Mundo VUCA, mundo BANI e mundo LÍQUIDO: como eles impactam na educação?



Como a Escola e os atores educacionais estão se preparando para os novos mundos?
 

MUNDO VUCA



O termo VUCA começou a ser utilizado pelo exército americano, em uma instituição militar, por Army War College (1980). A obrigatoriedade de desenvolver estratégias rápidas, dinâmicas e voltadas para a segurança do País criou uma forma de gerenciamento rápido com credibilidade para assertividade. 

VUCA é um acrônimo para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). 

O mundo é considerado volátil, porque as mudanças têm sido cada vez mais rápidas e constantes. Mesmo que tenhamos muita informação e muito conhecimento disponível, o desafio maior é ter resiliência para lidar com as mudanças. É preciso reconhecer o novo cenário, se adaptar a ele e logo depois, mudar tudo de novo. 

A incerteza do mundo, refere-se à imprevisibilidade do porvir. Tem a ver com o fato de que apesar de podermos prever as causas e efeitos das mudanças é impossível prever o impacto delas. Nesse caso, o desafio é ter flexibilidade para aprender continuamente. É importante mantermo-nos sempre atualizados para termos um bom repertório e opções de recursos para lidarmos com os impactos quando for necessário. 

A complexidade gerada pela interconexão tem muito mais variáveis e é impossível conhecer todas as possibilidades antes de tomar as decisões. Neste caso, o desafio é a multidisciplinaridade para lidar com a complexidade. 

Ambiguidade é a falta de clareza.  Como não existe um histórico para nos inspirarmos, para nos basearmos e lidarmos com situações completamente novas e desconhecidas, o desafio é ter coragem, porque é experimentando e nos permitindo errar que nós poderemos encontrar novas soluções para os novos problemas. 

Logo, o conceito de mundo VUCA também se aplica perfeitamente ao ambiente da Educação atual, o que gera novos desafios tanto para os profissionais quanto para as instituições de ensino. A velocidade com que as mudanças acontecem e as complexidades e incertezas que traz consigo são desafios que só podem ser enfrentados com o desenvolvimento de várias competências. Então, os profissionais e instituições que estiverem abertas e corajosas a serem mais resilientes, flexíveis, multidisciplinares e corajosos é que conseguirão se adaptar a essa nova realidade de forma menos traumática.


MUNDO BANI

O mundo BANI surgiu após o mundo VUCA e foi criado pelo antropólogo e futurologista Jamais Cascio, durante um evento organizado pelo Institute For The Future (IFTF).

O acrônimo, mundo BANI significa: Brittle (frágil), Anxious (ansioso), Nonlinear (não linear) e Incomprehensible (incompreensível).

Segundo Cascio, é uma forma de explicar que “algumas das mudanças que vemos acontecendo na política, meio ambiente, sociedade e tecnologia, embora familiares, são estressantes como nunca vimos antes.”


Se, no mundo VUCA, a volatilidade é predominante e mostra que as pessoas enfrentarão mudanças e desafios que atrapalharão a rotina, no BANI, a fragilidade se tornou extrema e de um dia para o outro, os planos podem precisar de adaptações para um novo contexto. 

Em um mundo frágil, saber lidar com frustrações é muito importante.

E se no mundo VUCA, predominavam as incertezas da evolução do mundo e das tomadas de decisões, no BANI a aceleração da revolução digital provocou mudanças constantes que agravam a ansiedade de forma significativa. Com a pandemia, as incertezas tornaram-se arrasadoras, gerando temor, desconfiança e angústia diante do futuro. São predominantes os sentimentos negativos e a expectativa constante de que algo inesperado possa acontecer.

Autoconhecimento e autonomia são competências necessárias para lidar com a ansiedade.

A complexidade do mundo VUCA advém da infinidade de fatores que precisamos considerar para tomar qualquer decisão. No mundo BANI, a não linearidade é resultado da complexa, muitas vezes inexistente, relação de causa e efeito entre os eventos.

Para Cascio, “Parece abstrato, mas temos dados sobre o futuro sendo atualizados diariamente. Com ferramentas assertivas é possível olhar para eles e traçar estratégias para resolver problemas”. 

A habilidade do raciocínio lógico pode ser desenvolvida para lidar com a não-linearidade e o incompreensível.

A ambiguidade das coisas deu o lugar para um momento de profunda incompreensão do mundo, que surge pelo excesso de informações imediatas, onde as pessoas não sabem como agir. A capacidade de saber analisar os fatos e compreender o que faz sentido ou não parece estar em conflito nesse momento.

O mundo BANI trouxe a preocupação com a saúde mental e os soft skills a necessidade de aprimoramento para os profissionais aprenderem a conviver com a incerteza e instabilidade.


MUNDO LÍQUIDO


Para o filósofo polonês Sygmunt Bauman, todos nós vivemos numa modernidade líquida, isto é, modelo de relações sociais, tão instável e volátil quanto a água.

Para Bauman, “os tempos são líquidos, pois assim como a água, tudo muda muito rapidamente. Na sociedade contemporânea nada é feito para durar.”


Bauman usa o termo “conexão” para nomear as relações na modernidade líquida no lugar de relacionamento, pois o que se passa a desejar a partir de então é algo que possa ser acumulado em maior número, mas com superficialidade suficiente para se desligar a qualquer momento. A amizade e os relacionamentos amorosos são substituídos por conexões, que, a qualquer momento, podem ser desfeitas.


As redes sociais mudaram completamente as relações humanas.

O mundo líquido trouxe a percepção de que tudo é rápido, simples e líquido. Aprofundar sobre algo é desnecessário e vulnerável. As relações rasas acompanham as empresas rasas e com receio de continuidade.


Nesse contexto, não basta só saber,  é preciso saber fazer, colocar-se na atitude de decisão, acertar e errar faz parte do processo educacional atual. O que não se permite mais é a estagnação, é estar parado e esperando ver o que pode acontecer. Ninguém pode ficar esperando que as coisas aconteçam. A ação gerará a viabilização do ensino.

Entender a dinâmica da sociedade possibilita a mudança de mindset das escolas nos aspectos de currículo e de gestão escolar

O novo modelo educacional passa pelo conhecimento destas incertezas.

E você,já  conhecia os conceitos acima citados?
Então, responda nos comentários como vem se preparando para os mundos VUCA, BANI E LÍQUIDO?







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