Posso usar IA com meus alunos?

Imagem criada com Adobe Firefly utilizando o prompt: grupo de alunos usando inteligência artificial em sala de aula


A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente em nossas vidas, e a educação não é exceção. Várias ferramentas e recursos baseados em IA já estão disponíveis para educadores, e novos são lançados constantemente. Mas e nossos alunos? Podemos usar IA em sala de aula com eles? Bom, a resposta rápida é: depende rs. Há ferramentas e ferramentas de IA e temos sempre que fazer uma análise crítica.

Restrições para uso de IA em sala de aula

A primeira coisa que temos que ter em mente é a restrição de idade que a maioria das ferramentas de IA apresenta em seus termos de serviço. Normalmente essas ferramentas estão disponíveis para maiores de 18 anos e, em alguns casos, liberadas para adolescentes entre 13 e 18 com consentimento dos pais. Ou seja, se seus alunos têm menos de 13 anos, não há como usar ChatGPT e similares com eles. Se eles têm entre 13 e 18, você não pode usar sem o consentimento dos pais deles. Uma razão importante para isso é a segurança: é fundamental garantir que as ferramentas e recursos de IA sejam seguros para uso por crianças. Isso inclui a proteção de dados pessoais e a prevenção de exposição a conteúdo inapropriado.

Nem só de ChatGPT vive a IA…

Essa restrição pode ser um balde de água fria, mas precisamos lembrar que nem só de ChatGPT vive a IA… A inteligência artificial abrange diversos campos e pode ser trabalhada por vários aspectos, como por exemplo: aprendizado de máquina, visão computacional, processamento de linguagem natural e robótica. Além disso, a IA está se desenvolvendo rapidamente, e novos campos e subcampos estão surgindo o tempo todo.

Riscos no uso de IA

A IA também apresenta alguns riscos potenciais e que devem ser considerados:
  • Preconceito: os algoritmos de IA podem ser tendenciosos, refletindo os preconceitos dos dados em que são treinados. Isso pode levar a resultados injustos para alguns alunos.
  • Privacidade: a coleta e o uso de dados pessoais de alunos por ferramentas de IA podem levantar preocupações de privacidade.
  • Dependência: o uso excessivo de IA pode levar à dependência dos alunos de ferramentas tecnológicas, prejudicando o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e motoras.
Talvez você tenha se deparado com a notícia de que um grupo de alunos de uma escola de prestígio do Rio de Janeiro criou imagens fake de suas colegas de sala nuas usando inteligência artificial. De acordo com a investigação, os alunos teriam baixado um aplicativo que usa inteligência artificial para fazer montagens de fotos. Eles teriam então utilizado o aplicativo para remover as roupas das fotos de colegas, e compartilhado as imagens adulteradas em grupos de WhatsApp. O caso é um alerta sobre os perigos do uso da internet, das redes sociais e da inteligência artificial. É importante que pais e educadores conversem com os jovens sobre os riscos do cyberbullying e da exposição de imagens pessoais na internet.

Então como usar IA com meus alunos?

É nosso papel enquanto educadores trazer esse debate para a sala de aula, mostrar para nossos alunos o potencial e também alertar sobre os perigos do uso de ferramentas de inteligência artificial. E é aqui que trago algumas sugestões de como usar IA com seus alunos:

1. Algoritmos de recomendação: Se seus alunos tem mais de 13 anos e já tem acesso às redes sociais, é de extrema importância que eles entendam como funciona o algoritmo por trás das redes. Como surgem as recomendações de músicas ou vídeos a assistir? Como aparecem anúncios e sugestões de contas e posts relacionados aos nossos gostos? Para isso, os alunos podem analisar recomendações do YouTube, Spotify, Netflix e outros. Eles podem, por exemplo, escolher um mesmo vídeo do YouTube para assistir e depois em duplas ou grupos analisar as recomendações seguintes da plataforma. Por que a plataforma fez essas escolhas? Que escolhas você faria para o seu colega?

2. Aprendizado de máquina

Por que não trabalhar aprendizado de máquina com seus alunos? Como treinar uma máquina? Como a máquina aprende melhor? Com a Teachable Machine é muito simples de fazer isso. Você pode pedir que seus alunos criem um mecanismo para reconhecer emoções, por exemplo. Ou então, criar um mecanismo que ajude alguma pessoa com deficiência. É possível trabalhar colaboração, empatia e resolução de problemas com atividades como essa.

3. Qual o diferente?

Será que seus alunos conseguem distinguir qual a obra de arte criada por IA? Que características das imagens ajudam a identificar?

4. Quick Draw

Quem consegue reconhecer um desenho mais rápido: você ou a máquina? Você pode separar seus alunos em grupo e alguns jogam de forma analógica com papel e caneta e outros jogam online no quick draw. E aí comparam quem adivinhou mais rápido. Podem tentar entender como a plataforma adivinha também.

5. Essa pessoa não existe

Todas as imagens neste site são criadas por IA e são pessoas que simplesmente não existem. Será que vocês conseguem identificar alguma característica que demonstra que essas pessoas não são reais?

6. Criando com Da Vinci

Nesta atividade, você pode escolher dois rascunhos de Da Vinci e a plataforma criará uma nova obra. Por que não pedir que seus alunos façam o mesmo e depois comparem com a plataforma?

7. Assistentes pessoais

Já pensou em usar Siri, Alexa ou algum outro assistente pessoal com seus alunos? Eles podem criar perguntas sobre um determinado tópico que estejam estudando e depois analisar: que perguntas ela respondeu bem? O que ela não consegue fazer direito ainda? Como ela pode ajudá-los nos estudos?


É importante levarmos em conta que habilidades e competências estamos desenvolvendo em nossos alunos. O objetivo das atividades acima é trabalhar criatividade, pensamento crítico, raciocínio lógico e outras habilidades que serão de extrema necessidade para trabalharmos de forma crítica e ética com IA. A orientação do professor é essencial e vai ajudar a garantir que as crianças usem as ferramentas de forma segura e responsável.

E você? Tem trabalhado IA com seus alunos? Compartilha aqui nos comentários!






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