Multileituras: Crise dos Refugiados

 



Vamos falar sobre crianças refugiadas. Para isso usaremos um recurso chamado decodificação de mídia.

Decodificação de mídias é o termo que descreve a prática de fazer a leitura reflexiva de qualquer mensagem, seja ela uma notícia, um post ou até mesmo embalagem, buscando examinar, entre outros aspectos, autoria, intenção e técnicas nela utilizadas.

Como tirar o melhor proveito de toda a informação a que temos acesso? E como produzir conteúdo de maneira responsável?

No Recurso da Educamídia, leia Ferramentas_Perguntas Leitura Reflexiva, sobre o hábito de analisar a investigação.

Este material, desenvolvido pelo Project Look Sharp e adaptado pelo EducaMídia, traz importantes reflexões para consumir e produzir mensagens nas mais diversas mídias. Parte da ideia de que precisamos desenvolver habilidades para interrogar toda e qualquer informação, habitualmente.

Aproveitando essa informação, que tal utilizá-la para uma reflexão de como a situação do refúgio impacta na realidade das crianças em zona de conflito?

Utilize-a para guiar a análise e decodificação de mensagens em qualquer formato, incluindo textos, imagens, vídeos, anúncios, gráficos, embalagens, posts e memes. 

Explore atentamente as mensagens dos vídeos e textos inseridos no  Padlet, "Multileituras: Crise dos Refugiados", anote as observações e depois comente em cada post dos vídeos e textos.

Após toda esta reflexão, faça o registro de como a situação de refúgio impacta a realidade das crianças em zonas de conflito?

Ao cultivar a análise crítica de informações e mensagens, capacitamos os educadores e alunos para enfrentar desafios complexos, como a crise dos refugiados, de maneira responsável e informada.

Através do uso consciente dessa habilidade, podemos compreender melhor o impacto do refúgio na vida das crianças em zonas de conflito e trabalhar juntos para criar um mundo mais inclusivo e compassivo.






Comentários