Uso de avatar: aprimorando a linguagem e a valorização da diversidade nos anos iniciais

 



Valendo-se da concepção sobre o potencial das tecnologias digitais nos contextos educacionais, o uso de avatar digital em ações de ensino e aprendizagem pode promover interações e intervenções positivas nas relações entre os estudantes, inclusive, ajudando-os a construir uma imagem positiva de si.

No mesmo sentido, oportuniza a expressão, por meio da criatividade, de como o sujeito se vê ou como gostaria de ser representado. Os "ganchos" possíveis para desdobramentos pedagógicos são múltiplos, uma vez que, a partir desse tipo de expressão ou linguagem digital, diversas habilidades podem ser aprimoradas, incluindo aspectos relacionados ao desenvolvimento da linguagem a partir da produção de textos orais e escritos.



O trabalho pode ser feito de maneira individual ou em duplas, pois o aplicativo Dollify , disponível no Google Play Story, oferece esse tipo de experiência, oportunizando a comunicação e o incentivo ao respeito mútuo, à valorização das próprias características e das características do outro.



A referida experiência foi realizada com estudantes do terceiro ano de escolaridade do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Pública Municipal de Campos dos Goytacazes, âmbito pedagógico em que está sendo consolidado o processo de alfabetização. 








Assim, o compartilhamento desta experiência tem por finalidade contribuir para que novas e mais variadas ações pedagógicas com uso de tecnologias possam acontecer, depreendendo da concepção de que, quanto mais avançam as tecnologias digitais, mais reconfiguram-se as formas de comunicação e a escola está situada no cerne das transformações que afetam a sociedade.















Comentários