Tecnologias Digitais no Planejamento 2024: Reflexões GEM-UNESCO



Como as tecnologias digitais podem verdadeiramente contribuir para um futuro mais equitativo e sustentável na educação?

Será que a tecnologia é realmente uma ameaça pedagógica ou uma aliada valiosa no processo educativo?

Que tal iniciarmos este novo ano letivo, com o olhar para as possibilidades e desafios que as tecnologias digitais nos apresentam? 

Com a base sólida fornecida pelo Relatório GEM da UNESCO, podemos moldar um planejamento educacional que seja não apenas tecnologicamente avançado, mas também consciente e centrado no aprendizado significativo.

O Relatório GEM (Global Education Monitoring Report) é um instrumento internacional, publicado pela UNESCO, que analisa, sintetiza e apresenta dados, pesquisas e evidências sobre o estado da educação em todo o mundo. Ele também faz recomendações para estimular a reflexão e o diálogo e melhorar a formulação de políticas educacionais. O objetivo é orientar e apoiar a ação dos formuladores de políticas educacionais para promover a realização do ODS 4, um dos 17 objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo, a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

Imagem do site das nações unidas


O Relatório GEM 2023 lançado recentemente (27 de julho de 2023) em Montevidéu, Uruguai, destaca o potencial transformador das tecnologias digitais na construção de um futuro educacional mais equitativo e sustentável. O documento reconhece que, quando utilizadas com responsabilidade, as tecnologias podem liberar o poder transformador da educação.


Visão Balanceada sobre Tecnologia na Educação:

O relatório destaca a evolução da percepção da tecnologia na educação, que já foi vista como uma ameaça ou distração pedagógica. Agora, a comunidade educacional global adota uma visão mais equilibrada, reconhecendo que as tecnologias digitais oferecem oportunidades para novos modelos de aprendizagem, mas também apresentam desafios que devem ser superados para promover maior inclusão e equidade.

Tecnologia como Aliada no Planejamento Educacional:

O IIPE UNESCO destaca três formas pelas quais a tecnologia pode melhorar o planejamento educacional:

Eficiência na Gestão de Sistemas Educacionais: Tecnologias como os Sistemas de Informação e Gestão Educacional (SIGEd) têm impacto positivo na coleta e processamento de dados, melhorando a transparência e eficiência na gestão educacional. Além de garantir a segurança e proteção de dados dos alunos.

Aumento da Transparência: A tecnologia pode oferecer acesso aberto a informações relevantes, contribuindo para a construção de um governo aberto no qual as partes interessadas participam da formulação e monitoramento de políticas educacionais.

Desenvolvimento Profissional: Plataformas online e comunidades de prática apoiam o desenvolvimento profissional, fornecendo recursos para aprendizagem entre pares, aquisição de novas competências e compartilhamento de boas práticas.

Desafios e Estratégias:

O relatório identifica desafios significativos, destacando três áreas críticas:

Desafio do Acesso: A falta de acesso equitativo à tecnologia na educação exacerba desigualdades educacionais. Estratégias incluem políticas de acesso à Internet, colocando populações vulneráveis no centro das políticas.

Desafio da Gestão e Manutenção: A diversidade de provedores e a falta de alinhamento com metas educacionais são desafios. Estratégias envolvem diálogo com partes interessadas, avaliação e liderança institucional comprometida.

Desafio do Desenvolvimento de Competências Digitais: Desenvolver competências digitais não se limita a alunos e professores. Estratégias devem incluir todos os atores no ambiente educacional, como famílias, gerentes e formuladores de políticas.

Recomendações para a América Latina e Caribe:

O relatório destaca recomendações específicas para a região, incluindo a necessidade de recursos financeiros suficientes, coordenação intersetorial, diálogo governo-sociedade e articulação eficiente entre políticas centrais e territoriais.

O novo Relatório GEM 2023 aborda o uso da tecnologia na educação em todo o mundo através das lentes de relevância, equidade, escalabilidade e sustentabilidade. O documento destaca que os sistemas educacionais devem sempre garantir os interesses dos alunos e a finalidade interativa das tecnologias digitais, para apoiar a educação baseada na interação humana, em vez de tentar substituí-la.  


Diante dessa reflexão sobre um planejamento consciente, faço um convite a todos os educadores para desempenharem um papel ativo na implementação das estratégias discutidas. 

Que tal compartilhar uma estratégia inovadora envolvendo tecnologias educacionais que você está organizando para iniciar este ano letivo? 

Compartilhe suas ideias e opiniões nos comentários 😉

Observação: A imagem inicial foi gerada por Bing Image Creator que é uma plataforma da Microsoft de criação de imagens com inteligência artificial baseada na DALL-E, tecnologia da OpenAI.

Comentários