O impacto da eficácia coletiva dos professores.


A eficácia coletiva do professor refere-se à crença de que os professores, como uma equipe, podem impactar positivamente o desempenho acadêmico dos estudantes. Este conceito foi introduzido pela primeira vez por John Hattie em sua extensa meta-análise de pesquisa educacional, que identificou a eficácia coletiva do professor como um dos fatores mais poderosos na determinação do sucesso do estudante. De acordo com Hattie, a eficácia coletiva do professor tem um impacto maior na aprendizagem do aluno do que a liderança da escola ou a eficácia individual do professor.

A importância da eficácia coletiva do professor nas escolas não pode ser ignorada. Quando os professores acreditam que podem trabalhar juntos para impactar positivamente os estudantes, é mais provável que eles colaborem, compartilhem recursos e apoiem uns aos outros. Isso cria uma cultura escolar positiva, na qual os professores se sentem capacitados para melhorar continuamente suas práticas de ensino e aprimorar o aprendizado dos estudantes. Além disso, a eficácia coletiva dos professores demonstrou um aumento na motivação e no envolvimento dos estudantes, bem como na melhoria do comportamento dos estudantes.

“Professores que acreditam em sua capacidade coletiva de impactar positivamente o aprendizado dos alunos têm maior probabilidade de se envolver em práticas de ensino eficazes.” - John Hattie

Então, como os líderes escolares podem efetivamente mudar as escolas para promover a eficácia coletiva dos professores? Aqui estão algumas dicas:

  1. Promova uma cultura de colaboração: os líderes escolares devem incentivar os professores a trabalhar juntos e compartilhar seus conhecimentos, habilidades e recursos. Isso pode ser feito por meio de oportunidades de desenvolvimento profissional, como workshops e atividades de formação de equipes, bem como por meio de sessões regulares de colaboração em que os professores podem discutir desafios e soluções. Portanto, ao avaliar a contratação daquela super paletra no início do ano, tenha isso em mente: o talento está provavelmente dentro da escola.
  2. Oferecer oportunidades para que os professores assumam riscos: os líderes escolares devem oferecer aos professores oportunidades para experimentar novos métodos e tecnologias de ensino, sem medo de falhar. Isso ajuda a criar uma cultura em que a inovação é valorizada e os professores se sentem capacitados para experimentar coisas novas.
  3. Incentivar a liderança dos professores: os líderes escolares devem identificar e apoiar os professores líderes dentro da escola, que podem atuar como modelos para seus colegas e promover a colaboração e a melhoria contínua.
  4. Crie uma cultura escolar positiva: crie uma cultura escolar positiva em que os professores se sintam valorizados, respeitados e apoiados. Isso pode ser feito comunicando-se regularmente com os professores, oferecendo oportunidades regulares de feedback e reconhecendo suas contribuições.
  5. Forneça recursos e suporte: os líderes escolares devem fornecer aos professores os recursos e o suporte de que precisam para ter sucesso, incluindo oportunidades de desenvolvimento profissional, acesso à tecnologia e um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Quando pensamos no uso da tecnologia educacional precisamos entender que ela é uma aliada importante no desenvolvimento da eficácia coletiva. A tecnologia permite que os professores compartilhem seus recursos, colaborem em projetos interdisciplinares e se comuniquem facilmente, o que é fundamental para o sucesso de uma escola. Além disso, o uso da tecnologia em sala de aula pode ajudar a desenvolver habilidades importantes, como a resolução de problemas, o trabalho em equipe e o pensamento crítico. Desenvolver essa cultura onde o pensamento crítico é valorizado, contribuirá para uma autoavaliação eficaz dos professores sobre suas práticas e dos estudantes sobre o seu aprendizado.

Como podemos ver, a eficácia coletiva do professor é um fator crítico na determinação do sucesso do aluno. Os líderes escolares desempenham um papel fundamental na promoção da eficácia coletiva, promovendo uma cultura de colaboração, oferecendo oportunidades para a liderança do professor, criando uma cultura escolar positiva e fornecendo aos professores os recursos e o apoio de que precisam para ter sucesso. Ao fazer isso, os líderes escolares podem melhorar o aprendizado dos estudantes, aumentar a satisfação dos professores e criar um ambiente escolar positivo e de apoio para todos.

Comentários

  1. Como acredito nisso Tiago! E como dá resultado!!!!

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    1. É verdade, Vânia! Quando os professores acreditam que coletivamente podem transformar a vida dos estudantes e o seu professo de aprendizagem, os resultados são sempre melhores.

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  2. Concordo, o trabalho coletivo faz toda diferença.

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