A importância de avaliações formativas para o processo de ensino e aprendizagem

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A avaliação é sempre um ponto de bastante discussão entre especialistas e profissionais da educação. Um dos maiores desafios é superar uma perspectiva meramente quantitativa, focada na dualidade sucesso x insucesso, aprovação x reprovação, e encontrar formas de utilizar esse instrumento para promover a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Uma das alternativas a essa abordagem é a avaliação formativa. Esse modelo avaliativo não tem como foco notas ou resultados, mas sim o processo pedagógico, proporcionando ao professor a oportunidade de identificar dificuldades dos estudantes e de reavaliar suas estratégias, permitindo uma aprendizagem mais justa e igualitária. Neste post, vamos discutir sobre esse método avaliativo, e ainda ver como a inteligência artificial pode nos ajudar nesse processo (com um vídeo especial do nosso GEG On Air!). Vamos lá?

Como aplicar a avaliação formativa?

Em geral, as instituições de ensino adotam alguns instrumentos de avaliação somativa, como provas, testes e simulados. Mas, para que o estudante esteja preparado para esse tipo de avaliação, precisamos garantir ele tenha suas necessidades devidamente atendidas ao longo do processo, e que não apenas tire uma boa nota, mas que, de fato, atinja os objetivos de aprendizagem esperados. Mas, como fazer isso?

Em primeiro lugar, é importante que o professor tenha o hábito de observar e registrar pontos importantes sobre seus estudantes. Mas, como sabemos que nem sempre as dificuldades dos nossos alunos são observáveis, é necessário valer-se também de atividades de diferentes tipos. 

Um recurso bastante útil para a realização de atividades formativas é o Google Formulários. Uma grande vantagem é que, além de coletar os resultados e sistematizá-los em uma planilha, ele tem uma aba de acompanhamento das respostas que automaticamente gera gráficos que mostram, em tempo real, os erros e acertos mais frequentes. Assim, você pode tomar decisões rapidamente sobre suas estratégias pedagógicas para garantir que seus estudantes sanem suas dúvidas.

Além disso, no Google Formulários você pode direcionar materiais adicionais aos estudantes que não acertaram a resposta, permitindo que eles revisem o conteúdo e tentem novamente, tornando o erro uma oportunidade de aprendizagem. Outra estratégia é deixar uma pergunta aberta para que os alunos deixem suas dúvidas, inseguranças ou dificuldades, garantindo que eles tenham espaço para falar com você sem precisarem se expor diante de toda a turma.

Utilizando a IA para elaborar suas avaliações

Todas essas ideias, embora muito úteis e interessantes, sem dúvida irão demandar um tempo maior de preparação do professor. A boa notícia é que, agora, contamos com diversas ferramentas de inteligência artificial que atuam como verdadeiros assistentes, poupando tempo do nosso trabalho para que possamos ser mais criativos e atentos aos detalhes.

Uma excelente ferramenta de IA para a elaboração de questionários é o Question Well, que permite a criação de perguntas de múltipla escolha a partir de um texto, um link, ou mesmo de um comando do usuário. Ao inserir o comando ou material de referência e escolher a série e a componente curricular, a ferramenta cria as perguntas já com o gabarito (e pasmem!) com os objetivos de aprendizagem, e permite, ainda a integração das perguntas com o Google Formulários. 

Agora, convido você a explorar o nosso vídeo especial do GEG On Air sobre esse tema super relevante, e já começar a pensar em como utilizar as avaliações formativas no próximo ano letivo.

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