Plágio e Inteligência Artificial: como detectar o indetectável?



Precisamos falar sobre ChatGPT e inteligência artificial generativa… Já faz mais de seis meses que estamos convivendo com a IA generativa, que a cada dia cresce, evolui e se torna mais presente. Enquanto a IA oferece inúmeros benefícios ao processo de aprendizagem, é essencial que os educadores compreendam os desafios potenciais que ela apresenta, especialmente em relação à integridade acadêmica e a questões de plágio e cola. Neste post, vamos explorar um pouco esse tópico e pensar em estratégias para lidar com a cola relacionada à IA na sala de aula.

A Inteligência Artificial pode impactar significativamente a educação, fornecendo experiências de aprendizagem personalizadas, insights baseados em dados e ferramentas de ensino e planejamento inovadoras. No entanto, ela também abre portas para novas formas de trapaça. Com a IA, os estudantes podem usar geradores de texto e técnicas para burlar a detecção de plágio para concluir tarefas ou provas de forma desonesta.

Plágio e cola com IA generativa

Você possivelmente já teve que lidar com alguma tarefa entregue por um aluno que parecia ter sido feita por inteligência artificial. Mas e aí? Como lidar? O que é de fato considerado plágio? E cola? Se o seu aluno usou o chatGPT ou outra ferramenta para ajudá-lo na tarefa e não para fazer o trabalho completo, será que ele está errado? Nós mesmos não fazemos isso? Onde podemos limitar o que é ou não plágio?

O Matt Miller, educador e autor do livro Ditch That Textbook, tem falado muito sobre IA e vale a pena segui-lo nas redes sociais. Ele criou o continuum abaixo para uma discussão e traz uma reflexão muito importante. Olhando para o continuum, pense nas três perguntas abaixo:
  1. Qual destes você consideraria "trapaça"?
  2. Qual destes é relevante para o futuro dos nossos alunos?
  3. Qual desses você usaria em seu trabalho como adulto?

Traduzido de: DitchThatTextbook.com

Como Matt afirma, é hora de repensarmos o significado de "plágio" e "trapaça". Com o surgimento do ChatGPT e outros assistentes de IA, o que pode ser considerado cola? A nossa definição de cola e plágio vai mudar e a transparência com os alunos sobre o uso apropriado de IA será fundamental. Além disso, a nossa definição de "cola" precisa se alinhar com o futuro DELES e não somente com a avaliação que estamos fazendo agora em sala de aula.

Mas e os detectores de plágio?

Você até pode alegar que há verificadores de conteúdo criado por IA e então é possível simplesmente checar as tarefas dos seus alunos. Mas na verdade, não é tão simples assim… Há alguns meses atrás, os detectores disponíveis até tinham um desempenho regular - reforço aqui que nunca conseguiram afirmar com 100% de certeza que um conteúdo tenha sido criado por IA. Entretanto, hoje em dia isso já não é mais verdade…. A taxa de precisão dos detectores está baixíssima e o detector de plágio criado pela própria empresa do ChatGPT foi retirado do ar em Julho deste ano por esta razão. Já teve até detector dizendo que a constituição dos EUA tinha sido criada por IA… Ou seja, as ferramentas disponíveis para detecção de conteúdo gerado por IA já não funcionam mais.

Meme criado com Supermeme.ai

E é aí que entramos nós, professores, aqueles que conhecem seus alunos melhor do que ninguém! Nós somos os melhores detectores de IA, já que sabemos do que nossos alunos são capazes, conhecemos sua performance em sala e podemos perceber facilmente quando um texto não foi escrito por eles. Lembro aqui que isso já acontece há muito tempo, bem antes do ChatGPT… Alunos que pedem para um amigo fazer a tarefa por eles, pais que fazem as tarefas para os filhos, alunos que copiam da internet…. A IA generativa é só mais um tipo de trapaça com a qual temos que lidar…

Estratégias e Medidas Preventivas

Então, se não podemos afirmar, como lidar então com o plágio e cola advindos de IA? Precisamos pensar em estratégias de longo prazo, que ajudem nossos alunos a performarem melhor tanto em sala de aula quanto no futuro, quando estiverem inseridos no mercado de trabalho.
Algumas ideias:
  • Conscientizar os alunos sobre as implicações éticas de usar a IA para trapacear pode desencorajá-los a tentar fazê-lo. Discuta a importância da integridade, do pensamento crítico e do valor das experiências de aprendizagem genuínas.
  • Pense em tarefas que exijam pensamento crítico, criatividade e habilidades de resolução de problemas. Tarefas que demandam insights e opiniões personalizadas são menos propensas a serem resolvidas usando conteúdo gerado por IA.
  • Utilize uma variedade de formatos de avaliação, incluindo perguntas abertas, apresentações orais e discussões em grupo. Essa abordagem torna mais difícil para os alunos dependerem apenas de conteúdo gerado por IA.

Cidadania Digital Ética

Promover comportamentos éticos no mundo digital é uma parte integrante do nosso trabalho como educadores. Inclua discussões sobre o uso responsável da tecnologia, as consequências da trapaça e a importância do crescimento pessoal por meio da aprendizagem. Precisamos ir além dos alertas sobre o uso irresponsável de IA. Precisamos ensinar e modelar o uso responsável! Ao fomentar a cidadania digital ética e trabalhar juntos como uma comunidade, os educadores podem garantir que a IA continue sendo uma ferramenta para aprimorar a aprendizagem, em vez de comprometê-la.

Nossos alunos certamente irão lidar com IA no futuro. Mesmo que não trabalhem diretamente com IA, a IA será um recurso importante para melhorar e otimizar seu dia-a-dia. Como podemos então ajudar nossos alunos a fazerem bom uso deste recurso como cidadãos responsáveis? Deixe seus comentários e sugestões aqui embaixo! A IA tem evoluído a cada dia e essa conversa está longe de terminar...



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