Isso aqui é muito legal! Sério.



Fica até o final porque tem música sobre o GEG Brasil! 

Ela de novo: A inteligência artificial. 

Eu sei que o assunto está sendo muito discustido, e certamente com razão, mas confesso que essa IA me surpreendeu. A ferramenta em questão se chama SUNO AI e pode ser acessada aqui. Ao criar uma conta, o usuário pode criar até 10 canções por dia. 

Inteligências artificiais que são compositoras não é novidade alguma. Dá uma conferida nessas daqui:
  • Amper Music: Amper Music é uma plataforma que utiliza inteligência artificial para criar músicas personalizadas com base em preferências específicas dos usuários, como gênero, duração e emoção desejada.
  • Jukedeck: Jukedeck é uma plataforma que permite aos usuários criar músicas personalizadas com a ajuda de IA. Os usuários podem especificar o gênero, o ritmo e a duração desejados, e a IA gera uma música original para atender a esses requisitos.
  • AIVA (Artificial Intelligence Virtual Artist): AIVA é uma IA desenvolvida para compor música clássica. Ela é capaz de criar composições originais em estilos semelhantes aos de grandes compositores clássicos, como Mozart, Beethoven e Bach.
  • Flow Machines: Flow Machines é um projeto de pesquisa que utiliza IA para compor música em vários estilos e gêneros. O projeto colaborou com músicos e compositores humanos para criar músicas originais com a ajuda da IA.
  • Google Magenta Project: O Google Magenta é um projeto de pesquisa focado na criação de ferramentas de IA para a geração de arte e música. Eles desenvolveram modelos de IA capazes de compor músicas e improvisar em tempo real.
Entretanto, todas elas criam, a partir de diferentes parâmetros e ferramentas, músicas instrumentais. O diferencial da SUNO AI é que ela tem um potencial incrível de criar letras e criar as VOZES para as canções. 

Eu tomei a liberdade de criar dois Prompts de comando para a criação de 4 músicas para o GEG Brasil. Vou compartilhar aqui os links e os textos das canções geradas. 

O primeiro comando foi Música sobre o Grupo de Educadores Google Brasil e sua importância no engajamento dos professores. Ela gerou duas opções de canções, ao estilo "Lively Samba". 


Educadores Unem-se 

[Verse]
Música que fala de união
Dos educadores do Google Brasil
Compartilhando conhecimento e paixão
Engajando os professores do país

[Verse 2]
Nas salas de aula, uma revolução
Com tecnologia e inovação
O Google nos conecta, inspira e guia
Transformando o ensino a cada dia

[Chorus]
Educadores, unidos somos fortes
Compartilhando e aprendendo juntos
No Google Brasil, a esperança floresce
Educadores, nosso futuro cuidamos com amor

Então decidi mudar o Prompt e pedir um rock anos 60. Escrevi o seguinte: Canção rock dos anos 60 sobre a comunidade do grupo de educadores Google Brasil e sua importância para para os professores. Achei a versão 2 uma cópia de Caetano Veloso. Essa IA não fica nem vermelha! Hehehe


Nossa Unidade

[Verse]
Nossa comunidade é forte e unida
Educadores Google Brasil de todo lugar (lugar)
Somos professores, lutamos com paixão
Compartilhando conhecimento, é nossa missão

[Verse 2]
De sala em sala, levamos o saber
Inspirando alunos, fazendo acontecer
Juntos, criamos um mundo de inclusão
Transformando vidas, com dedicação

[Chorus]
Nossa unidade é o nosso poder (poder)
Educadores Google, vamos vencer (vencer)
Juntos, construímos um futuro melhor
Nossa voz ecoa, educando com amor

Mas como utilizar isso no contexto educacional? Geralmente, temos professores de artes, que são generalistas ou não têm formação em música mas que precisam ensinar o conteúdo de música. As escolas geralmente não têm condições para trazer instrumentos musicais e com esse cenário, o ensino de música acaba sendo muito mais teórico do que prático, o que afasta os alunos da experiência musical. A IA em questão, ao contrário de outras, traz a voz humana para o jogo. Particularmente, é muito mais fácil abordar questões musicais com pessoas sem formação musical tendo texto como base, pois ajuda a estrutura as ideias musicais. 

Sem mecnionar que a ferramenta pode ser utilizada em outras áreas: Nos exemplos criados hoje para o blog, existem erros textuais, por exemplo. Seria considerável um professor de português utilizar a ferramenta como lição de casa, para que o aluno pudesse sugerir uma correção, por exemplo. 

Por fim, a geração Nato-Digital nem sempre sabe lidar com as IA. Como educadores, também podemos trazer a discussão ética, além da estética: Desenvolver o senso crítico, incentivar os alunos a identificar quais estilos e gêneros musicais a IA utilizou para criar, como comunicar assertivamente uma ideia por meio de um prompt de comando, entra outras propostas. 

E seria possível trocar de papel com a IA: os alunos seriam divididos em grupos, por exemplo, onde um grupo escreve um prompt e o outro precisa compor a música, e vice-versa. 

As Inteligências Artificias podem ser uma ferramenta de provocação inicial e não como um fim. No entanto, é importante ressaltar que não devemos ficar vislumbrados com a inteligência artificial, mas sim utilizá-la de forma crítica e reflexiva.

Mas então? Qual versão você gostou mais? O que achou dessa Inteligência Artificial? 

Faça uma experiência e compartilhe sua (?) composição aqui nos comentários! Teve alguma ideia para utilizar essa proposta em sala de aula? Comenta aqui! 

Comentários

  1. Amei as músicas geradas pela IA. Pri do céu! Quantas ferramentas estão surgindo!😲 Vamos experimentar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário