Maximize seu Tempo: Criando Rubricas de Correção com o Gemini

 

OpenAI. (2024). Imagem gerada por DALL-E. Disponível em [ChatGPT da OpenAI].

Na última quinta-feira, 20 de junho, participei de um encontro exclusivo da Comunidade GEG Brasil para discutir a aplicação da Inteligência Artificial (IA) na educação. Durante o evento, apresentei brevemente como o Gemini pode ser uma ferramenta poderosa na criação de rubricas de correção de atividades. Neste post, exploraremos como a IA pode transformar esse aspecto crucial da avaliação educacional.

O que são rubricas de correção?

Rubricas de correção são ferramentas que estabelecem critérios claros e específicos para a avaliação de trabalhos dos alunos. Elas garantem consistência e transparência no processo de avaliação, proporcionando aos estudantes um feedback detalhado sobre seu desempenho. Segundo Brookhart (2013), as rubricas são "guias de pontuação usadas para avaliar o desempenho dos alunos em relação a um conjunto de critérios". No entanto, a criação de rubricas pode ser uma tarefa demorada e desafiadora para os educadores.

Como a IA pode ajudar?

O Gemini facilita a criação de rubricas de várias maneiras, tornando o processo mais eficiente e preciso. A seguir, destacamos algumas dessas formas:

  • Consistência na Avaliação: A coerência na avaliação é um dos principais benefícios do uso de rubricas, como destacado por Jonsson e Svingby (2007). Os autores enfatizam que as rubricas, ao fornecerem critérios explícitos e descrições detalhadas dos níveis de desempenho, promovem a objetividade e a padronização na avaliação. Isso reduz a subjetividade e elimina vieses inconscientes que podem ocorrer durante a correção manual.

  • Personalização de Rubricas: Com o Gemini, é possível criar rubricas personalizadas para diferentes níveis de habilidade e estilos de aprendizagem. Algoritmos de IA ajustam os critérios de avaliação com base no perfil de cada aluno, garantindo que todos sejam avaliados de maneira justa e adequada às suas necessidades.

Exemplo Prático de Prompt para IA

Durante a live, mostrei um prompt como exemplo prático de como a IA pode ser usada para criar rubricas de correção. Ele foi projetado para ajudar uma professora de Ciências a elaborar uma rubrica para avaliar uma pesquisa sobre os planetas, seguindo a estrutura abaixo:


O resultado do prompt oferecido pelo Gemini pode ser exportado diretamente em formato de planilha,facilitando a organização e o compartilhamento das rubricas. Essa flexibilidade permite que os professores integrem facilmente as rubricas geradas pela IA em suas plataformas de ensino, como o Google Classroom, agilizando ainda mais o processo de avaliação e feedback.

Conclusão

A integração da IA na criação de rubricas de correção é uma inovação que economiza tempo, aumenta a precisão e melhora a qualidade do feedback fornecido aos alunos. Reduzindo o tempo gasto na elaboração de rubricas, os professores podem se concentrar em outras tarefas importantes, como o planejamento de aulas e o apoio individualizado aos alunos (Brookhart, 2013). Portanto, à medida que a tecnologia evolui, é fundamental que os educadores explorem essas ferramentas para aprimorar suas práticas de avaliação e apoiar o desenvolvimento dos alunos de maneira mais eficaz.

Referências

BROOKHART, S. M. How to create and use rubrics for formative assessment and grading. ASCD, 2013. 

JONSSON, A.; SVINGBY, G. The use of scoring rubrics: Reliability, validity and educational consequences. Educational Research Review, v. 2, n. 2, 2007. 


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