Segurança Básica em Contas Google

Descubra como você pode proteger a sua conta Google (Gmail ou Workspace) de forma simples e eficaz. Iremos conversar sobre diversas formas de verificar se a conta está segura nos requisitos de: senha, recuperação e permissão de uso de terceiros.


“O elo mais fraco da Segurança”


A frase acima abre, como título, o primeiro capítulo do livro A arte de enganar, de Kevin Mitnick (2003) complementa: 


Uma empresa pode ter adquirido as melhores tecnologias de segurança que o dinheiro pode comprar, pode ter treinado seu pessoal tão bem que eles trancam todos os segredos antes de ir embora e pode ter contratado guardas para o prédio na melhor empresa de segurança que existe. Mesmo assim essa empresa ainda estará vulnerável. Os indivíduos podem seguir cada uma das melhores práticas de segurança recomendadas pelos especialistas, podem instalar cada produto de segurança recomendado e vigiar muito bem a configuração adequada do sistema e a aplicação das correções de segurança. Esses indivíduos ainda estarão completamente vulneráveis. (MITNICK; SIMON, 2003, p. 3)


Quando falamos de Segurança da Informação, algumas palavras pulam em nossa mente, como: “firewall”, “antivírus”, “senhas difíceis” e outras podem surgir, dependendo do nível do seu conhecimento sobre o assunto. A questão é que muitas vezes nos preocupamos em colocar toda a tarefa de nos proteger em sistemas ou equipamentos. Por exemplo, um cidadão tem um carro blindado e vai passar por uma área reconhecidamente perigosa. O carro parou no sinal e foi abordado. O motorista abriu a porta(!) ao se ver ameaçado e o carro foi levado.

Perceberam o erro no exemplo acima?

Para que o seu sistema de segurança funcione de forma plena, precisamos observar alguns pontos que, falando de nossos dispositivos e nossa conta Google, formam a base da tríade, mas precisamos fazer a nossa parte, ou seja, configurar/ajustar os recursos de proteção. Para te ajudar nesta tarefa, separei algumas dicas básicas e depois, em outras postagens, poderemos avançar um pouco mais.

Guia de Segurança das Contas Google


  1. Verificando a segurança da sua conta


Link: https://myaccount.google.com/security

Ao criarmos uma conta devemos preencher o maior número de requisitos de segurança.

Como precisamos de um ponto inicial, vamos falar da senha. Todos sabemos que ela deve ter os seguintes componentes:

  • Números

  • Letras maiúsculas

  • Letras minúsculas

  • Caracteres especiais

  • Um número mínimo de caracteres (muitos usam 8 mas eu aconselho mais que 10)



E o mais importante:

📢Use uma senha diferente para cada serviço ou aplicação!!!📢


Ao acessarmos o link da página de Segurança, já podemos usar um recurso bem legal que são as Recomendações de segurança. Lá você pode ajustar itens como:

  • Acesso de terceiros

Quais aplicativos acessam os dados da minha conta? Que dados são acessados?

  • Seus dispositivos

Quais dispositivos estão usando a minha conta? Geralmente temos um smartphone e um notebook ou desktop. Mas, e se aparecerem dispositivos que eu não reconheço? É por esta opção que você pode removê-los.

  • Atividades de segurança recentes

Informa quando você trocou a senha, alterou o telefone de contato ou o e-mail de recuperação da conta.

  • Login e recuperação e;

Informa quais opções de login e recuperação você possui, como: Verificação em duas etapas, senha (e quando foi a última vez que foi alterada). Aqui vai uma dica um pedido: Troque a senha pelo menos 1 vez por ano!!!

  • Configurações do Gmail

Informa quais e-mails estão na lista de remetentes bloqueados na sua conta.


Esse primeiro passo trará uma visão de como está a segurança da tua conta e informará quais passos você pode tomar para melhorar. Geralmente é neste momento que é solicitado ativar o recurso de Navegação Segura, que verifica se há perigos em: URLs, Downloads e Extensões do navegador. Com ele habilitado você já cria uma camada a mais de proteção em seu sistema.

  1. Protegendo a conta


Ao realizar o primeiro passo (verificando a segurança da sua conta), você poderá ajustar os recursos que inserem mais camadas de segurança, como a Verificação em duas etapas, e mais opções de recuperação de conta (por conta de esquecimento de senha, etc) 


e até ativar o recurso que não precisa digitar a sua senha!




Dentro desta área você ainda pode verificar se o seu e-mail foi listado em algum documento da dark web. É só clicar e fazer a verificação.



e quais as suas senhas salvas no Gerenciador de Senhas do Google! (Acabaram as suas desculpas para não ter senhas diferentes, hein??)



Ainda com dúvidas? Temos uma série de vídeos sobre Segurança em contas Google e você pode começar por este aqui.


Com estas dicas a gente encerra a primeira parte sobre Segurança Básica em contas Google.


Compartilhe e comente esta postagem. Vamos conversar sobre as suas experiências!


Te vejo em breve!


André César Gomes

Líder GEG-Olinda / Google Trainer


MITNICK, Kevin D.; SIMON, William L. Mitnick – A Arte de Enganar - Ataques de Hackers: Controlando o Fator Humano na Segurança da Informação. São Paulo: Makron Books, 2003, 286p.





Comentários