Provavelmente, nos últimos anos, você já deve ter ouvido falar de multiletramentos. O termo permeia a nossa Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, embora tenha se originado nos estudos da linguagem, aí vai um spoiler importante: não é (e não deve ser) trabalhado exclusivamente por professores da área. "Mas, o que eu ou minha aula temos a ver com isso", você deve estar se perguntando. Fica aqui que eu te explico.
Pedagogia dos Multiletramentos
No ano de 1996, após uma intensa rodada de discussões sobre o impacto das transformações digitais nas práticas pedagógicas e na forma como utilizamos a linguagem, o Grupo de Nova Londres (formado por dez pesquisadores de linguística aplicada) publica um manifesto intitulado Uma pedagogia dos multiletramentos: projetando futuros sociais.
A proposta é expandir a compreensão de letramento para uma visão mais abrangente, e que considere as novas formas de interação que surgem com a internet, possibilitando a inserção crítica e criativa na realidade.
Multi... o quê?
Os multiletramentos abrangem multiplicidades de, principalmente, três elementos: mídias, linguagens e culturas.
- Multimídia: hoje, temos à nossa disposição uma série de suportes e canais pelos quais podemos produzir e consumir informações. Livros, revistas, smartphones, Chromebooks, tablets... todos esses recursos são mídias que determinam o formato pelo qual será veiculada a informação.
- Multimodalidade: antes de mais nada, é importante entender que todo tipo de conteúdo é multimodal! Multimodalidade é a multiplicidade de linguagens que mobilizamos ao produzir e consumir uma informação: texto, imagem, cores, gráficos, números, áudio, vídeo... tudo o que afeta os nossos sentidos e é capaz de produzir sensações e transmitir mensagens é linguagem!
- Multiculturalidade: cada indivíduo no ambiente escolar é um universo inteiro. Entender isso já é o primeiro passo para entender a multiculturalidade. Ela se refere à diversidade de perspectivas, que abrange as diferenças culturais, religiosas, sociais, de gênero e de escolaridade. Abarca também os diferentes saberes, desde o científico ao popular, e valoriza o conhecimento prévio dos estudantes na construção do conhecimento.
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Princípios da Pedagogia dos Multiletramentos, segundo o Grupo de Nova Londres, 1996. |
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