Quando foi a última vez que você comemorou suas conquistas?



Mais que se dar palminhas nas costas, comemorar as pequenas e grandes vitórias é um hábito de saúde mental e emocional. Essa postagem é especial para as mulheres (afinal, em março comemoramos (a data de luta) o Dia Internacional da Mulher), mas não exclui os homens. Damos ênfase às mulheres e que estas se sintam bem comemorando as pequenas e grandes conquistas do seu dia a dia, pois muitas vezes, somos levadas a minimizar tudo o que fazemos (e não é pouco!!).

Quem aqui, é ou conhece, mulheres que levam jornadas duplas ou triplas (estudam, trabalham, empreendem, cuidam de filhos, casa, pets e etc)? Não quero romantizar a sobreposição de tarefas que nós mulheres temos, e que sim, seria mais fácil se houvesse políticas e cultura para uma sociedade mais justa e igualitária. E enquanto lutamos para que isso aconteça, que tal comemorar diariamente o que você conquistou? 

Isso é importante, sabe por que? Porque como disse anteriormente, vivemos em uma sociedade que ou romantiza o sofrimento da mulher, ou minimiza suas conquistas, dificultando inclusive a ascensão das mulheres a melhores condições (de auto-estima, saúde mental, física, emocional, além claro, de oportunidades de trabalho e valorização). Há inclusive um termo que definiram para a situação de mulheres que não se sentem seguras de si, mesmo tendo muita competência, qualificação e tudo o que precisaria para alcançar posições mais altas, ousar mais… a Síndrome da Impostora. 

Estudos mostram que as mulheres quando veem uma possibilidade de promoção no trabalho, uma vaga de emprego concorrida, ou qualquer outra situação que implique em concorrência, olham todos os pré-requisitos e se não tem um ou acham que não estão plenamente seguras de serem competentes em tudo o que é solicitado, não se candidatam. Enquanto isso, os homens, mesmo não tendo todas as qualificações necessárias, sentem-se seguros para se candidatar.

E sabendo disso, o Google criou um workshop muito interessante, do qual participei a primeira vez, em março de 2021. Estou falando do I’m remarkable, ou eu sou incrível em livre tradução. Eu lembro vividamente daquele momento, pois estávamos só entre mulheres, em uma formação online (tempos pandêmicos), e sim, me identifiquei como alguém que sofre da Síndrome da Impostora. Não importava quantas conquistas eu tinha, simplesmente não as enxergava. Com a participação neste workshop do Google, passei a ter mais atenção nisso, e gradativamente, a autoconfiança foi aumentando. No ano seguinte, eu ministrei o workshop em duas ocasiões, também em março, para mulheres. E foi muito recompensador.

Agora faço um convite e um desafio…

Convido você a participar de um workshop do I’m remarkable do Google, pesquisando aqui neste link as datas presenciais ou online. Você pode ver quando acontecerá o próximo encontro neste site: https://iamremarkable.withgoogle.com/ 

Os aprendizados desse momento são muito impactantes. Eu, naqueles em que participei, me emocionei. Nos que facilitei também, pelas descobertas e empoderamento que as participantes compartilharam, foram fantásticos. 

Enquanto não tem essa experiência (que recomendo muito), deixo um desafio:

Coloque na sua Agenda Google do seu celular, um lembrete para todos os dias durante um mês todinho, de comemorar uma conquista ou vitória (independente do tamanho) que você teve no dia. Você pode comemorar sozinho(a) ou compartilhar com quem você gosta, algo legal que aconteceu, um hábito que neste dia conseguiu realizar, enfim… algo que para você é uma conquista.

Vale desde um cuidado pessoal que você queria, comer corretamente, dormir no horário certo, passar um tempo com quem você ama ou fazer algo que goste, até as conquistas que o universo devolve aos seus esforços.

Hoje por exemplo, comemoro que iniciei uma Comunidade de Prática para professores de ciências, e já no primeiro dia de divulgação teve uma grande procura! E não importa se essa conquista é grande ou pequena no mundo, porque é para você! Pode ser que para uma pessoa, levantar, se arrumar e fazer exercícios físicos é tranquilo, mas se para você é um objetivo, comemore cada dia que alcançou, como uma conquista.

Inclusive sobre a questão de hábitos e metas, você pode implementá-las com o Assistente Google em seu celular junto com o Agenda Google. Ali, você pode incluir uma meta, e quando realizar, marcar. O Assistente comemora com você a realização do que você incluiu, como sua conquista do dia.

Há também a dica de rastreadores de hábitos, e disponibilizo aqui um rastreador simples, feito no Planilhas Google para você baixar e personalizar. Com espaço para a conquista do dia… ou usar o velho bom amigo caderno. E criar com ele seu Diário de Conquistas (ou de Gratidão pelo que conquistou). 

Um desafio extra, porque aqui gostamos de desafios… kkkk

Compartilhe com quem você percebe que precisa identificar os pontos fortes que tem, e ver que pessoa extraordinária que é… Às vezes, só precisamos de uma ajuda para reconhecer as conquistas e como somos sensacionais. E isso, é uma ação simples que pode girar a chave e mudar uma vida inteira… para melhor!


Comentários