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De acordo com um estudo chamado “A Revolução das Competências”, realizado em 2017, existe uma estimativa de que a tecnologia vai mudar a dinâmica do ambiente de trabalho, fazendo com que em torno de 45% das atividades realizadas por humanos sejam automatizadas num futuro próximo (IBEC, 2017).
Já um relatório publicado pela Dell Technologies para o IFTF (Institute For The Future), intitulado "The Next Era of Human-Machine Partnerships" (“A nova era das parcerias entre humanos e máquinas”), afirma que significativa parte das profissões em destaque nos próximos anos não existem hoje em dia (DELL TECHNOLOGIES, 2017).
É para esse tipo de cenário, nesse momento repleto de mudanças tecnológicas e culturais, que precisamos preparar nosso estudante, levando em consideração esse mundo de profissões ainda desconhecidas. Precisamos incentivar e aprimorar algumas habilidades além da formação acadêmica como:
- Criatividade: é "a capacidade de gerar novas ideias ou conceitos, ou de encontrar novas soluções para problemas, de forma original e valiosa" (Runco, 2022).
- Flexibilidade: é "a capacidade de se adaptar a mudanças ou novas situações. As pessoas flexíveis são capazes de aprender coisas novas rapidamente, mudar de rumo quando necessário e trabalhar bem em equipe" (Frese & Fay, 2018).
- Inteligência Emocional: é "a capacidade de entender, usar, gerenciar e compreender as emoções" (Goleman, 2018).
- Competência/Fluência Digital: é "é uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes com relação ao uso da tecnologia para realizar tarefas, resolver problemas, comunicar, gerenciar informações, colaborar, bem como criar e compartilhar conteúdo de forma eficaz, adequada, segura, crítica, criativa, de forma independente e ética" (Ananiadou; Claro, 2019).
E como incentivar e auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades? Propondo desafios que exijam criatividade e pensamento crítico, dando oportunidades para que os estudantes trabalhem em equipe e, principalmente, ensinando e incentivando os estudantes a usar as tecnologias digitais de forma inteligente e eficaz. Ao fazer isso, estamos auxiliando nossos alunos na busca por mais e melhores oportunidades no mundo do trabalho do futuro. Por isso, as práticas pedagógicas necessitam ligar o presente com o amanhã, antecipando os obstáculos que virão e propondo soluções eficientes.
Referências
- ANANIADOU, Katerina; CLARO, Magdalean. 21st Century Skills and Competences for New Millennium Learners in OECD Countries: OECD, 2019.
- DELL TECHNOLOGIES. Para entender 2030: A Pesquisa da Dell Technologies investiga a próxima era de parcerias entre humanos e máquinas. Disponível em: https://www.dell.com/pt-br/dt/corporate/newsroom/announcements/2017/07/20170712-12.htm. Acesso em: 1 fev. 2023.
- Frese, M., & Fay, D. (2018). The importance of flexibility in the workplace. McKinsey & Company.
- Goleman, D. (2018). Inteligência emocional: a habilidade de liderar, seduzir e se tornar um mestre em si mesmo. Rio de Janeiro: Objetiva.
- IBEC. Influência da tecnologia: como o mercado de trabalho está mudando. Disponível em: https://ibecensino.org.br/influencia-da-tecnologia-como-o-mercado-de-trabalho-esta-mudando/. Acesso em: 1 fev. 2023.
- Runco, M. A. (2022). Creativity: The art of thinking. Oxford University Press.
Gostei, parabéns pela publicação!
ResponderExcluirExcelente Marília. Vou compartilhar com minhas filhas que estão nesta fase de iniciar no mercado de trabalho.
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