Acessibilidade nos Aplicativos Google

Imagem:  Paul J. - Flaticon

A educação inclusiva é um processo que visa garantir o direito à educação para todos os alunos, independentemente, e respeitando suas condições físicas, intelectuais, sensoriais ou socioemocionais.
 
Nesse contexto, as tecnologias podem ser grandes aliadas, pois oferecem recursos e ferramentas que podem auxiliar no processo de aprendizagem de todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades especiais.

É  possível então, compreender que a  tecnologia assistiva é um conjunto de recursos, produtos e serviços que visam promover a autonomia e independência de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Existem diversos aplicativos que podem ajudar nesse processo.

Sugestões de acessibilidade com as ferramentas Google

Os aplicativos da Google são uma excelente opção para professores que desejam usar as tecnologias naeducação inclusiva. Esses aplicativos são gratuitos, fáceis de usar e oferecem uma variedade de recursos que podem ser adaptados às necessidades de cada aluno.

As ferramentas de acessibilidade lançadas pelo Google  têm o objetivo de garantir mais inclusão em funções do dia a dia para todos os tipos de pessoas, principalmente aquelas que apresentam algum tipo de deficiência.

Lookout - Por meio do uso de inteligência artificial, a ferramenta ajuda pessoas cegas e com baixa visão a reconhecer objetos, imagens e textos. Depois que a identificação é concluída, o software faz a leitura em voz alta, permitindo ao usuário o reconhecimento de pessoas ao redor, de rótulos de produtos e da descrição de objetos.

Legendas em tempo real - O aplicativo  oferece suporte para mais de 80 idiomas, por meio da disponibilização de legendas em tempo real para voz. Funciona on-line e off-line.

TalkBack - A ferramenta é um leitor de tela incluso nos dispositivos Android, que permite às pessoas com deficiência visual realizar as tarefas do dia a dia com mais facilidade. 

Google Tradutor -  que permite que pessoas com deficiência auditiva ou problemas de fala possam se comunicar com pessoas que falam idiomas diferentes. O aplicativo também é útil para pessoas com deficiência visual, que podem usar a ferramenta de voz para ouvir a tradução de textos.

Live Transcribe - que permite que pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar conversas em tempo real. O aplicativo transcreve as falas em tempo real, transformando-as em texto que pode ser lido na tela do dispositivo.

Project Relate - A ferramenta que utiliza técnicas de aprendizagem de máquina para entender o padrão da voz, facilitando, assim, a identificação de frases pronunciadas pelos usuários que apresentam dificuldade em se expressar verbalmente.

Além disso, a Google também oferece tecnologias assistivas para pessoas com deficiência física, como o Voice Access, que permite que o usuário use comandos de voz para controlar o dispositivo, tornando possível o uso de smartphones e tablets sem a necessidade de tocar a tela.

Em resumo, a Google vem trabomalhando para tornar a tecnologia mais acessível e inclusiva para todas as pessoas, independentemente de suas limitações. Essas tecnologias assistivas são uma forma de permitir que pessoas com deficiências possam viver suas vidas de forma mais independente e integrada à sociedade.

Esses são apenas alguns exemplos de aplicativos úteis para trabalhar com tecnologia assistiva. Há muitas outras opções disponíveis, dependendo das necessidades específicas de cada pessoa, tais como: 

Gostaria de aproveitar para destacar o trabalho das Especialistas Ana Cristina Manucci Bonacci e Eliana Junqueira da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, que juntamente com sua equipe de professores  das Salas de Recursos, encerraram o ano letivo, trabalhando  em uma tarde de reflexão e planejamento partindo do livro A menina da cabeça quebrada, de  Emília Nunez, com ilustrações de Bruna Assis Brasil. 

O objetivo da atividade foi refletir sobre as práticas do  dia-a-dia em relação ao uso das tecnologias assistivas no atendimento dos estudantes com deficiência na sala de recursos, bem como propor uma reflexão sobre mudança de postura dos profissionais sobre o uso das tecnologias de forma sigificativa, pedagógica e intencional. 

Dessa forma, finalizo esse post com esse material incrível produzido pelo GEG Brasil E-BOOK ACESSIBILIDADE e também com as  sugestões do GEG  Uberlândia Como tornar a aula mais acessível.

Até a próxima!

Professora Thais Morgana


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