Avaliação e Feedback

 



Olá, educador. 

O processo avaliativo tem sido abordado atualmente em sua instituição de ensino?

Acredito que sim, pois se trata de uma temática que necessita de constante estudo e discussão.  No entanto essa abordagem, muitas vezes, se torna maçante e desinteressante por ser alvo de constantes ressignificados e linhas de raciocínio divergentes. Por isso, tratarei de ir direto ao ponto que pretendo abordar neste post.

Aqui nosso foco será a avaliação que transcende os aspectos etimológicos da palavra em si, delimitando o termo ao contexto da educação escolar no século XXI. Isso nos remete a ideia de avaliação para aprendizagem, abordada por Jussara Hoffmann e Cipriano Luckesi, os dois principais nomes que aparecem na literatura dentro de uma abordagem escolar. Ambos defendem que a avaliação no contexto escolar deve levar em consideração os aspectos de “ensinagem” e aprendizagem, simultaneamente, sendo necessário que sua finalidade seja exclusivamente para aprimorar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, bem como as práticas educativas que os docentes apresentam nas situações de aprendizagem.

Não cabe neste texto abordar os diversos tipos de avaliação que podemos abordar em nossa prática de ensino. Mas é pertinente salientar que a melhor ferramenta é aquela que proporciona balizar os critérios avaliativos elaborados e o reflexo de uma interação que promoveu as aprendizagens, ou não, dos estudantes. Quem precisa definir esse formato avaliativo é o próprio docente em sua prática de planejamento, pois é exatamente nesse momento que ele conseguirá traçar a rota da aprendizagem significativa.

Sabendo dessas nuances relativas ao processo avaliativo, podemos perceber que a avaliação não é o fim de um ciclo, mas sim parte de um sistema complexo de abordagem de ensino em que os sujeitos envolvidos colocam em evidência suas habilidades, facilidade e fragilidades, que compõem todo o caminho da aprendizagem. Sendo assim, a devolutiva que o professor precisa abordar após um momento avaliativo é tão importante quanto o próprio ato de avaliar, e a este processo podemos dar o nome de feedback, um termo que encontramos recorrente quando se trata de avaliação.

Os desafios que podem aparecer durante o processo de ensino, nem sempre são previsíveis, e nestes casos é necessário uma avaliação da própria situação, para que se consiga superá-los e alcançar o sucesso. Neste sentido, podemos observar que a prática de avaliar está presente o tempo todo em nossas ações, mas na maioria das vezes não nos damos conta disso, e por este motivo os critérios avaliativos precisam ser bem elaborados no contexto de ensino e aprendizagem. Veja neste vídeo um exemplo claro de planejamento e avaliação, onde o professor e o estudante obtiveram sucesso em suas práticas de ensinar e aprender, pois ambos estiveram no papel de estudante e docente, e este é o verdadeiro processo do ensino e avaliação que citam Hoffmann e Luckesi.

Para finalizar, deixo aqui algumas indagações para que possamos refletir sobre nossas práticas avaliativas.

  • O que eu desejo ou devo avaliar? 
  • Que critérios estabelecer ou definir para analisar o que devo avaliar no trabalho do aluno? 
  • Ao avaliar os critérios, o que devo considerar? 
  • Como tem sido o meu feedback aos alunos após um processo avaliativo?


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