STEAM: uma abordagem interdisciplinar transformadora



Na busca constante por processos educacionais que preparem os estudantes para os desafios do século 21, surgiu o STEAM, uma abordagem inovadora que une Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em um cenário interdisciplinar. O STEAM é conhecido como uma abordagem pedagógica que integra áreas e é desenvolvida por meio de projetos, tendo como objetivo formar pessoas com diversos conhecimentos para que desenvolvam diferentes habilidades, entre elas as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhando questões socioemocionais e preparando nossos alunos para os desafios futuros. A proposta não apenas promove o aprendizado dessas disciplinas, mas também incentiva a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas de forma colaborativa. 

Neste artigo, exploraremos o que é o STEAM, sua origem e forneceremos cinco sugestões práticas para os professores incorporarem essa abordagem empolgante em suas salas de aula.

  • O que é o STEAM e como surgiu 
Criado nos Estados Unidos na década de 1990, STEAM é o acrônimo em inglês para as disciplinas  Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática). Essa abordagem educacional foi desenvolvida como uma extensão do movimento STEM, que inicialmente focava nas quatro disciplinas fundamentais (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e partia da constatação de que havia um desinteresse dos alunos pelas ciências exatas. A inclusão das Artes no STEAM reconhece a importância da criatividade e da expressão artística no processo de aprendizagem.

O STEAM surgiu como resposta à necessidade de preparar os estudantes para uma sociedade em constante evolução, na qual as habilidades tradicionais não são mais suficientes para enfrentar os desafios complexos que surgem. Ele busca promover a aprendizagem de forma mais prática, envolvente e contextualizada, refletindo a maneira como o conhecimento é aplicado no mundo real.

  • Sugestões práticas para professores incorporarem o STEAM
A partir de problemas reais, fictícios, ou considerando interesses e questões levantadas pelos estudantes, como também o nível de conhecimento dos alunos e o segmento de ensino, os professores podem propor:

Desafios de Engenharia e Construção: Proponha projetos nos quais os alunos precisem projetar, construir e testar estruturas usando materiais simples, como palitos de picolé ou papel. Isso incentiva a criatividade, o trabalho em equipe e a aplicação prática de conceitos de engenharia.

Atividades de Codificação Criativa: Integre atividades de programação em suas aulas, permitindo que os alunos criem histórias interativas, jogos ou animações. Plataformas educacionais como Scratch oferecem ferramentas intuitivas para explorar os princípios da tecnologia de maneira divertida.

Exploração Científica através da Arte: Incentive os alunos a explorar conceitos científicos por meio da arte. Por exemplo, eles podem criar ilustrações que representem processos biológicos ou físicos, combinando conhecimento científico com expressão artística.

Projetos de Sustentabilidade: Aborde questões contemporâneas, como a sustentabilidade, desafiando os alunos a desenvolver soluções inovadoras. Eles podem criar modelos de energia renovável, estudar os impactos ambientais locais ou propor medidas de conservação.

Apresentações Visuais Matemáticas: Peça aos alunos que demonstrem conceitos matemáticos por meio de apresentações visuais. Isso pode incluir gráficos explicativos, padrões geométricos ou até mesmo explorações artísticas baseadas em fórmulas matemáticas. As ferramentas do Google Workspace for Education são gratuitas e perfeitas para isso.

Concluindo, o STEAM é muito mais do que uma combinação de disciplinas; é  a busca por respostas a desafios que se concretiza por meio das possibilidades de cada uma das disciplinas do acrônimo; é uma abordagem que fomenta a curiosidade, a experimentação e a conexão entre diferentes áreas do conhecimento. À medida que os educadores exploram e aplicam essa abordagem em suas salas de aula, estão capacitando os estudantes a se tornarem pensadores criativos e adaptáveis, preparados para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança. 

Incorporar o STEAM na educação é mais do que uma tendência; é um convite para transformar a aprendizagem em uma jornada emocionante e significativa.

Conheça mais sobre essa abordagem na Biblioteca da Liga STEAM.



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Vânia Flores
GEG Varginha










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