmos da comunidade que construímos. Foi lindo, ou melhor, espetacular! E como fez questão de lembrar o nosso querido Benedito Palheta do GEG Palmas no Tocantins: “somos maiores que tudo quando estamos juntos!”

Edney Bezerra, líder do GEG São Paulo, destacou as vivências, as partilhas dos líderes, a representatividade da diversidade brasileira, além é claro, da conexão mútua. A singularidade de cada líder ficou evidente nas falas, no carisma e na paixão pela educação. É isso, o GEG é diversificado e é gigante, porque o Brasil é gigante.

Falando nisso, como não registrar a primeira visita ao Google da nossa querida Auderlânia Dias do GEG Lavras da Mangabeira no interior do Ceará? Em 2020, pouco tempo antes da pandemia, ela estava de passagem comprada para São Paulo quando o mundo mudou. Quando questionada sobre o que mais a marcou durante o summit, ela disse: “foi saber que somos todos iguais, pois consegui enxergar a grandeza do pequeno”. Você também é gigante, Auderlânia! Foi muito bom ver sua alegria na chegada ao Google. E sei que este também foi o sentimento de dezenas de outros líderes que estavam lá pela primeira vez, pois conseguimos nos desconectar dos ambientes virtuais e nos abraçarmos pela primeira vez.

Ainda sobre o nosso encontro, conversamos sobre os desafios das aulas online e dos modelos híbridos, mas principalmente, relembramos as dificuldades que muitos estudantes do Brasil enfrentaram enquanto as escolas estavam fechadas. A falta de conectividade, os improvisos, a ausência de dispositivos para a população mais carente, mostrou que estamos muito distantes de uma sociedade mais justa, pois nem todos têm acesso à recursos básicos para exercerem sua cidadania, ainda mais em tempos tão difíceis. Mesmo assim, Marici Marchini, Public Sales and Program Manager no Google nos lembrou de algumas conquistas que foram alcançadas com muita luta e inovação por parte dos professores, pais e estudantes.

Tivemos o privilégio de conhecer em primeira mão, algumas novidades do Google para os próximos meses, trabalhamos com metodologias ágeis e dinâmicas colaborativas, tudo isso com os Google Innovators: Marcelo Camargo, Alice Turibio, William Kamada e Elizabeth Fantauzzi. E para terminarmos as atividades da tarde, um super bate-papo entre Carla Arena, Ana Paula Mateucci e Natalia de Nadai sobre carreiras e possibilidades no meio educacional, entrevistadas pelo nosso cinegrafista e agora entrevistador oficial, Estêvão Ziliolli. Foi demais! 

Levando em consideração tudo o que vivemos neste Summit e o nosso papel como líderes de comunidades educacionais, a líder do GEG Juiz de Fora, Patrícia Ribeiro, destacou que cada líder GEG tem a capacidade de transformar a educação em seu contexto local, nas especificidades de cada região. E foi com esse sentimento que encerramos nosso dia, com a querida Priscilla Prueter nos lembrando do nosso lema, e cantando em uma só voz, levamos nossos GEGs de volta pra casa! 

Quer saber como foi nosso desafio musical? Aqui vai uma palhinha!




Até 2023!







Comentários

  1. Voltar ao Google, rever pessoas queridas e ricas pessoalmente, conhecer tantas outras foi mais que especial!!!!
    A gente já fica torcendo pra estar junto novamente no próximo!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário