Web Summit Rio 2024 - Impressões


Pela segunda vez, o Rio de Janeiro foi sede de um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo: o Web Summit.

O que é o Web Summit Rio?

O evento reuniu pessoas de todo o Brasil e do mundo inteiro; grandes empresas, centenas de startups e três dias de muito conteúdo para todas as áreas e gostos. Quase 35 mil pessoas estiveram presentes no evento, além de 1.066 startups, representando 42 países e 31 indústrias, de acordo com dados da organização do evento.

O que eu vi por lá!

Assisti algumas palestras, mas o que eu mais gostei mesmo foi de circular pelo evento e ver o tanto de ideia que fervilhava por ali. Era muita, mas muita ideia interessante tentando resolver algum problema. Foi possível conhecer as mais variadas startups que mostravam que estavam olhando para algumas lacunas da sociedade.

Vi também muitas oportunidades para mulheres, especialmente na tecnologia. As oportunidades estavam em forma de incentivo, ajuda para entrar no mercado de trabalho, ajuda para transicionar no mercado de trabalho, mulheres palestrando para mulheres e muitas startups criadas por mulheres.


Foram muitos artistas famosos e influenciadores no palco principal com lotação de público. Gilberto Gil, Boca Rosa, Camila Coutinho, Luiza Trajano, entre muitos outros marcaram presença por lá. O discurso deles teve em comum um quê de brasilidade e um olhar para o que temos de melhor: o povo brasileiro! Já está mais do que na hora de valorizarmos nosso povo e nossa cultura, né?

Você já conhece o Tá Pronto?


Eu estive no summit a convite do Tá Pronto! by Amplifica. O Tá Pronto! é um marketplace para professores venderem e comprarem recursos didáticos. A Carla e a Samara, fundadoras do Amplifica, fizeram uma pesquisa com educadores do Brasil todo e constataram que:
  • os professores precisam complementar sua renda e muitas vezes acabam vendendo produtos cosméticos para ganhar um extra
  • os professores estão sobrecarregados - além de dar aula, o tempo gasto com preparação de aula e provas é enorme - e normalmente não remunerado
Pensando nisso, elas criaram o Tá Pronto! Desta forma, professores que buscam complementar sua renda podem vender seus materiais e ganhar uma graninha extra no fim do mês. E professores que buscam ideias, inspiração e materiais para não ter que criar suas aulas do zero podem comprar recursos prontinhos na plataforma!

Algumas startups que me chamaram a atenção no evento

HiSolver | https://www.hisolver.com/
Uma nova (e divertida) maneira de aprender com Anna, sua IA pessoal, para turbinar seu aprendizado juntos.

Be back Now | https://www.bebacknow.com/
Uma organização dedicada a facilitar o retorno ao trabalho das pessoas em pausa de carreira. Oferecem conteúdos e mentoria para reposicionamento de profissionais frente ao mercado e colaboram com empresas parceiras para lançar programas de retorno ao trabalho para pessoas em pausa de carreira.

Platô Cultural | https://www.platocultural.com/ 
Experiências imersivas de impactos na educação conectando teatro imersivo, novas tecnologias e gamificação.

Sou Comportamente | https://soucomportamente.vercel.app/
Uma plataforma de aprendizado com o objetivo de maximizar suas capacidades e otimizar o seu tempo de estudo!

A Plataforma de aprendizado mais completa
Chat Learning | https://www.chatlearning.com.br/
Treinamento de colaboradores através do Whatsapp. Aprendizado prático, com conversas humanizadas e descontraídas.

Papum EdTech | https://papumedtech.com/
Aplicativo que entrega respostas rápidas e assertivas no momento certo, mostrando que aprender conforme sua necessidade é totalmente possível (e bem mais prático) -  eu AMEI o nome da Startup!

Jade Autism | https://www.jadeautism.com/
Desenvolve soluções educacionais voltadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodiversidades, auxiliando seu desenvolvimento cognitivo e utilizando a tecnologia em prol da educação inclusiva.

We Rock It | https://werockit.com.br/
Plataforma de educação, que utiliza Inteligência Artificial (I.A) generativa para ampliar as habilidades humanas. Ideal para criadores e gestores de conhecimento, professores autônomos, consultorias, criadores de cursos livres, e gestores corporativos que buscam realizar treinamentos internos de maneira eficiente e criativa.

Alguns pontos a se pensar…

Um evento enorme com grande parte do público brasileiro mas que foi todo pensado para ser realizado em inglês. Placas em inglês, palestras realizadas por brasileiros em inglês, pitches de startups em inglês. Por quê? Tudo bem que é um evento internacional, mas o público local era a grande maioria ali. O app do evento oferecia tradução simultânea das palestras em inglês, mas não faria mais sentido ter a tradução das palestras em português para inglês? As startups tiveram que fazer seus pitches em inglês no palco, o que causou grande nervosismo em alguns e até dificuldade de compreensão em outros... Ao mesmo tempo, grandes nomes no palco principal quebrando o protocolo e fazendo suas falas em português. Por que só os famosos podiam falar sua língua materna? Cabe questionamento, né?

Alguém por aí esteve também no Web Summit? Quais as suas impressões? Conta pra gente aqui nos comentários!

Comentários